Tecnologia do Chatbot Perdigão permite identificar ingredientes enviados por áudio, texto ou imagem e criar receitas personalizadas com mais praticidade e acessibilidade

A solução aplicada ao Chatbot da Perdigão, marca escolhida pelos lares brasileiros¹, é a primeira do setor de alimentos a interpretar conteúdos enviados pelos consumidores, reconhecer ingredientes e criar receitas personalizadas. O sistema identifica dados mencionados, como tipo de ocasião, número de pessoas e tempo disponível para preparo.
Segundo Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação da MBRF, a inovação reforça o compromisso da companhia com a experiência e as necessidades do consumidor: “Manter-se relevante por mais de 90 anos exige inovação constante. Com essa nova solução, a Perdigão reforça sua vocação para aprimorar a experiência dos consumidores, unindo tecnologia, sabor e relações humanas de forma intuitiva e inspiradora.”
No caso de áudios, a plataforma utiliza o recurso Speech-to-Text da Google Cloud Platform para transcrever automaticamente as falas. Em seguida, o modelo Gemini 2.5 Flash analisa o conteúdo e identifica padrões para personalizar a interação.
Na leitura de imagens, o modelo implementado vai além do reconhecimento básico de ingredientes e identifica detalhes visuais que ajudam a sugerir receitas e compreender preferências de consumo.
Após analisar os dados, o sistema acessa a API da Perdigão para selecionar a receita mais adequada ao perfil e contexto do consumidor. Segundo Ramon Finelli, diretor de Novos Negócios da DTI, a solução eleva a experiência a um novo patamar: “A inteligência artificial transforma interações cotidianas ao oferecer experiências mais práticas, personalizadas e conectadas às necessidades do público.”
¹Fonte: Brand Footprint | Worldpanel by Numerator | 2025
Sobre a Perdigão
Com mais de nove décadas de atuação, a Perdigão reforça relações humanas por meio da alimentação, com portfólio diversificado para todas as ocasiões — do café da manhã ao jantar — e o posicionamento “Sabor de Comer Juntos”.
