O Jornal Castro Brothers, programa humorístico que conquistou milhões de visualizações com sua mistura inusitada de improviso e piadas bem pensadas, está de volta — e com a ajuda do público. Após três anos fora do ar, o projeto lança uma nova campanha de financiamento coletivo com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance e a estrutura do programa que, durante sua exibição, se tornou um fenômeno no YouTube.
Lançado em 2020, durante a pandemia, o Jornal Castro Brothers surgiu como um projeto diante do distanciamento social,para ser uma alternativa para a produção de conteúdo do canal. Mas o que era para ser um simples passatempo, se tornou uma verdadeira válvula de escape em meio ao caos global. O programa — um jornal fictício que segue o caminho oposto ao jornalismo real — desafia seus apresentadores e repórteres a lerem notícias bizarras no teleprompter, mantendo o “profissionalismo” na medida do possível. A fórmula deu certo: mais de 70 episódios, dezenas de milhões de views e um público fiel.
A ideia é que agora o Jornal volte com força total, reformulado e com uma participação maior dos 5 milhões de inscritos que acompanham o canal. “Desde 2022, o público pedia a volta do quadro, sempre de forma carinhosa. Mas, como somos um canal independente, tudo acaba sendo muito caro — especialmente a parte de infraestrutura. Foi aí que pensamos: por que não juntar forças com o público? “, explica Marcos Castro, co-criador do Canal Castro Brothers.
Para isso, foi criada uma campanha de arrecadação com cotas de apoio de valores diversos que incluem desde o fã ter seu nome nos créditos dos episódios até benefícios mais exclusivos como acesso à live das gravações do quadro, possibilidade de participar de reuniões de roteiro e até um jantar com o elenco dos Castro Brothers, entre outras recompensas. “A ideia é que nossos fãs participem não apenas financeiramente, mas também de várias etapas do Jornal — dando ideias, participando das reuniões de pauta, virando notícia e até aparecendo em um episódio. Se a campanha der certo, a gente transforma esse poder da comunidade em algo real, como aconteceu com a campanha dos nossos jogos A Lenda do Heroi e A Lenda do Heroi 2”, comenta Castro se referindo a dois outros cases de sucesso de crowdfuinding viabilizados pelo coletivo de humoristas.
Ao longo das edições, o Jornal Castro Brothers recebeu uma constelação de talentos do entretenimento, incluindo comediantes, cantores, dubladores e streamers. Já passaram pela atração Nany People, Igor Guimarães, Murilo Couto, Fabiano Cambota, Bruna Louise, Maurício Meirelles, Ed Gama, Diogo Defante, Wendel Bezerra, Yasmin Yassine, Paulinho Serra, Evelyn Castro, Gigante Léo, Cellbit e Ana Vilela, entre muitos outros nomes. Outras informações sobre a campanha, faixas de apoio e benefícios adicionais podem ser consultadas em www.jornalcastrobrothers.com.