Pular para o conteúdo

Tumores benignos podem causar dor e precisam ser retirados?

Embora sejam chamados de benignos por não serem cancerígenos, alguns tumores podem causar desconforto e dor, especialmente se estiverem pressionando tecidos circundantes, nervos ou órgãos, enquanto outros podem ser assintomáticos.

Natália Helena Valleta, médica oncologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, aponta outros sintomas que merecem atenção. “Além de pressionar eventualmente músculos, nervos ou órgãos, o tumor pode gerar dor devido a uma inflamação que pode desencadear a liberação de substâncias que estimulam os nervos; ou ainda a irritação desse nervo, levando a formigamento, dormência na área afetada”, salienta a especialista.

Quanto à necessidade de remoção, geralmente é determinada pelo médico com base em vários fatores, como tamanho, localização, sintomas associados e potencial de crescimento. Veja abaixo:

Sintomas: se o tumor está causando dor, desconforto ou outros sintomas que afetam a qualidade de vida do paciente, a remoção pode ser recomendada para aliviar esses sintomas.

Localização: se o tumor está em uma área que pode afetar a função de um órgão vital ou está colocando pressão em estruturas importantes, pode ser necessário removê-lo.

Risco de crescimento ou complicações: alguns tumores benignos têm o potencial de crescer ou causar complicações ao longo do tempo. Nesses casos, a remoção pode ser recomendada para evitar problemas futuros.

Estética: em certos casos, os tumores benignos podem estar localizados em áreas visíveis e causar preocupações estéticas. Quando isso ocorre, a remoção pode ser solicitada pelo paciente, ao médico.

Alguns tumores benignos podem ser deixados intactos se não estiverem causando problemas, enquanto outros podem precisar ser removidos para aliviar sintomas ou prevenir complicações futuras. “Mesmo que não apresente uma ameaça, um tumor benigno pode afetar a qualidade de vida do paciente. No entanto, é preciso destacar que a decisão de remover um tumor benigno deve ser tomada em consulta com um médico especialista, como um cirurgião ou oncologista, que pode avaliar o caso individualmente e discutir as opções de tratamento mais apropriadas para o paciente”, esclarece a médica.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.