Uma pesquisa da Catho indica que 42% dos brasileiros pretendem mudar de carreira em 2025 e o mercado de investimentos é um dos principais destinos, com salários 30% maiores que a média do mercado, segundo a Glassdoor

O mercado financeiro brasileiro tem se consolidado como um dos destinos mais cobiçados por profissionais em transição de carreira. Uma pesquisa recente da Catho revela que 42% dos brasileiros pretendem mudar de carreira em 2025, e o mercado de investimentos surge como uma das opções mais promissoras, com remunerações 30% acima da média do mercado, segundo a Glassdoor.
A RP Capital, escritório de investimentos sediado em Ribeirão Preto, valoriza a diversidade de experiências e abre espaço para assessores em transição de carreira. Profissionais de áreas como logística, vendas, RH, aviação, engenharia, direito, serviço público e bancário encontraram na RP Capital a oportunidade de se reinventar no mercado financeiro.
“Entre os principais atrativos da profissão, destacam-se a atuação focada em investimentos, a remuneração meritocrática, o relacionamento próximo com os clientes e a flexibilidade de atuação. Esses fatores foram amplamente citados como decisivos para a escolha da carreira”, explica Veridiana Bonifácio, Coordenadora de Recursos Humanos da RP Capital.
Para apoiar os novos talentos, a RP Capital conta com um programa dedicado ao desenvolvimento de novos profissionais, oferecendo oportunidades para quem deseja ingressar na carreira de investimentos – seja primeiro emprego ou transição de carreira. Os profissionais são capacitados para atender às demandas do mercado, com aprofundamento técnico e total alinhamento à cultura do escritório.
Depoimentos de quem fez a transição com sucesso
Lucas Carlos Marinzeck embarcou em uma transformação profissional inspiradora. De vendedor no setor automotivo, ele decidiu buscar um novo caminho que unisse desafio à possibilidade de impactar positivamente a vida das pessoas – especialmente no cuidado com as finanças. “Foi um período intenso de dedicação e recomeço, mas cada esforço valeu a pena. Com estudo, persistência e o apoio certo, consegui construir a minha trajetória. Hoje estou feliz por atuar em uma área que me motiva e me faz querer evoluir todos os dias”, conta Lucas, que é sócio e assessor de investimentos da RP Capital.
Já José Leocadio Neto, de 39 anos, trabalhava como porteiro, e viu dentro do mercado de investimentos uma oportunidade mais palpável para alcançar os seus objetivos. A transição não foi fácil, com muitos obstáculos, mas José Leocadio não desistiu dos seus planos.
“Desde o início aproveitei todas as oportunidades que foram surgindo. A primeira foi o curso preparatório gratuito oferecido pela XP, que dava a possiblidade de entrar no programa Plug n’ Play. Além de remunerado, a XP ajudava o assessor a encontrar um escritório. A segunda oportunidade surgiu quando me candidatei a uma vaga na RP Capital. ‘Anywhere’ era o nome do projeto que visava dar suporte a assessores iniciantes e sem experiência na área financeira. Hoje atuo como assessor comercial na equipe RPOne, motivado e buscando o meu melhor todos os dias”, realça José Leocadio.
Sobre a RP Capital
Com sede em Ribeirão Preto, a RP Capital também possui escritório em Rio Claro, São José do Rio Preto, Franca e São Sebastião do Paraíso, MG. O modelo de negócios inovador aliado à dedicação total aos seus clientes fez com que a RP Capital fosse eleita como o melhor atendimento do país, por 2 vezes consecutivas.
A RP Capital faz parte do G20, grupo formado pelas operações mais performáticas da XP Investimentos.
Mais informações: https://rpcapital.com.br/