
Celebrado em 1º de outubro, o Dia Internacional do Café foi instituído pela Organização Internacional do Café (OIC) com o objetivo de promover o setor e valorizar os profissionais envolvidos em toda a cadeia produtiva, do campo à xícara.
O Brasil é o maior produtor de café no mundo e o segundo maior consumidor do planeta, cada brasileiro consome de 3 a 4 xícaras por dia que são preparadas em pó, torrado, cápsula e nas mais diferentes técnicas como, por exemplo, o coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana entre outros.
A cultura do café está profundamente enraizada nos hábitos dos brasileiros, presente em diversos momentos do dia, desde o desjejum até encontros sociais.
Para conhecer as técnicas, métodos de preparo e os acessórios para fazer um bom cafezinho, convidamos Concetta Marcelina, docente dos cursos da área de barista do Senac São Paulo e autora do livro Sou Barista, Editora Senac.
Café é especial
- Escolha o café brasileiro de sua preferência que tenha atributos sensoriais diferenciados, como doçura, aroma e sabor. A extensão territorial e a diversidade de clima do Brasil garantem qualidades únicas aos cafés, como, por exemplo, da espécie arabica com a doçura dos frutos de maturação natural e tardia da região mogiana; o cítrico dos cafés do cerrado mineiro; os florais e frutados da chapada diamantina, os frutados do sul de minas, e os da espécie canéphora de Rondônia com notas de rapadura, chocolate e tostado.
- Adoce o café com moderação, mas se puder evite consumi-lo com açúcar, assim você poderá perceber todas as características de cada blend (mistura).
Acessórios para garantir sabor e aroma
- A escolha da cafeteira é pessoal e pode variar conforme o método de preparo, mas se você busca intensidade e sabor, o espresso será a melhor escolha. Já para os que buscam doçura e corpo, o método pernambucano Koar é uma ótima escolha.
- Compre um moinho para garantir o sabor e o aroma. Você pode escolher entre os modelos manuais (mais precisos, com lâmina de cerâmica) ou modelos elétricos que trituram os grãos.
- Adquira uma balança grama a grama para melhor precisão das medidas do café e água.
- Para todos os métodos, a receita é fundamental, então procure à proporção que mais lhe agrada, entre água e quantidade de pó.
Passo a passo para fazer um café muito especial
- Escolha o método preferido e café preferido (coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana…)
- Use sempre água filtrada e faça a proporção entre quantidade de grãos e água.
- Aqueça a água até ferver. Depois desligue o fogo e espere que o movimento da água acalme antes de usar.
- Moa o café na hora do preparo.
- Nos métodos filtrados, sempre escalde o porta filtro. A água quente aquecerá a jarra que vai receber a bebida, sem perder caloria.
+ Dia Nacional do Café: o que diferencia o café tradicional do café especial?
+ Café com sabor de chocolate? Mitos e verdades sobre os grãos especiais