Priorizando o uso à posse, o carro por assinatura oferece flexibilidade, praticidade e economia com pouquíssima burocracia

Ter sempre um carro zero-quilômetro, sem preocupação com documentação, seguro e manutenção. Esta é a premissa do carro por assinatura, modalidade de aluguel de carro que tem ganhado cada vez mais espaço. Hoje, locadoras e muitas montadoras possuem serviços de assinatura de carros, com a promessa de entregar custos menores para o consumidor.
Através de uma mensalidade fixa, o consumidor obtém um carro de sua escolha para poder rodar dentro de uma franquia de quilometragem. Os custos desta mensalidade são muito semelhantes aos de um financiamento. Contudo, traz vantagens que o carro próprio não possui. Logo, o carro por assinatura diz respeito ao uso, ao invés da posse, de um veículo.
Contratando um plano
Geralmente, os contratos de carro por assinatura variam entre 12 e 48 meses e estipulam um limite de quanto o locatário pode rodar. Durante este período, a mensalidade cobre os custos com IPVA, licenciamento, seguro, manutenções, assistência mecânica, elétrica e guincho 24 horas por dia. Contudo, a quilometragem ultrapassada é cobrada à parte.
Dentro da vigência do contrato, é possível trocar de carro, inclusive por outros modelos. Isso permite a experimentação de vários modelos diferentes, conforme gosto pessoal e necessidade. A flexibilidade é uma das grandes vantagens do veículo por assinatura, bem como os custos fixos mensais, que trazem previsibilidade e praticamente nenhum susto para o orçamento.
Obviamente, somente multas de trânsito, estacionamento, lavagens, pedágio e combustível gasto não estão incluídos na parcela do carro por assinatura. Estes custos devem variar, e o locatário deve ter controle sobre eles. Entretanto, o valor fixo da parcela permite um melhor planejamento financeiro.
Vantagens do carro por assinatura frente à compra
Também não há perda de dinheiro, devido à depreciação que um veículo próprio sofre, ainda que novo. Estima-se que um carro zero perca 20% do seu valor de mercado logo ao deixar a concessionária. O veículo por assinatura não tem esse problema: ao final do contrato, ou ele é devolvido ou então prolonga-se por meio de um novo contrato.
Algumas locadoras permitem a compra ao final do contrato, geralmente com desconto, entre outras facilidades. Mas, apesar de todas as vantagens, aderir a um modelo de assinatura depende do perfil de uso, ao final das contas. A facilidade, a burocracia quase inexistente e a oportunidade de estar sempre com um carro 0km atendem bem um perfil que não roda tanto.
É excelente também para quem valoriza a praticidade e não faz questão de ter a propriedade de um veículo. De elétricos a SUVs, como o Volkswagen Taos, por exemplo, são vários os modelos à disposição para quem deseja desfrutar dos benefícios do carro por assinatura.