Votação do Projeto de Lei que libera casas de jogos no país pode acontecer em julho

Para 60% da população brasileira, jogos de cassinos, casas de bingo, vídeo bingo e jogo do bicho devem ser liberados no país. Esse é o resultado de um estudo do Instituto de Pesquisa DataSenado, recém-divulgado.
Para isso, foram entrevistadas mais de 5 mil pessoas entre fevereiro e março deste ano, todos com 16 anos ou mais, em todos os estados do Brasil. Atualmente, tramita no Senado o Projeto de Lei nº 2.234, de 2022, que trata da regulamentação e fiscalização desses jogos.
Janaina Lima (PP/SP), suplente na Câmara de Vereadores de São Paulo, é a favor do PL. Para ela, a regulamentação e fiscalização desses jogos traz benefícios econômicos e sociais como geração de emprego e de renda, além de fomentar o turismo no país. “Estima-se que, com a legalização, sejam gerados de 600 mil a um milhão de empregos diretos e indiretos. E cerca de R$ 100 bilhões sejam injetados na nossa economia por meio de subsídios”, aponta Janaina.
O PL está parado desde dezembro, mas de acordo com o senador Irajá Abreu (PSD/TO), relator do projeto, ele já está pronto para ser votado agora em julho, antes mesmo do recesso, que começa no dia 18. Como o texto já passou em junho do ano passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), caso vá para votação e seja aprovado pelo Senado, ele dependerá apenas da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para entrar em vigor.