Substituição do cartão do consumidor por outro semelhante ganha força em ambientes de aglomeração e em serviços de transporte; Com o cartão da vítima em mãos, criminoso realiza saques e transferências

O uso do cartão tem papel predominante nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), depois do Pix, o cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos usuários, com 19,8 bilhões de transações registradas e R$ 26,9 trilhões movimentados apenas em 2024. Os criminosos aproveitam ambientes de aglomeração, além de serviços de transporte, para realizar o golpe da troca de cartão.
O criminoso leva o cartão para longe da vista da vítima com o pretexto de processar algum pagamento e realiza a troca por outro cartão parecido, de forma que o cliente não perceba a movimentação. “O golpista utiliza uma maquininha adulterada para salvar a senha da vítima e realiza a troca de cartão por outro semelhante. Isso possibilita a realização de outras compras, além de saques e transferências”, detalha Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.
Segundo o executivo, o investimento em tecnologia de ponta e ferramentas de educação financeira ajudam na identificação de golpes e fraudes em diferentes contextos. “Nos últimos cinco anos, dobramos nosso investimento em tecnologia de segurança e em campanhas de conscientização para que as pessoas sejam capazes de analisar diferentes abordagens dos criminosos”, finaliza.
Como se prevenir do golpe de troca de cartão? O Itaú Unibanco apresenta cinco dicas para se antecipar ao golpista.
- Use a tecnologia a seu favor
Opte por usar carteiras digitais ou cartões por aproximação nas compras presenciais, já que evita o contato de outras pessoas com o cartão e permite a autorização por meio de autenticação biométrica. Desconfie quando é informado que a maquininha não aceita aproximação. E, para clientes Itaú, verifique os alertas de compras suspeitas que o banco envia pelo WhatsApp e pelo Superapp.
- Nunca entregue o cartão para outra pessoa
Ao realizar o pagamento, o cartão deve estar sempre em suas mãos. Sempre que possível, não deixe que ele saia de vista durante as transações, principalmente em locais mais movimentados como bares, restaurantes, festivais e lojas.
- Nunca compartilhe a senha
Caso alguém solicite a senha do cartão para realizar a transação, não compartilhe. Não coloque sua senha em aparelhos que não permitem que o valor da compra seja visualizado.
- Verifique o cartão
Sempre confirme o nome, número e dados do cartão assim que receber o cartão novamente, antes de sair do local onde o pagamento foi efetuado. Para facilitar a identificação, opte por colar um adesivo ou uma fita no cartão.
- E, caso tenha sido vítima de golpe ou fraude…
Mantenha as notificações do aplicativo do banco ligadas para receber alertas. Se alguma compra ou transferência for realizada sem consentimento, alerte o banco imediatamente e faça um boletim de ocorrência no distrito policial mais próximo.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial.
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto
Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.
Central de Atendimento Itaú Unibanco
4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
0800-970-4828 – demais localidades
Além disso, o banco oferece uma página dedicada ao tema, onde você pode conhecer mais sobre o assunto e compartilhar com amigos e familiares. Acesse itau.com.br/seguranca e confira!