Pular para o conteúdo

Cinco cursos de IA para ajudar na sua carreira

Algumas trilhas de aprendizagem gratuitas da Microsoft focam no tema do momento e ajudam os usuários a utilizarem os novos recursos de forma simples e intuitiva

eli

São Paulo, 15 de fevereiro de 2024 – A popularização de soluções de Inteligência Artificial (IA) e a IA Generativa vão ajudar o mercado de trabalho nesta área a seguir aquecido nos próximos anos. De acordo com dados do LinkedIn de agosto do ano passado, o número de vagas de emprego divulgadas na plataforma que mencionam programas de IA generativa, como ChatGPT, por exemplo, aumentou 21 vezes desde novembro de 2022, ano em que a OpenAI lançou a ferramenta.

Pensando em ajudar a incrementar o seu currículo com cursos na área, a Microsoft disponibiliza uma vasta lista de trilhas de aprendizagem gratuitas, que fazem parte do Microsoft Conecta+, programa integrante do plano Microsoft Mais Brasil, – que vai desde a história da IA até como usar o Chat Bing para ser mais produtivo. Listamos, aqui, cinco cursos básicos relacionados à tecnologia para que você possa conhecer mais sobre o tema do momento. Todos os cursos possuem certificados e são gratuitos. Confira!

1 – Fundamentos Essenciais de Carreira em Inteligência Artificial (IA) Generativa – Desenvolvido em parceria com o LinkedIn, o programa de aprendizado gratuito oferece aos profissionais brasileiros uma oportunidade para se aprofundar nas habilidades essenciais dessa tecnologia. Composto por cinco módulos, o curso tem o objetivo de endereçar a demanda por profissionais qualificados em tecnologia e em desenvolver habilidades digitais relevantes no mundo de trabalho atual, como o domínio da IA.   O curso é dividido em 6 módulos, incluindo um sobre otimização do trabalho com o Microsoft Copilot (antigo Bing Chat).

2 – Visão Geral do AI Copilot – A trilha de aprendizagem mostra como criar um aplicativo, incluindo os dados por trás dele, apenas descrevendo o que precisa em várias etapas de conversa.

3 – Introdução à IA por usuários empresariais – O curso é voltado para líderes, que entendem que a IA não é apenas assunto de desenvolvedores e cientistas de dados, mas de todos os colaboradores de uma empresa.

4 – Introdução ao Machine Learning – Uma visão geral de alto nível do machine learning (aprendizagem de máquina) para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre ciência da computação e estatísticas. O interessado será apresentado a alguns conceitos essenciais, explorará dados e passará interativamente pelo ciclo de vida do Machine Learning.

5 – fluêncIA – O fluêncIA é para quem deseja começar a aprender sobre IA generativa ou se atualizar para atuar no mundo do trabalho. Os conteúdos do curso foram gravados apenas por especialistas mulheres da Microsoft, que atuam nas áreas de inteligência de dados, IA, nuvem e vendas. O objetivo é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria. As aulas são em português e estão disponíveis por meio das plataformas de ensino de alguns parceiros listados no site do Conecta+, Hub de qualificação profissional da Microsoft, dentre os quais se destacam a Escola do Trabalhador 4.0, a ATN, e o Capacítate da Trust for the Americas.

Os conteúdos abordarão os temas: A história da IA; Inteligência Artificial Generativa; A evolução das buscas on-line; Como ser mais produtivo usando o Bing Chat; Ética em IA e Como usar o Microsoft Copilot. Os treinamentos poderão ser acessados pelos alunos nas plataformas dos parceiros acima indicados. Organizações sem fins lucrativos podem solicitar acesso ao curso para oferecê-los aos seus beneficiários, caso tenham uma plataforma de e-learning, enviando um e-mail para brzphil@microsoft.com.

“A inteligência artificial é uma das áreas mais promissoras e inovadoras da ciência e da tecnologia, já que permite criar soluções inteligentes para problemas complexos, ou seja, que exigem capacidade de aprendizado, raciocínio e adaptação. Nossos cursos introdutórios e gratuitos oferecem uma oportunidade única de iniciar uma qualificação e, quem sabe, atuar nesse campo, que demanda profissionais cada vez mais preparados e atualizados”, diz Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países e com 122 subsidiárias ao redor do mundo, a Microsoft celebra em 2024 35 anos no Brasil. A empresa oferece suas soluções e sua capacidade de criar produtos e serviços inovadores para impulsionar o desenvolvimento econômico do País.  Para ampliar o impacto da parceria de longo prazo da empresa com o Brasil, foi lançado em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil, cujas ações estão organizadas em quatro pilares: Apoio ao Crescimento Econômico Inclusivo, Proteção aos Direitos Fundamentais, Habilitando um Futuro Sustentável e Confiança na Tecnologia. Com o Mais Brasil, somente na frente de crescimento econômico inclusivo, a Microsoft já alcançou cerca de 8 milhões de pessoas (começaram um curso) entre outubro de 2020 e janeiro de 2024, e outras 2 milhões de pessoas concluíram pelo menos um curso. Mais informações em: Microsoft Mais Brasil – Relatório de Impacto no Brasil