Especialista em Ciências do Esporte ensina como aproveitar 20 a 30 minutos por dia com equipamentos por assinatura para evitar o sedentarismo e manter a saúde antes das celebrações de fim de ano

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas abandonam a rotina de exercícios devido à correria do trabalho, viagens e festas. Mas, segundo Rafael Uliani, especialista no mercado esportivo, ex-atleta e chefe de produtos ZiYou, é possível manter a forma com treinos curtos e eficientes usando equipamentos por assinatura, sem precisar gastar horas em academias.
Uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine revelou que sessões de exercício de apenas 11 minutos diários podem reduzir o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e diversos tipos de câncer. O estudo, que analisou dados de 196 artigos revisados por pares, concluiu que 75 minutos semanais de atividade física moderada — como caminhada rápida, ciclismo ou dança — podem diminuir o risco de morte precoce em até 23%.
Entre os equipamentos que podem ser alugados ou utilizados via assinatura, ele cita spinning, esteira, todos adaptáveis ao nível de condicionamento físico do usuário. “O segredo é manter a frequência da atividade física e respeitar os limites do corpo. Assim, você mantém o metabolismo acelerado e evita o ganho de peso típico dessa época do ano”, explica o especialista.
Para Uliani, os treinos rápidos são ideais para quem tem agenda cheia. “Circuitos de 20 a 30 minutos, alternando exercícios aeróbicos e de resistência, ajudam a preservar a massa muscular e aumentar a energia. Além disso, equipamentos por assinatura permitem flexibilidade: você treina em casa ou em qualquer lugar sem precisar de investimentos altos”, completa.
Além disso, a integração com aplicativos de treino permite personalizar os exercícios conforme os objetivos individuais. Uliani explica que, ao conectar os equipamentos a plataformas digitais, é possível acompanhar o desempenho em tempo real, ajustar a intensidade e manter a motivação. “Essa abordagem tecnológica transforma o treino em uma experiência mais envolvente e eficaz”, conclui.
A combinação de intensidade, variedade e constância garante que, mesmo com compromissos de fim de ano, seja possível chegar às festas com corpo e mente ativos, evitando os efeitos do sedentarismo e mantendo o bem-estar.
Continue lendo no Guaíra News

Entenda por que o vinagre de maçã é ingrediente estratégico na primavera

O que comer no café da manhã para começar o dia com energia e foco

Vozes que Transcendem: Instituto Mark’s lança projeto gratuito de acolhimento e prevenção ao suicídio de homens trans nesta segunda (28)

A banalização do autodiagnóstico de TDAH e o que os testes de internet não te contam

Sem saúde intestinal, 56% da população adulta brasileira está acima do peso

