Pular para o conteúdo

Cursinhos populares apoiam mais de 58 mil estudantes na preparação para o Enem 2026

Rede do MEC reúne 1.535 iniciativas e mais de 21 mil educadores; provas serão aplicadas em 8 e 15 de novembro.

O raio X do Enem- levantamento revela os conteúdos mais cobrados desde 2014
O raio X do Enem- levantamento revela os conteúdos mais cobrados desde 2014 – Crédito: Pedro Vilela/Agência i7

Mais de 58 mil estudantes recebem apoio da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) na preparação para o Enem 2026. A iniciativa do Ministério da Educação reúne 1.535 cursinhos populares e comunitários e conta com mais de 21 mil educadores.

O programa oferece suporte técnico e financeiro a projetos que ajudam estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a buscar uma vaga no ensino superior. A prioridade são alunos que cursaram a educação básica em escolas públicas, com atenção a pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O apoio envolve auxílio-permanência para estudantes, recursos para educadores e profissionais de apoio e aquisição de materiais. Além da revisão de conteúdos, os cursinhos oferecem acompanhamento pedagógico e orientações para a etapa posterior ao exame, incluindo o acesso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Reta final

O Enem será aplicado em dois domingos, 8 e 15 de novembro. No primeiro dia, os participantes terão provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com duração de cinco horas e meia. No segundo, serão aplicadas Ciências da Natureza e Matemática, em cinco horas.

As notas podem ser utilizadas em processos de ingresso pelo Sisu e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

CPOP

A rede busca fortalecer iniciativas populares e comunitárias e reduzir barreiras de acesso à graduação. O edital de 2026 previa inicialmente 514 iniciativas, número ampliado para 858 propostas habilitadas. Com a seleção e a continuidade dos projetos, a rede alcançou os atuais 1.535 cursinhos.

Informações sobre a iniciativa estão na divulgação oficial do MEC. As orientações sobre a aplicação do exame podem ser acompanhadas no site do Inep.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Ministério da Educação — referência pública.

Feed principal

Últimas notícias

Carregando mais notícias…