Consultar um especialista é essencial para diferenciar e tratar corretamente cada condição, evitando complicações

Doenças que afetam os nervos causam dores e desconfortos variados. A neuralgia e a neurite são exemplos de condições neurológicas que afetam os nervos, porém elas possuem causas, sintomas e tratamentos diferentes.
O que são dores neuropáticas?
Dores neuropáticas são dores crônicas causadas por disfunção, lesão ou irritação nos nervos, centrais ou periféricos, que enviam sinais anormais ao cérebro. Em vez de ser uma dor aguda, a dor neuropática se origina no sistema de transmissão da dor, mesmo que não haja um estímulo.
Esses tipos de dor são persistentes e diferentes de uma dor comum, pois se mostram como queimação, formigamento ou sensação de choque. Em caso de algum destes sinais, é fundamental consultar um médico neurologista, que é o especialista indicado para diagnosticar condições neurológicas e orientar acerca do tratamento adequado.
O que causa neuralgia e neurite?
A neuralgia é causada por irritação, compressão ou dano aos nervos ou a um nervo específico. As causas dependem do tipo de nervo afetado e da sua localização, mas ocorre quando algo perturba a função normal do nervo e ele envia sinais anormais ao cérebro, com dores intensas.
A neurite é caracterizada por ser uma inflamação nos nervos, comumente associada a doenças autoimunes. Não há uma causa exata, sendo uma condição que envolve o sistema imunológico do corpo.
Como diferenciar neuralgia de neurite?
A principal diferença entre neuralgia e neurite está no grau do acometimento do nervo. A neuralgia é caracterizada por dores agudas, em episódios intermitentes, mas sem alteração visível na região afetada. Já a neurite envolve inflamação do nervo, com dor contínua, formigamento e sinais relacionados à área do nervo inflamado.
Dor de nervo é neuralgia ou neurite?
A dor de nervo pode ser tanto neuralgia quanto neurite, sendo a neuralgia específica para dores intensas e intermitentes causadas por lesão ou irritação nervosa, e a neurite, uma inflamação com sintomas adicionais relacionados à área afetada.
Em ambos os casos, medicamentos como o Citoneurin 5000, por exemplo, podem ajudar no tratamento das dores, pois possuem efeito analgésico e atuam na regeneração de fibras nervosas danificadas. Porém é muito importante consultar um médico especialista para entender como prosseguir e não se automedicar.
Neurite tem cura e tratamento?
A neurite é tratada com medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia e, em alguns casos, tratamento da causa subjacente, como doenças autoimunes. A lógica do tratamento é focar no controle da inflamação na fase aguda e tratar a doença subjacente, pois a neurite é frequentemente manifestada por conta de uma doença maior.
A cura depende da extensão e da causa da inflamação, em que pode haver recuperação completa ou tratamento crônico para controle dos sintomas. O paciente pode se curar de um episódio agudo, mas, caso a neurite seja associada à esclerose múltipla, por exemplo, não há cura, sendo necessário tratamento crônico.
Sintomas de neurite vestibular
A neurite vestibular é a inflamação do nervo vestibular, que conecta o ouvido interno (labirinto) ao cérebro e é responsável pelo equilíbrio e movimento do labirinto. O sintoma característico é a vertigem súbita, acompanhada por tontura, náuseas, vômitos, sudorese, taquicardia e dificuldade para manter o equilíbrio.
Diferentemente da labirintite, que inflama todo o labirinto, não há perda auditiva, zumbidos ou sensação de ouvido tapado. Em caso de outros sinais, como dor de cabeça intensa, visão dupla, dormência, dificuldade em falar e desmaios, é urgente a procura de atendimento imediato.
