Pular para o conteúdo

Teste que pode identificar câncer colorretal é oferecido nas UBSs

O exame FIT é entregue nas UBSs pela equipe da prevenção do Hospital de Amor a pessoas entre 50 e 65 anos e faz parte da campanha “Março Marinho”

A campanha “Março Marinho” na Estância Turística de Barretos é marcada pela entrega gratuita de exames FIT nas unidades de rede básica da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe da Prevenção do Hospital de Amor percorre a cidade com um cronograma de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No dia da ação, pessoas que têm entre 50 e 65 anos podem retirar o teste na UBS e recebem orientações sobre prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso ou câncer do cólon e reto.

A campanha foi iniciada ainda em fevereiro, pelo Postão (ARE I). No dia 1º de março, foi a vez da UBS do Christiano Carvalho.

Nesta segunda-feira, dia 4, a ação de conscientização e entrega dos testes de fezes imunoquímico (FIT) foram realizadas na UBS do bairro Derby Clube. O coordenador da unidade, Gustavo Fernandes Pinto, destacou a participação da campanha local. “É muito importante porque essa campanha busca conscientizar e alertar sobre os risco que a população pode correr em caso de um diagnóstico tardio. Por isso, todos devem fazer a prevenção o ano todo”, ressaltou. Gustavo lembrou que, nesta ou em outras doenças, diagnostico precoce sempre eleva a chance de um melhor tratamento e melhor qualidade de vida.

A equipe do H.A. desenvolve a campanha nesta terça-feira, dia 5, e também no dia 19 para usuários e acompanhantes do alojamento do Casa de Apoio Madre Paulina.

Na próxima semana, as pessoas entre 50 e 65 anos que tiverem interesse no teste devem ficar atentas ao cronograma, pois a conscientização e entrega será realizada da 7 às 16h em UBSs de quatro bairros:
11/3, segunda-feira – UBS do bairro Barretos II;
12/3, terça-feira – UBS do bairro Ibirapuera;
14/3, quinta-feira – UBS do bairro América;
15/3, sexta-feira – UBS do bairro Dr. Luiz Spina.

Até o final do mês, ainda haverá ações também no Nova Barretos, AME, Pimenta e novamente no Postão. Também é realizado convite para participação em uma pesquisa.

Testes para as pessoas entre 50 e 65 anos

A equipe da prevenção do H.A. entrega os testes na UBS e dá as instruções. As pessoas entre 50 e 65 anos que recebem o teste fazem a coleta de fezes em casa e depois deixam o frasco com o material na UBS. Então, é encaminhado para análise.

O teste não é indicado para quem realizou colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos. Pessoas que estão em acompanhamento por doença inflamatória intestinal ou câncer de intestino devem consultar o médico para saber se convém realizar o teste.

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino grosso ou câncer do cólon e reto, ocorre a partir da multiplicação de células anormais nessa região do corpo e é um dos tipos de câncer mais frequentes entre homens e mulheres.

Quanto antes for diagnosticado, melhor
Essa doença tem tratamento e, se for diagnosticada logo, na maioria dos casos pode ser curada. “Por isso, reforçamos a mensagem para que a população aproveite a oportunidade de realizar o teste. É gratuito e prático”, destaca Marina Francisco, coordenadora na rede básica de saúde do município. “O ideal é combinar o teste e as demais formas de prevenção. Se for o caso, mudar hábitos de alimentação e praticar atividade física”, enfatiza a coordenadora.

Pessoas de todas as idades podem ir até a UBS para receberem as informações sobre conscientização, além de se manterem atentas a eventuais sintomas da doença.

Sintomas
Podem ser indicativos de câncer colorretal: sangue nas fezes; dor no abdômen; sangramento retal; anemia; enfraquecimento; perda de peso sem causa aparente; alterações no hábito intestinal, como diarreia e prisão de ventre.

Surgindo sintomas ou sinais de alteração no organismo, deve-se procurar uma UBS e realizar exames médicos para identificar o que está ocorrendo, além de se manter consultas regulares em uma UBS.

Fatores de risco e prevenção
Alguns hábitos podem aumentar as chances de homens e mulheres desenvolverem o câncer colorretal: tais como tabagismo, sedentarismo, consumir bebida alcoólica em excesso, alto consumo de carnes vermelhas e gordura. Além de fatores como idade acima de 50 anos, obesidade e histórico de câncer e pólipos de intestino na família.

Entre os caminhos para buscar se prevenir, evitando a doença, estão praticar atividade física, não fumar, ter alimentação saudável, evitar o consumo frequente de altas doses de bebidas alcoólicas; diminuir o consumo de carnes vermelhas e embutidos e comer todos os dias cereais, fibras, frutas, verduras e legumes; além de fazer o acompanhamento médico regular, com exames de rotina e a colonoscopia quando indicado pelo médico.

Confira o cronograma completo das próximas ações:
5 e 19/3, terças-feiras – Casa de Apoio Madre Paulina;
11/3, segunda-feira – UBS do bairro Barretos II;
12/3, terça-feira – UBS do bairro Ibirapuera;
14/3, quinta-feira – UBS do bairro América;
15/3, sexta-feira – UBS do bairro Dr. Luiz Spina.
18/3, segunda-feira – UBS do bairro Nova Barretos;
22/3, sexta-feira – AME Barretos;
25/3, segunda-feira – UBS Pimenta;
26/3, terça-feira – Casa de Apoio Madre Paulina;
28/3, quinta-feira – Postão (ARE I).