Pular para o conteúdo

Tecnologia: como a inteligência artificial está revolucionando o setor bancário

Através da personalização e do investimento em segurança, setor bancário consegue oferecer serviços e soluções melhores para seus clientes com ajuda da IA

Créditos: Orientfootage/iStock

A inteligência artificial está cada vez mais presente nas mais diversas áreas do cotidiano. Em meios extremamente tecnológicos, como no caso do setor bancário, seus impactos são ainda mais importantes. De acordo com o relatório World Retail Banking Report 2025, da consultoria Capgemini, 80% dos executivos do setor acreditam que a IA representa um salto estratégico.

Hoje, o uso da IA deixou de ser facultativo para se tornar imperativo, caso queira manter a competitividade. E em um meio como o bancário, em que há muitas regras, regulamentações, um número grande de dados e clientes exigentes na ponta, a IA pode ser ainda mais importante.

Aumento na segurança das operações

Certamente, a segurança é um dos aspectos em que a IA mais beneficia o setor bancário. Seu uso em análise preditiva, por exemplo, cria modelos ideais e os compara com as movimentações nas contas dos clientes. Qualquer movimentação atípica ou fora do padrão de acordo com seu histórico emite um alerta para possíveis fraudes e transações suspeitas.

Serviços personalizados

Ainda de acordo com o histórico e o perfil do cliente, a IA pode criar sugestões de produtos e serviços mais afeitos com sua necessidade. Essa hiperpersonalização só é possível com a IA – caso contrário, demandaria uma grande força de trabalho capacitada, analisando cliente a cliente. A IA permite liberar essa força para áreas mais estratégicas do próprio banco.

Atendimento rápido e assessoria financeira

Além disso, ferramentas como os chatbots permitem que o cliente tire suas dúvidas e faça suas operações 24 por horas, 7 dias por semana. Por meio de atendimento personalizado, os chatbots oferecem soluções a qualquer momento, auxiliando também na vida financeira do cliente como um todo, alertando-o quanto a gastos, contas a vencer e possíveis investimentos.

Através de análise constante, a IA pode sugerir uma assessoria financeira completa, de acordo com os objetivos do cliente. Isso pode ser feito até mesmo de maneira integrada com plataformas de planejamento financeiro, por exemplo. 

A ferramenta também pode ser fundamental para a avaliação do risco de empréstimos. Do lado do banco, pode avaliar o risco de inadimplência; do lado do cliente, pode mensurar quais são as condições mais vantajosas e até mesmo traçar um plano completo para honrar com o compromisso do pagamento das parcelas.

Logo, a melhora em infraestrutura e atendimento eleva a qualidade da relação dos clientes com o banco. A experiência bancária personalizada aproxima o cliente das melhores soluções e permite que obtenha os pacotes de serviços adequados para seu perfil e sua renda, além de promover uma vida financeira mais controlada e confortável.