Pular para o conteúdo

4 sinais de que o seu treino foi bem-sucedido

Mesmo que pequenos, alguns sinais mostram que os treinos estão causando efeitos positivos no organismo

Ao começar a se exercitar, é comum estabelecer algumas metas para alcançar e ter o seu esforço recompensado. Disciplina e persistência são qualidades fundamentais para cultivar esse hábito e colher os frutos. E, claro, para aproveitar ao máximo o seu treino, é importante utilizar roupas confortáveis. Camisetas e shorts que permitam a transpiração do corpo são importantes, assim como um top feminino adequado ajuda a dar mais sustentação na hora de executar os exercícios.

Contudo, apesar de todo o suor gasto, é normal ficar em dúvida sobre se toda a canseira está valendo a pena. Afinal, como saber se o treino feito está dando resultados? Saiba no que ficar de olho no texto a seguir.

Dor muscular tardia

No meio da musculação, existe a famosa frase “Sem dor, sem ganho.” Ou seja, para conseguir crescer os músculos e ganhar massa magra, é preciso sentir dor e levar o corpo ao limite. Entretanto, isso não quer dizer que se o treino deixou você todo dolorido, isso é sinal de que ele está sendo efetivo.

A verdade é que, em algumas situações, sentir dor e desconforto muscular pode ser sim um indicativo da eficiência do treino. Esse cenário é ainda mais comum no caso de quem está iniciando a musculação, pois a dor indica que seu organismo foi tirado da zona de conforto. Dessa forma, você tem a certeza de que os músculos foram submetidos a um estresse positivo, que visa melhorar a resistência e a força deles.

Essa dor muscular tardia costuma acontecer cerca de oito horas após o exercício, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas. Ela pode durar até três dias, o que justifica os iniciantes ficarem “travados” quando começam a musculação. No entanto, vale destacar que se as dores forem muito fortes ou persistirem por mais dias, o ideal é procurar um médico para fazer uma avaliação, pois é importante garantir que não houve lesão.

Evolução dos pesos

Esse não é um sinal que fica perceptível logo após o fim do treino, mas a pessoa é capaz de notar com o passar do tempo. Por exemplo, no primeiro mês de academia, imagine que você fazia determinado exercício com um haltere de 5 Kg. Passadas algumas semanas, você já consegue fazê-lo corretamente com um peso de 8 Kg e, após mais algum tempo, consegue uma carga de até 10 Kg.

Essa evolução natural mostra que o treino está sendo um sucesso e você está aprimorando as condições físicas do seu corpo, fortalecendo seus músculos e ganhando resistência. Essa evolução não se resume apenas ao peso que você carrega. Quem pratica exercícios aeróbicos, como corrida, vai notar que com o passar do tempo sente-se mais confortável e menos cansado para correr por mais tempo, diminuindo o intervalo em que alterna a corrida com a caminhada.

Contudo, vale destacar que a sua força não será a mesma todos os dias, já que muitos fatores externos influenciam na performance dos exercícios. Uma semana mais estressante, com alimentação inadequada e sono prejudicado, interfere no seu desempenho, sendo natural que você faça determinado exercício com uma carga menor do que já conseguiu antes. Porém, isso não quer dizer que o seu corpo enfraqueceu, já que você deve levar em conta a comparação ao longo do tempo, e não de um dia para outro.

Melhor forma

Além da evolução nos pesos, há uma melhora na forma corporal como um todo, que é outro indicativo do sucesso dos treinos. Mesmo que os números não tenham sido afetados, se você já está fazendo as coisas melhor do que antes já é sinal do progresso causado pelos treinos.

Assim, agachar mais fundo ou executar um exercício que exija técnica sem a mesma dificuldade de antes é algo que deve ser valorizado. Esses resultados, mesmo que pequenos, são importantes, evidenciando que a sua evolução como um todo está acontecendo de forma gradual.

Melhora na qualidade do sono

Outro sinal que pode ser percebido com o passar do tempo, que também faz bem para a saúde, é a melhora na qualidade do sono. Os exercícios fazem com que o corpo libere substâncias que geram sensação de prazer, como a serotonina. Ao longo do dia, sobretudo na parte da noite, ela é convertida em melatonina, um hormônio responsável por regular a atividade do sono, colaborando para prover uma noite de descanso de melhor qualidade.

Além da serotonina, os exercícios ainda produzem outros hormônios que ajudam a melhorar o bem-estar e humor e diminuem os níveis de estresse. Assim, a pessoa fica mais relaxada e tranquila para dormir ao fim do dia, o que ajuda a evitar episódios de insônia.