Pular para o conteúdo

É oficial: Zoológico de Guaíra reabre em 22 de julho e apresenta Caeté, a onça-pintada

Preparem-se, população guairense! O Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco reabre suas portas na próxima terça-feira, 22 de julho, a partir das 9h, após um período de quarentena e adaptação do seu mais novo e ilustre morador: Caeté, a onça-pintada macho. A espera valeu a pena, pois a chegada do animal marca um novo capítulo para o zoo, que agora se projeta como um centro de referência na conservação de onças-pintadas.

Durante os últimos quinze dias, o zoológico esteve fechado para garantir a adaptação tranquila de Caeté ao seu novo lar e ao recinto. E a boa notícia é que o “novo astro” já está se sentindo em casa e pronto para interagir com o público! Caeté é um animal com uma história de superação e sua presença vai muito além do espetáculo, sendo peça-chave no Plano Nacional de Conservação da espécie, que está ameaçada de extinção.

“Venha celebrar essa nova fase do Zoo guairense e conhecer Caeté, um símbolo da esperança na conservação de uma das espécies mais icônicas da nossa fauna! Além de toda a emoção, o local contará com espaço de alimentação para garantir o conforto dos visitantes”, afirma Estefane Siqueira, chefe do Dep. de Meio Ambiente.

UM PASSADO DE LUTA, UM FUTURO DE ESPERANÇA

Resgatado ainda filhote no Pará, após sua mãe ser vítima de caçadores, Caeté cresceu no Bio Parque Vale Amazônia e superou desafios, incluindo a amputação de parte da cauda. Por não poder retornar à natureza, ele agora assume um papel fundamental como reprodutor em cativeiro, contribuindo para a garantia do futuro das onças-pintadas.

As biólogas Ana Paula Chaves Campos e Estefane ressaltam que o zoológico de Guaíra não é apenas um lar para animais inaptos à vida livre, mas também um centro de pesquisa, banco genético e educação ambiental. Além de Caeté, Guaíra abriga outros “VIPs” da conservação, como o lobo-guará e a anta, reforçando o compromisso do município com a preservação.

GUAÍRA RUMO A UM POLO DE REPRODUÇÃO DE ONÇAS-PINTADAS

A chegada de Caeté é um marco para Guaíra. Nos próximos meses, o objetivo é parear o animal com outra onça-pintada, transformando o zoológico em um centro de reprodução do maior felino das Américas. Essa iniciativa conta com o apoio fundamental da Prefeitura, que investiu alto para que essa realidade fosse possível.

“Com orgulho, recebemos a onça Caeté, símbolo da nossa luta pela conservação. Nosso zoológico não é apenas atração, mas centro de pesquisa e educação ambiental. Investimos no futuro da fauna, dando esperança a espécies ameaçadas. Guaíra mostra que desenvolvimento e preservação caminham juntos.

Essa é nossa missão”, reforçou o Prefeito Junão. O vice-prefeito Renan Lelis Lopes também esteve à frente dessa missão, demonstrando o compromisso da cidade com o futuro da fauna e do planeta.
Como resume Estefane: “Nosso objetivo é ter cada vez menos animais em cativeiro – mas, enquanto precisarem de nós, estaremos aqui.”