Pular para o conteúdo

Os benefícios do ômega 3 para a saúde dos olhos e da pele

Entre muitos dos benefícios do ômega 3, olhando para os olhos é muito essencial

Créditos: samael334/iStock

 

O ômega 3 é um dos compostos mais completos pensando na saúde. Para os olhos, não é muito diferente. Considerado como um ácido graxo essencial para o corpo, o consumo regular do ômega 3 ajuda a prevenir problemas com olhos secos e problemas relacionados à degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Para entender o porquê disso, é preciso entender a composição do ômega 3. Entre eles, dois graxos muito importantes: DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico). Estes dois compostos conversam justamente com a saúde dos olhos.

Existem algumas justificativas em cima, segundo alguns estudos científicos. O ômega 3 costuma proteger os olhos contra a degeneração macular, que principalmente nos idosos, costuma causar perda de visão.

Para os mais novos, o ômega 3 também ajuda na lubrificação de olhos, o que combate em problemas com olhos secos. Além disso, ajuda também na formação e manutenção da retina. O ômega 3 ajuda na ação anti-inflamatória dos olhos, que funciona como uma espécie de proteção para os tecidos oculares, como a retina e a própria córnea. Isso ajuda na nitidez da visão e na qualidade do que a pessoa está enxergando.

Entre os benefícios do ômega 3, está a contribuição para a manutenção da elasticidade da pele ao redor dos olhos. Isso ajuda a preservar a firmeza ocular e, para os mais novos, ajuda a retardar os sinais de precoces de envelhecimento. Indo para a parte estética, as linhas finas e flacidez da região.

Além da suplementação do ômega 3, que segundo auxílio médico pode ser necessária, existem outras formas de ter acesso aos benefícios deste suplemento. Entre eles, a alimentação. O composto é encontrado em peixes de água fria, sementes de chia e linhaça, nozes e óleo de canola e óleo de linhaça.

Benefícios do Ômega 3 além da visão

Além da visão, existem outros benefícios imputados no consumo do ômega 3. Entre eles, podem ser citados melhora da pele, da imunidade, redução de inflamação e hidratação – ajudando tanto na parte estética quanto atuando de dentro para fora.

Mas não para por aí. A saúde cardiovascular – que engloba o conjunto entre cérebro e coração -, também são abraçados pelo suplemento. Por isso que quando se trata de ômega 3 e benefícios, é preciso sempre pesquisar bem sobre o tema.

Vale destacar que o acompanhamento médico para saber a dose perfeita e como buscar suplementações, tendo em vista que existem diversas formas de acesso no mercado, são essenciais. Isso ajuda a entender o benefício do ômega 3 não somente pensando nos olhos, mas olhando para o sistema e para a saúde como um todo.