Pular para o conteúdo

Um marco na história: depois de mais de 90 anos silenciados, hoje a comunidade tem voz

Um marco na história: depois de mais de 90 anos silenciados, hoje a comunidade tem voz

A 1ª Semana da Diversidade de Guaíra-SP marca um novo capítulo na história da cidade. Pela primeira vez, a comunidade LGBTQIAPN+ ganha um espaço oficial para celebrar, dialogar e reafirmar sua existência com orgulho, respeito e visibilidade através da proponente Paolla Lopes. O evento, que teve início nesta segunda-feira, promete uma semana repleta de arte, memória, saúde, cultura e resistência. Com o tema “Existimos, Resistimos e Merecemos Respeito”, a programação segue até o dia 25 de outubro, reunindo diversas atividades em diferentes pontos da cidade. A realização é da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura Municipal de Guaíra, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e o envolvimento de instituições e artistas locais. Memória e Resistência (22/10)

Um dos momentos mais emocionantes da programação será a sessão solene de homenagem às vítimas e pioneiros da comunidade LGBTQIAPN+ de Guaíra.
Essa ação simboliza a importância de lembrar quem partiu cedo demais muitas vezes de forma violenta, e reforça que suas histórias e lutas não foram esquecidas.

“Infelizmente, o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo. Essa homenagem é uma forma de dizer que eles continuam vivos em nossa memória e que seguimos lutando por justiça e igualdade”, destacam os organizadores.

Além das vítimas, a cerimônia também vai celebrar pessoas pioneiras da comunidade em Guaíra, que abriram caminhos e acolheram tantas outras em tempos de muito menos aceitação.
“É um ato de respeito e reconhecimento a quem fomentou cultura, ativismo e pertencimento quando tudo era ainda mais difícil”, completa a organização.

Os homenageados confirmados são:

Anilton Lima (in memorian)

Claudinei Ferreira Tosta (in memorian)

Jennifer Luiza Argman (in memorian)

Sidnei Santos

Marcella Souza, uma das primeiras mulheres trans reconhecidas na cidade. Confira a programação da semana

21/10 – Arte e Expressão

Local: CAPS 1
Exposição Olhares da Diversidade, com curadoria de Marcos Ferreira, reúne fotos, artes visuais e relatos da comunidade LGBTQIAPN+ de Guaíra. A exposição segue aberta até o dia 24 de outubro.
O dia ainda contará com oficina criativa de maquiagem artística e customização de roupas com Vicky Viana, além do Concurso de Redação com o tema “Comunicação Não Violenta (sobre bullying)”.

22/10 – Memória e Resistência

Local: Câmara Municipal
Sessão solene em homenagem às vítimas e pioneiros da comunidade, com entrega de placas e reconhecimento público.

23/10 – Saúde e Cuidado

Local: Núcleo Família
Ação voltada à saúde integral da comunidade, com palestras, prevenção de ISTs, harmonização segura e acolhimento. Convidados: Luana Santos, Débora Teixeira, Márcio (CAPS 1) e Miss Earth Maria Fernanda Izidoro.

25/10 – Sarau da Diversidade (Encerramento)

Local: Lago Maraca
Uma grande celebração com danças, poesia, performances e shows de artistas LGBTQIAPN+, além de espaço aberto para talentos locais. A Semana da Diversidade é uma conquista coletiva e um lembrete poderoso de que resistir é um ato de amor.
Depois de séculos de silêncio e invisibilidade, a comunidade LGBTQIAPN+ de Guaíra hoje ocupa seu espaço com orgulho, transformando cores em símbolos de luta, união e esperança.