Pular para o conteúdo

O Uso Da TOXINA BOTULÍNICA Revoluciona o Tratamento da PARALISIA CEREBRAL

TOXINA BOTULINICA & PARALISIA CEREBRAL – Transformação na Neurologia Pediátrica!

Atualmente, a Toxina Botulínica tem se mostrado uma técnica inovadora e altamente eficaz no Tratamento da Paralisia Cerebral.

Essa condição neurológica, que afeta principalmente crianças, pode limitar a qualidade de vida e o desenvolvimento motor dos pacientes.
Quem nos orienta nesta matéria, é a Médica Neurologista Infantil, Especialista em doenças  do Neurodesenvolvimento e Pioneira na abordagem da Paralisia Cerebral, Dra. Gladys Arnez.

A Paralisia Cerebral é uma desordem que afeta o controle motor e a postura, resultado de lesões danos no cérebro em fases precoces da vida.

Caracteriza-se por diversos sintomas, como rigidez muscular, espasticidade e dificuldades de movimento. No entanto, nos últimos anos, o uso da Toxina Botulínica tem demonstrado resultados surpreendentes no tratamento desses sintomas.- Diz a Dra. Gladys.

Para entender o Mecanismo de ação da Toxina Botulínica na paralisia cerebral, a Dra. Gladys Arnez, explica: _“A toxina botulínica age relaxando os músculos afetados pela espasticidade, ou seja, pela rigidez muscular devido à lesão no sistema nervoso central, promovendo o alívio dos sintomas e, facilitando o movimento no que se refere a distonia, ou seja, aliviando os movimentos involuntários que acontecem pela mesma causa. Ou seja, é uma opção terapêutica maravilhosa, que melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes que têm paralisia cerebral.” – Explica a Dra. Gladys Arnez.

Além disso, a Dra. Arnez ressalta que a Toxina Botulínica é um Tratamento minimamente invasivo, o que o torna uma alternativa ainda mais interessante, uma vez, que o procedimento é realizado através de injeções localizadas nos músculos afetados, sem a necessidade alguma de intervenção cirúrgica. Isso reduz os riscos e complicações associadas a outros tratamentos mais invasivos.

Com base em sua vasta experiência, a Dra. Gladys compartilha histórias de sucesso de pacientes que passaram pelo tratamento com toxina botulínica. Ela menciona casos de crianças que conseguiram melhorar sua mobilidade, alcançando melhores resultados na marcha, na realização de atividades diárias e no seu desenvolvimento geral.

É necessário também, falarmos sobre a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da paralisia cerebral, envolvendo profissionais de diversas áreas, como neurologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de outros, pois segundo a especialista, o tratamento integrado favorece melhores resultados e uma abordagem mais completa para o bem-estar dos pacientes.

Com os avanços na aplicação da Toxina Botulínica, o Tratamento da Paralisia Cerebral dá um salto significativo em termos de eficácia e qualidade de vida.

A contribuição da Dra. Gladys Arnez como especialista nessa área é fundamental para disseminar informações precisas e incentivar a busca por opções terapêuticas inovadoras.

Dra. Gladys Arnez,  é Especialista em neurodesenvolvimento, T.E.A e em Toxina Botulínica para Tratamentos Neurológicos. Pioneira na abordagem integrada da Paralisia Cerebral.

A Dra. Gladys Arnestambém é Fundadora das duas unidades da Clínica Neurocenterkids, um centro de excelência com duas unidades em São Paulo.

Descubra mais em:
https://clinicaneurocenterkids.com.br | @clinica_neurocenterkids