Pular para o conteúdo

Palo Alto Networks lança soluções para preparar empresas contra ameaças quânticas

Tecnologia reforça a segurança em múltiplas nuvens e apoia organizações na adaptação aos avanços da computação e da inteligência artificial

Inovações da Palo Alto Networks reforçam segurança em nuvem e IA – Divulgação/Freepik

 

O avanço da computação quântica representa um risco real para a criptografia tradicional e já começa a exigir mudanças urgentes na forma como as empresas protegem dados e aplicações. Para responder a esse cenário, a Palo Alto Networks, líder global em IA e cibersegurança, anunciou nesta quinta-feira (14) duas novas soluções para ajudar organizações a navegarem com confiança no cenário quântico em evolução e acompanharem o ritmo de ambientes de nuvem e inteligência artificial cada vez mais dinâmicos. As inovações oferecem visibilidade, agilidade e defesas robustas para acelerar a preparação quântica e proteger cargas de trabalho em um mundo multicloud.

Segundo Anand Oswal, vice-presidente sênior e gerente geral de Segurança de Redes da Palo Alto Networks, essa ameaça já é inevitável e precisa ser enfrentada agora.

“A ameaça quântica à criptografia não é mais teórica, é uma inevitabilidade que exige ação agora. Com essas inovações que cobrem todo o ciclo de preparação quântica, estamos liderando a defesa para essa nova era. Cada cliente que utilizar nosso software mais recente poderá acelerar sua jornada para se tornar quantum safe (resistente a ameaças quânticas), com a inteligência e a infraestrutura necessárias para proteger proativamente seus ativos mais críticos contra as ameaças de amanhã, hoje”, explica Anand.

A Palo Alto Networks oferece uma abordagem abrangente para a prontidão quântica em toda a empresa. Como primeiro passo, clientes de Next-Generation Firewall (NGFW, firewall de nova geração) e Secure Access Service Edge (SASE, borda de serviço de acesso seguro) passam a ter visibilidade e controle completos sobre seu risco criptográfico por meio do Quantum Readiness Dashboard (painel de prontidão quântica). Para aplicações que não suportam nativamente criptografia resistente a ataques quânticos, este lançamento apresenta a primeira solução de tradução de cifra do setor, que torna qualquer aplicação segura contra essas ameaças de forma instantânea.

A empresa também apresentou o Quantum-Optimized Hardware (hardware otimizado para computação quântica), composto por 14 novos modelos de 5ª geração de NGFW, preparados para o futuro com processamento de alta performance para Post-Quantum Cryptography (PQC, criptografia pós-quântica).

De acordo com Pete Finalle, gerente de pesquisa da equipe de Segurança e Confiança da IDC, a urgência crescente para alcançar a prontidão quântica, somada à proliferação de ambientes multicloud e aos rápidos avanços em IA, criou um cenário de segurança fragmentado e complexo.

“Isso gera pontos cegos e políticas inconsistentes para empresas que buscam uma arquitetura de zero trust resiliente. A abordagem proativa da Palo Alto Networks para lidar com as ameaças da computação quântica com agilidade criptográfica é um diferencial importante. Além disso, firewalls de software altamente escaláveis, com automação completa de implantação e microssegmentação nativa, resolvem desafios críticos de visibilidade e operação na segurança de redes”, explica.

No cenário atual, impulsionado por múltiplas nuvens e IA, as organizações precisam mais do que nunca de segurança inteligente e ágil. As mais recentes inovações atendem a essa necessidade com uma nova visão ousada para a segurança de redes em nuvem. O Cloud Network and AI Risk Assessment avalia continuamente cada ativo de nuvem e IA em busca de vulnerabilidades decorrentes de proteção fraca ou inexistente, destacando onde controles adicionais são necessários para segurança ideal. Instâncias de firewall em software, firewall em nuvem e Prisma AIRS são implantadas automaticamente, e toda a infraestrutura de nuvem é configurada para direcionar o tráfego, incluindo uma malha segura de redes multicloud.

A plataforma escala automaticamente conforme necessário e o balanceamento de carga é integrado nativamente, eliminando a necessidade de produtos adicionais e simplificando as operações. É a primeira plataforma de segurança de rede do setor que descobre, implanta e dimensiona automaticamente a proteção para os ambientes multicloud e de IA dinâmicos de hoje.

Para Mehdi Lahrech, gerente sênior de Redes de Nuvem Híbrida da NBA, essa evolução amplia a capacidade de proteger experiências digitais de alto desempenho, buscando “oferecer experiências digitais seguras e de alto desempenho, desde análises de jogo em tempo real até interações com fãs, que construam confiança com nossa comunidade”, explica.

“À medida que expandimos nossa infraestrutura multicloud, contamos com a plataforma inovadora da Palo Alto Networks para apoiar essa visão. Com essa atualização, ganhamos uma plataforma unificada que nos permite escalar serviços rapidamente, proteger ativos digitais críticos e nos manter à frente de ameaças em evolução, tornando a Palo Alto Networks nossa parceira de confiança para proteger o futuro do jogo,” finaliza Mehdi.

Scott Moser, vice-presidente sênior e diretor de segurança da informação da Sabre, afirma que a escolha do parceiro certo é estratégica para o futuro da companhia, já que a visão da empresa é impulsionar a indústria global de viagens por meio de soluções inovadoras de software e tecnologia, sem ser desacelerada por ciberameaças. Segundo ele, com o cenário de ameaças sendo radicalmente transformado por atacantes movidos a IA, arquiteturas globais complexas e as grandes mudanças trazidas pela computação quântica, é essencial contar com um parceiro de cibersegurança com visão poderosa e capacidade comprovada de execução. “Este anúncio é mais um marco que prova por que a Palo Alto Networks é nossa parceira preferida para cibersegurança”, finaliza.

Sobre a Palo Alto Networks

Como líder global em segurança cibernética, a Palo Alto Networks (NASDAQ: PANW) tem o compromisso de proteger nosso modo de vida digital por meio de inovação contínua. Com a confiança de organizações em todo o mundo, fornecemos soluções de segurança de ponta a ponta baseadas em IA em redes, nuvem, operações de segurança e IA, capacitadas pela inteligência e experiência em ameaças da Unit 42. Nosso foco na plataformização permite que as empresas simplifiquem a segurança em escala, garantindo que a proteção impulsione a inovação. Saiba mais pelo site oficial aqui.

Mais de 50% dos brasileiros estão recorrendo à inteligência artificial para ideias de presentes e busca por melhores preços

Inteligência artificial monitora e evita furtos no comércio varejista

Por que a inteligência artificial já é o novo escudo contra fraudes digitais