Evento gratuito nos dias 6 e 7 de dezembro reunirá arte, tecnologia e interatividade com atrações premiadas em festivais internacionais

O POW Festival 2025 promete ampliar a criatividade e apresentar muita inovação ao público nos dias 6 e 7 de dezembro. O evento, que tem entrada gratuita, acontece no espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto, e está em sua terceira edição.
Entre os destaques confirmados está “Eggscape”, uma experiência de realidade virtual (VR) imersiva que mistura mundo físico e digital de forma inédita. É um jogo multiplayer de realidade mista (chamada também de mixed reality), em que os participantes usam óculos de VR e interagem com cenários e personagens que “ganham vida” sobre mesas ou plataformas reais. O diferencial é que os jogadores veem os outros participantes e o ambiente real ao redor, mas com camadas virtuais integradas onde os personagens, obstáculos e missões aparecem sobre o espaço físico, e todos jogam juntos, se movendo, pulando e colaborando em tempo real.
O jogo mistura humor, desafios e jogabilidade envolvente, convidando os visitantes a explorar o chamado Eggverse, um mundo de ovos animados (os “Eggs”) que enfrentam desafios e escapam de armadilhas. Nele, o jogador tem a sensação de “miniatura” pois se vê no mundo virtual projetado sobre uma mesa ou superfície, como se observasse uma pequena cidade viva. Utilizando realidade mista, o projeto propõe reflexões sobre os desafios humanos por meio de personagens curiosos, ovos frágeis que habitam um universo dinâmico e colaborativo.
Outra atração inédita, imersiva e interativa em ambiente virtual é a “Paper Birds”, uma experiência em realidade virtual que combina arte, música e narrativa em uma jornada poética de 20 minutos. O Paper Birds não é um jogo tradicional com fases e pontuação, mas sim uma experiência interativa de realidade virtual, onde o espectador participa da história do personagem principal da trama, que usa sua música para guiar as almas perdidas em um mundo invisível, buscando sua irmã desaparecida.
A jornada se dá por cenários desenhados em estilo “paper cut” (recorte de papel), daí o nome Paper Birds(“Pássaros de Papel”). O público interage com o enredo através do rastreamento manual, abrindo portais e conduzindo o ritmo da trama. O projeto estreou em grandes eventos internacionais, como o Tribeca Film Festival e a Biennale de Veneza.
O POW Festival tem entrada gratuita, com ingressos que devem ser gerados antecipadamente pelo site powfestival.com.br.
Sobre o POW Festival – Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.
Programe-se
POW Festival 2025
Data: 6 e 7 de dezembro
Local: A Fábrica – Rua Mariana Junqueira, 33
Ingressos: powfestival.com.br
Idealização: Instituto SEB
*Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência
Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Projeto: “POW Festival – 3ª Edição” é aprovado na Lei de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 251387