O mês de julho é conhecido pelas baixas temperaturas no Brasil, mas esse tipo de clima nem sempre agrada a todos. Confira destinos nacionais e internacionais para fugir do frio!
Apreciadores do calor, as férias de julho não estão perdidas! Apesar da previsão de dias frios na maioria das regiões do país, ainda existem lugares mais quentes para curtir o calor — dentro e fora do Brasil.
Praias, fervedouros, piscinas, dunas e outros tipos de paisagem aguardam você e sua família. Confira as sugestões logo a seguir!
1 – Maceió (AL): mar quente e paisagens deslumbrantes
A capital de Alagoas é, sem sombra de dúvidas, um dos destinos mais bonitos do Nordeste. Mesmo as praias urbanas, em meio aos pontos mais movimentados da cidade, têm areia clarinha e mar azul, como Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.
Quem fica nessa região não precisa se limitar a ela. Muitos turistas também fazem excursões até praias em municípios vizinhos, como a Praia do Francês, Praia do Gunga, Barra de São Miguel e São Miguel dos Milagres.
Maceió também é agraciada por belíssimas piscinas naturais. Além da orla urbana, também vale visitar a Praia do Toque, Paripueira e até mesmo estender o passeio aos galés de Maragogi.
2 – Jalapão (TO): natureza selvagem e clima quente
O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação ambiental no Tocantins, nos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.
As principais atrações são os fervedouros. Essas nascentes de rios subterrâneos são cercadas por árvores e têm pressão tão forte que é quase impossível afundar. Apesar do nome, a água não é quente, mas a experiência é inesquecível.
Existem diversos fervedouros em todo o parque, cada um com características que os tornam especiais a sua própria maneira, como o Fervedouro do Ceiça, Fervedouro Bela Vista, Fervedouro do Alecrim, Fervedouro dos Buritis, entre outros.
O Jalapão também é famoso pelas dunas que se tornam encantadoramente douradas ao entardecer, ideais para aventureiros que gostam de trilhas diferentes.
No final da tarde, também vale conhecer a Pedra Furada, uma formação rochosa vazada que se alinha perfeitamente com o pôr do sol.
3 – Cartagena, Colômbia: charme histórico com clima tropical
Que tal sair do país e explorar a América do Sul? Cartagena, também conhecida como Cartagena das Índias, é uma cidade situada na costa caribenha da Colômbia, a mais de 900 km da capital, Bogotá.
Fundada em 1553, a bagagem cultural é enorme. Por isso, vale começar a viagem pelo Centro Histórico e conhecer os principais pontos turísticos da área, incluindo a Cidade Muralha, o Palácio da Inquisição, a Torre do Relógio e a Catedral de Cartagena.
Além do centro, os turistas também investem em passeios para o Castelo de San Felipe de Barajas e o Convento Santa Cruz de La Popa.
Para curtir a natureza e o calor, algumas praias são imperdíveis: Arquipélago do Rosário, El Laguito, Playa Blanca e Bocagrande.
4 – Dubai, Emirados Árabes
Dubai é o destino perfeito para quem não gosta de frio. No verão (junho a setembro), os termômetros ficam em torno dos 40 °C, com médias maiores no auge da temporada, chegando a impressionantes 47 °C!
A boa notícia é que toda a cidade é projetada para suportar o calor, o que significa que todos os ambientes fechados são equipados com climatização especial.
Um típico roteiro de viagem em Dubai inclui visitas ao distrito histórico de Al Fahidi, mercados árabes (Gold Souk e Spice Souk), Burj Khalifa — o edifício mais alto do mundo, com 828 m distribuídos em 162 andares —, Dubai Mall e Safa Park.
Quem viaja em família também se diverte em parques temáticos, como Aquaventure Waterpark, Ski Dubai, Dubai Parks e Universal Studios Dubailand.
5 – Rio de Janeiro (RJ): sol o ano inteiro além da Zona Sul
Ainda que seja um estado do Sudeste do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas, Fernanda de Abreu não compôs a canção “Rio 40 Graus” à toa! Mesmo nos dias nublados, a Cidade Maravilhosa tende a ser mais quente do que o resto da região.
Quem vai ao Rio — ainda mais pela primeira vez — precisa conhecer os pontos turísticos mais famosos, incluindo Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã, Parque Lage, Jardim Botânico, Lapa e o Centro Histórico.
E é claro que as icônicas praias de Copacabana, Leblon, Ipanema e Arpoador não podem faltar!
Apesar da beleza da Zona Sul, o Rio de Janeiro tem muito mais a oferecer. Na Zona Oeste, a região da Barra da Tijuca é considerada tranquila em relação a outras áreas da cidade, mas também conta com diversas atrações para os turistas.
Amantes de natureza vão se deliciar com a Praia da Barra, Grumari, Prainha, Reserva, Pepê, Joatinga, Ilha da Gigóia, Lagoa de Marapendi, Bosque da Barra, Parque Nacional da Tijuca, entre outros.
O bairro também é famoso pela infraestrutura completa, com muitos shoppings, restaurantes, bares, museus, cinemas, teatros e hotéis de alto padrão.
Day use em hotéis de luxo: aproveite o melhor da cidade com conforto
Alguns dos hotéis mais reconhecidos no Brasil e no mundo estão na Barra da Tijuca, o que proporciona uma experiência de férias ainda mais completa para os turistas.
Uma delas é o day use, uma modalidade oferecida por grandes hotéis em que não é preciso reservar um quarto e pernoitar para aproveitar as áreas comuns e serviços premium.
Dependendo do pacote, isso inclui acesso a piscinas, serviço de praia, atendimento VIP, refeições, massagens, brindes e descontos exclusivos.
O day use é recomendado para quem está com a agenda apertada ou quer viver a experiência de um hotel cinco estrelas sem gastar muito. Também é indicado para aqueles que não moram longe e precisam quebrar a rotina para relaxar e se divertir. Vale à pena!
Referências:
-
https://guia.melhoresdestinos.
com.br/o-que-fazer-em-maceio. html -
https://www.maceiodicas.com.
br/as-mais-belas-piscinas- naturais-de-maceio/ -
https://guia.melhoresdestinos.
com.br/praias-de-cartagena- colombia.html -
https://guia.melhoresdestinos.
com.br/o-que-fazer-em- cartagena-colombia.html -
https://guia.melhoresdestinos.
com.br/pontos-turisticos-de- dubai-213-2721-p.html