Pular para o conteúdo

Vazamento de senhas: especialista explica o que fazer caso seja vítima

Segundo o criador do site Have I Pwned, mais de 180 milhões de senhas e endereços de e-mail foram vazados; Google nega falhas de segurança

Vazamento de senhas: especialista explica o que fazer caso seja vítima
foto: Freepik

Um suposto megavazamento de dados que expôs mais de 180 milhões de senhas e endereços de e-mail de diversos provedores foi divulgado nesta segunda-feira (27). A exposição teria acontecido em abril.

Segundo o criador do site Have I Been Pwned e especialista em cibersegurança, Troy Hunt, provedores como Gmail, Yahoo e Outlook foram atingidos e 3,5 terabytes de informações foram comprometidos. Ainda de acordo com o especialista, senhas reaproveitadas em outros serviços também podem ter sido expostas.

Em nota, o Google negou falhas de segurança ou vazamento de dados do Gmail. Alegou, ainda, que o caso se refere à atividade contínua de ‘infostealers‘, um malware que viola sistemas para roubo de informações confidenciais.

De qualquer forma, em casos de roubo de informações, o especialista em cibersegurança da PierSec, Alex Vieira, recomenda a tomar uma atitude rápida: “Sempre que houver ciência de vazamentos, o primeiro passo é mudar a senha e ativar a autenticação de dois fatores. No entanto, por questão de segurança, o ideal é ter o hábito de mudar a senha a cada 90 dias, pelo menos, e sempre com uma combinação mais complexa. Isso ajudará a tornar a conta ou dispositivo menos vulnerável”, explica.

Sobre a Alex Vieira 

Alex Vieira é especialista em Cibersegurança e fundador da PierSec. Com 20 anos de experiência nos setores de tecnologia portuária e financeira, é graduado pela Universidade Paulista (UNIP) em Gestão de Tecnologia da Informação, possui especialização em Segurança da Informação e Proteção de Dados pela Universidade Anhembi Morumbi.

PierSec é uma startup fundada em Santos que chega com o propósito de democratizar o acesso à cibersegurança, simplificando a inovação e promovendo um ecossistema corporativo mais seguro e protegido. O empreendimento é uma startup da ZPT Digital, empresa de tecnologia com 27 anos de experiência e atuação em todo o território nacional.


Continue lendo no Guaíra News