Pular para o conteúdo

Outono: dicas de vinhos para curtir a nova estação

Da proximidade de jantares a dois a encontros descontraídos, explore a magia do outono com harmonizações perfeitas e vinhos selecionados a dedo pelo sommelier da Cantu Grupo Wine

O outono começa hoje, dia 20 de março, e traz uma atmosfera única e aconchegante. As folhas caídas formam um tapete elegante, as temperaturas tornam-se mais amenas, os dias mais curtos e as noites mais frescas. É a temporada perfeita para explorar pratos mais elaborados e harmonizá-los com vinhos cuidadosamente selecionados. O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, destaca algumas dicas exclusivas para tornar o outono ainda mais especial com a presença do vinho em momentos especiais.

Jantar a dois com toques musicais e aromas frescos

Para embalar a estação com um jantar a dois, ao som de uma boa MPB, o sommelier indica um filé mignon na sauteuse, legumes na manteiga ou uma massa com molho branco como escolhas clássicas. E para começar a noite, o vinho chileno Grey Chardonnay do Vale de Casablanca, um vinho fresco com excelente acidez. Seus aromas de casca de cítricos, abacaxi e baunilha, provenientes das barricas de carvalho, criam uma experiência delicada e surpreendente.

Para o prato principal, Gustavo Peroni indica o Grey Syrah do Vale de Apalta. Com condições ideais de amadurecimento nas encostas das “Terrazas”, este Syrah oferece um buquê incrível de frutas vermelhas e negras maduras, notas de alcaçuz e pimenta moída. Seu frescor e corpo equilibrado tornam cada gole uma experiência única, complementando perfeitamente as noites mais frescas de outono.

Encontros descontraídos com amigos

À medida que o outono traz temperaturas mais amenas, é hora de planejar encontros descontraídos com amigos. Que tal uma noite de pizzas ou petiscos? O vinícola Leonardo Da Vinci apresenta vinhos que contam uma história fascinante e trazem a assinatura do artista em suas garrafas. Gustavo sugere experimentar o Chianti tradicional e o Chianti Reserva com pizzas sabor Marguerita e Calabresa. A acidez e o frescor desses vinhos, feitos à base de Sangiovese, proporcionam uma experiência única.

Finais de semana em família e vinhos afetuosos

O outono também é perfeito para desfrutar de momentos em família, acompanhados de uma boa refeição. Para um estrogonofe de carne em família, destaque para a enóloga pioneira Susana Balbo com sua linha Crios. Recomenda-se o Red Blend, composto por Malbec, Syrah e Petit Verdot, para harmonizar com os aromas maduros de frutas vermelhas e pretas, especiarias e chocolate. Se o almoço incluir entradas, petiscos e tábuas de frios, o Crios Rosé, elaborado a partir da Malbec, é uma escolha ideal, com boa presença de frutas e corpo.

Onde comprar:

  • Ventisquero Grey Chardonnay

https://www.vinhobr.com.br/vinho-chileno-ventisquero-grey-chardonnay-750ml~26~18~33~uvas~chardonnay

  • Ventisquero Grey Syrah

https://www.vinhodeporta.com.br/paises/chile/vinho-tinto-ventisquero-grey-single-block-syrah

  • Leonardo da Vinci Chianti

https://vinhosweb.com.br/produto/leonardo-da-vinci-chianti/?c=google5

  • Leonardo da Vinci Chianti Reserva

https://www.emporioitie.com.br/produtos/leonardo-da-vinci-chianti-riserva-750ml/

  • Susana Balbo Crios Red Blend

https://www.emporiofreicaneca.com.br/produto/vinho-crios-red-blend-750ml/

  • Susana Balbo Crios Rosé

https://vinomundi.com.br/produto/susana-balbo-crios-rose-of-malbec/

Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.