Pular para o conteúdo

Como harmonizar carnes suínas: guia de vinhos e acompanhamentos

Saiba como a harmonização pode elevar o sabor dos pratos com diferentes cortes de carne de porco

Créditos: AscentXmedia/iStock

A carne suína possui um sabor único que, em variados cortes, permite a preparação de pratos versáteis que agradam diferentes paladares. Essa variedade de receitas também possibilita um leque de harmonização com diferentes bebidas, que tornam a carne de porco ainda mais especial na mesa.

Do corte mais gorduroso ao mais magro e do sabor mais suave ao mais intenso, é possível combinar a carne suína com vinhos. Para isso, basta ter atenção e fazer as escolhas corretas.

Como fazer harmonização de bebidas com carne de porco?

Harmonização é o conceito de combinar perfeitamente a bebida com a comida. Para um bom resultado, busca-se o equilíbrio entre as características da carne e do vinho: este ponto em comum cria um terceiro sabor que explode na boca.

O primeiro passo para a harmonização com carnes suínas é escolher se ela se dará por similaridade, contraste, ou se será regional. 

A primeira opção diz respeito à combinação por semelhanças, ou seja, continuidade de sabor. Vinhos doces, então, podem ser harmonizados com pratos agridoces, o que vai permitir a neutralização do dulçor. 

Já a harmonização por contraste busca opor os sabores para que eles se complementem nas suas diferenças. O ácido balanceia a gordura, enquanto o salgado, o doce.

A vertente regional diz respeito à escolha de uma bebida produzida na mesma região em que o prato foi desenvolvido. Ou seja, aqui o ponto central é a origem, a tradição e a história dos sabores.

Vinhos combinam com carne de porco?

Tradicionalmente, a carne de porco é harmonizada com cachaça, mas os vinhos também acompanham bem os pratos.

Os tintos com taninos suaves são sugeridos para não anular o sabor da carne. Da mesma forma, os brancos de aromas suaves, com uvas Riesling ou Chardonnay, ressaltam as características do corte suíno.

Algumas harmonizações com carne suína são mais certeiras e podem ser recomendadas. Confira!

Harmonização com lombo suíno

O lombo é uma carne com baixo teor de gordura e alta quantidade de proteínas, ou seja, magra. Por isso, ela combina bem com vinhos brancos, como Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Neste caso, a leveza da bebida acompanha a suavidade do prato.

A bebida perfeita para o porco agridoce

Os vinhos da casta Pinotage, de uva sul-africana, são de alta qualidade e combinam com pratos de carne de porco temperados e agridoces. 

A bebida intensa tem aroma frutado e fresco e sabor de frutas maduras, notas amadeiradas e especiarias.

Vinho para servir com costelinha de porco

As carnes mais gordurosas têm sabor mais intenso, por isso combinam com vinhos tintos, como os de uva Merlot, Pinot Noir, Tempranillo e Malbec.

Bebidas para churrasco de carne suína

No churrasco ou em eventos ao ar livre, a carne suína pode harmonizar melhor com bebidas mais leves e até de certo amargor. 

Um vinho Rosé seco, por exemplo, equilibra a gordura da carne e o sabor intenso do defumado, além de trazer refrescância para o conjunto.

Bebidas que combinam com linguiça

Para receitas com linguiça, as bebidas ideais são as que contrastam a intensidade do prato. Para linguiça assada ou grelhada, um vinho Pinot Noir de sabor frutado equilibra o paladar.

Já vinhos com notas de frutas vermelhas e maior acidez combinam bem com linguiças mais temperadas, picantes ou defumadas.

Acompanhamentos para carne suína

Os vinhos e outras bebidas também podem fazer parte dos acompanhamentos, compondo os molhos, por exemplo.

Além disso, receitas que trazem crocância e outras texturas diferentes das carnes também compõem bem a refeição. Farofas, saladas frescas e até uma polenta podem equilibrar os pratos. 

Uma dica para os acompanhamentos é buscar contraste ou similaridade, assim como para a harmonização com as bebidas.


Continue lendo no Guaíra News