Pular para o conteúdo

Marketing jurídico como ferramenta de desenvolvimento social

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) instalou, no último dia 18, mais uma unidade do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Diferentemente das outras turmas, essa é especializada, e julgará processos relacionados à publicidade na advocacia.

Com a inauguração da 28ª Turma Disciplinar Especializada, a OAB SP estimula a prática do marketing jurídico de forma responsável, sem ferir o código ético da profissão. Segundo a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, essa nova unidade objetiva melhorar a qualidade das decisões do TED e uniformizar entendimentos envolvendo publicidade.

“A 28ª Turma poderá fazer com que a advocacia tenha cada vez mais segurança, sobretudo profissionais jovens, que sentem a pressão para se colocarem nas redes sociais e precisam entender seus limites”, ressaltou ela.

No ano passado, a regulamentação de como o marketing pode ser feito por advogadas e advogados foi pauta na Fenalaw, que é considerada principal feira da América Latina voltada ao mercado jurídico.

Na ocasião, a integrante do Comitê Regulador do Marketing Jurídico da OAB Nacional, Greice Stocker, deu dicas sobre como usar as redes sociais respeitando os princípios do provimento 205/2021, em que a Ordem dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia.

Dicas

“É possível publicar atividades diárias da nossa profissão, como um trecho de audiência ou sustentação oral, mas devem ser respeitados o segredo de justiça e o respeito ao sigilo. No entanto, é vedada a referência a decisões judiciais e o motivo é porque não podemos prometer resultados”, informou Greice.

Especializada em marketing jurídico, a Agência Javali tem estudado o crescimento do setor. “Nos últimos quatro anos, observamos escritórios de advocacia investindo mais em produção de textos opinativos para imprensa, postagens em redes sociais e até podcasts. Além do fortalecimento das marcas, esse tipo de marketing tem colaborado com o desenvolvimento da sociedade, pois muitas bancas têm divulgado conteúdos jurídicos de utilidade pública”, afirmou o cofundador da Javali, Leandro Ramos.

Segundo ele, foi-se o tempo em que uma grande placa na fachada do escritório era suficiente para atrair clientes; hoje, destacam-se no mercado as bancas que também se preocupam em educar e informar sobre direitos e responsabilidades legais.

“Sim, o marketing jurídico pode ser uma importante ferramenta de desenvolvimentos social. E que bom que a maior entidade de classe do nosso país está incentivando a sua promoção”, ressaltou Ramos.