
O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto emite um alerta urgente: o estoque de sangue tipo O negativo atingiu um nível criticamente baixo, colocando em risco o atendimento a emergências e cirurgias de alta complexidade.
A instituição pede o apoio imediato da população para reverter essa situação e garantir que vidas possam ser salvas. “Estamos em um momento preocupante. Precisamos da solidariedade dos doadores, especialmente daqueles com sangue O negativo, que é o mais utilizado em emergências”, destaca Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue.
Por que o tipo O negativo é tão essencial?
O sangue O negativo é considerado o “doador universal”, pois pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo em situações de risco, quando não há tempo para testes de compatibilidade. Ele é indispensável em casos de acidentes graves, cirurgias de urgência, complicações obstétricas e no tratamento de doenças crônicas, como o câncer.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda seu uso prioritário em recém-nascidos com até quatro meses de idade, tornando sua disponibilidade ainda mais fundamental.
Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos
Embora o apelo seja para doadores O negativo, todos os tipos sanguíneos são necessários. A queda no número de doações pode afetar o atendimento a centenas de pacientes diariamente.
As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 12h, no GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 975 – Vila Seixas.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Continue lendo no Guaíra News

RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula levam experiência exclusiva aos torcedores em celebração histórica do São Paulo FC

Papo João Rock participa do BB Digital Week em Brasília com painel sobre cultura, entretenimento e inovação

ShoppingSantaÚrsula exibe sessões antecipadas de “O Agente Secreto”, filme premiado em Cannes e cotado ao Oscar

Mostra Japão em Ribeirão Preto vai até domingo

Halloween transforma o RibeirãoShopping em cenário de fantasia e diversão para crianças e famílias

