Pular para o conteúdo

Entenda a importância da sinalização no ambiente de trabalho

Veja como as normas legais podem prevenir acidentes e proteger a saúde física dos trabalhadores, por meio de cores e símbolos que indicam riscos e orientações

Entenda a importância da sinalização no ambiente de trabalho
Créditos: Kittisak Kaewchalun/iStock

 

As placas de sinalização de segurança do trabalho são a linha de defesa na prevenção de acidentes em ambientes profissionais. Responsáveis por alertar sobre perigos e orientar sobre procedimentos, não apenas cumprem exigências legais, mas também demonstram o compromisso com a promoção de um ambiente seguro para todos os colaboradores. Muito mais do que um conjunto de placas e símbolos, representam o bem-estar físico de todos que transitam por um determinado espaço.

Seja em uma fábrica, um escritório, um hospital ou qualquer outro espaço, essas indicações visuais desempenham um papel fundamental na prevenção de acidentes. Com uma sinalização clara e eficiente, as empresas devem comunicar os possíveis riscos presentes, as medidas de segurança e as rotas de fuga em caso de emergência. Isso contribui para a redução da ocorrência de acidentes e garante um ambiente de trabalho mais produtivo.

Quando a sinalização de segurança é obrigatória?

No Brasil, a Norma Regulamentadora NR-26 estabelece as diretrizes para a implementação de placas, tornando-as obrigatórias em diversos locais e situações como:

  • Saídas de emergência: as rotas de fuga devem ser claramente indicadas para que todos os trabalhadores saiam do local de forma rápida e segura em caso de emergência.

  • Combate de incêndio: extintores, hidrantes e outros equipamentos de segurança devem estar em evidência para agilizar o acesso em caso de incêndio.

  • Áreas de armazenamento de substâncias perigosas: locais onde são armazenadas substâncias inflamáveis, tóxicas ou corrosivas devem ter avisos para proteger os colaboradores.

  • Áreas onde é obrigatório o uso de EPIs: é indispensável para lembrar a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em áreas de risco.

O transporte de produtos e substâncias tóxicas, como o gás, exige cuidados especiais. Painéis de segurança, rótulos de risco e outras identificações buscam alertar sobre os perigos inerentes a esses elementos, orientando as ações de todos os envolvidos na cadeia logística. Quando retirado do armazém de gás, é necessário que o caminhão tenha as placas corretas para sobreavisar os demais que estão dirigindo ao redor e também os trabalhadores que precisam se atentar na hora da reposição no depósito de gás da indústria.

Quais são as cores usadas na sinalização de segurança?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina um código de cores para facilitar a compreensão das informações. O vermelho, por exemplo, alerta para perigo iminente, indicando equipamentos de combate a incêndio e locais de risco. Já o amarelo serve como um aviso, em situações que exigem atenção redobrada. O verde, por sua vez, direciona para saídas de emergência e locais de primeiros socorros, enquanto o azul informa sobre obrigações e uso de equipamentos de proteção individual.

Além dessas cores, o preto e o laranja também possuem significados importantes na sinalização de segurança. O preto é frequentemente utilizado em conjunto com o amarelo para alertar as áreas de perigo, especialmente em relação a equipamentos ou locais onde o risco de acidentes é alto. Já o laranja é destinado para avisar sobre máquinas e equipamentos que podem causar ferimentos ou que estão em manutenção.