Pular para o conteúdo

RCD Cidades orienta gestores sobre a criação de uma Secretaria de Tecnologia e Inovação

Secretário municipal apresenta modelo e resultados da implantação do setor na transformação digital em Sidrolândia (MS)

RCD Cidades orienta gestores sobre a criação de uma Secretaria de Tecnologia e Inovação

Os desafios de estruturar uma Secretaria de tecnologia e inovação na administração pública e o seu papel no desenvolvimento dos municípios é o tema do RCD Cidades desta quinta-feira (25), às 10 horas, o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho.

O convidado é o secretário de Inovação, Tecnologia e Comunicação de Sidrolândia (MS), Denis Levati, que traz os detalhes da experiência do município na criação de uma secretaria voltada à inovação. Apesar do avanço da transformação digital nas cidades, um estudo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) mostra, por exemplo, que metade das Prefeituras do Estado não contam com departamento de TI estruturado, setor que tem ganhado cada vez mais relevância e sido colocado, por muitas cidades brasileiras, como estratégico na implantação de políticas públicas, impactando diretamente no desenvolvimento socioeconômico das localidades.

Segundo o gestor de Sidrolândia, um dos maiores desafios enfrentados pelo município sul-mato-grossense foi estabelecer uma estrutura jurídica sólida que garantisse que as soluções tecnológicas a serem implementadas estivessem em conformidade com a legislação.

Além da base legal, a secretaria de Sidrolândia passou a se estruturar para transformar a forma com que Prefeitura se comunica com a população. Levati conta que foi necessário reposicionar a imagem institucional, fortalecendo a transparência e a oferta de informações relevantes. “Implantamos novos canais, como o WhatsApp, e readequamos nossas redes sociais e o site oficial para que o cidadão enxergasse a prefeitura como uma fonte confiável de informação”, comenta.

Outro aspecto importante, ressalta o secretário, foi a construção de uma nova cultura organizacional dentro da secretaria, com adoção de métodos ágeis, laboratórios de ideias, gestão à vista e rituais de equipe que promovem um ambiente de inovação constante. “Adotamos uma mentalidade de startup, mas adaptada ao setor público”, diz Levati. “Nosso foco é testar rápido, errar pequeno e validar soluções antes de investir em grandes projetos. Isso tem nos permitido alcançar resultados com mais agilidade e menos risco.” conclui o secretário.

Durante o RCD Cidades desta quinta, os gestores municipais poderão interagir ao vivo, tirar dúvidas e conhecer mais sobre os impactos do uso da tecnologia para aprimorar políticas públicas urbanas. Para participar, é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma https://sympla.com.br/rcd. “O objetivo do RCD Cidades é trazer informações e conhecimentos que contribuam com a implantação de políticas públicas nas cidades capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma José Marinho.

RCD Cidades – Os desafios de estruturar uma Secretaria de Inovação e Tecnologia e a sua importância na administração pública

25/09/25, das 10h às 10h40
(Horário de Brasília)
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812