Mais que um Chatbot, o ‘One’ atua como Co-criador em RH, Finanças e Operações, garantindo dados verificados e conformidade com leis de privacidade

A Factorial, HR Tech global especializada em soluções para Recursos Humanos e Departamento Pessoal, acaba de lançar o One, seu agente de Inteligência Artificial projetado para transformar a gestão empresarial na Europa e mudar o jogo no Brasil.
O One é o primeiro agente de IA empresarial que atua como um colega de trabalho digital e inteligente. Ele opera em funções críticas, como aquisição de talentos, análise de pessoas e negócios, e gestão de despesas. Seu diferencial é garantir informações verificadas, baseando todas as decisões em dados reais e assegurando conformidade com regulamentações globais, reforçando a segurança e transparência necessárias para o mercado brasileiro.
Mais do que um simples chatbot, a ferramenta funciona como um co-criador, gerando avaliações, resumos e documentos. Na prática, isso libera tempo de alto valor para que líderes tomem decisões mais assertivas e rápidas.
O lançamento aconteceu durante o evento Factorial Next: AI Edition 2025 em Barcelona, transmitido ao vivo para milhares de empresas globalmente. O evento demonstrou o potencial do agente de IA para revolucionar a forma como as empresas gerenciam operações, do recrutamento e planejamento de turnos à gestão de despesas e geração de relatórios.
Parceria estratégica na gestão
Durante a apresentação, Jordi Romero, CEO global da Factorial, destacou o potencial do One: “Ninguém conhece seu trabalho melhor do que você. É por isso que o One foi projetado para ser seu parceiro: ele assume grande parte da sua carga de trabalho administrativa como gestor e fornece dados cruciais sobre sua equipe para que você possa se tornar um líder melhor.”
Diferente de assistentes genéricos, o One tem a capacidade de compreender a estrutura, dados e fluxos de trabalho de cada empresa, colaborando com todas as equipes para automatizar processos, agilizar decisões e multiplicar o impacto organizacional.
O One foi criado para ajudar empresas brasileiras a integrar a IA de forma segura e estratégica, liberando o RH de tarefas operacionais e da complexidade de contextualizar outras IAs para resolver desafios internos. É um aliado essencial para a tomada de decisões baseadas em dados reais, permitindo que o foco da empresa permaneça no que realmente importa: as pessoas”, comenta Renan Conde, CEO Brasil da Factorial.
Seu valor se estende à co-criação, com a geração de avaliações de desempenho, resumos de reuniões, construção de fluxos de trabalho e elaboração de documentos corporativos. Carmen Madrazo, Head de Product Marketing da Factorial, reforça o conceito: “Diferentemente de outros agentes, o One não apenas dá respostas: ele trabalha com você. Ele cuida dos primeiros 80%, permitindo que você se concentre em aperfeiçoar os 20% finais. Isso é fundamental, pois libera tempo de alto valor e garante que as pessoas dediquem sua energia ao que realmente impulsiona o negócio.”
IA de alto impacto e confiabilidade
Embora as empresas reconheçam o valor da inteligência artificial, um estudo recente da Factorial mostra que a aplicação eficaz ainda é um desafio. Neste cenário, agentes inteligentes como o One se integram a áreas centrais (RH, Finanças e Operações) para fornecer suporte estratégico tangível. Essas soluções possibilitam desde a gestão de documentos e aquisição de talentos até a automação de turnos e geração instantânea de relatórios, incorporando até mesmo videochamadas 1:1 com suporte de IA.
A confiabilidade e a transparência são fatores essenciais. O One atende a essa demanda combinando precisão, conformidade regulatória e transparência, fortalecendo a confiança das empresas na inteligência artificial.
Com o lançamento dessa nova ferramenta, a Factorial reforça sua posição IA first, consolidando sua missão de multiplicar o potencial organizacional por meio da tecnologia.
Sobre a Factorial
A Factorial é uma startup unicórnio desenvolvedora de software para gestão e centralização de processos de RH e DP. A HRTech foi fundada em 2016 por Jordi Romero e Bernat Farrero, e está sediada em Barcelona e atua em outros 8 países: França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. Chegou ao Brasil em 2022, com um aporte superior a US$80 milhões obtido em uma rodada de financiamento série B liderada pela Tiger Global Management e poucos meses depois, se tornou unicórnio, com a captação de US$120 milhões de um aporte Série C. Com mais de 80 mil empresas atendidas, entre elas, Play9, LiveMode, Maple Bear, OBoticario, Unimed, Rock World (Rock in Rio, Lollapalooza, The Town), Grupo Bramam, Agrotools, a Factorial digitaliza atividades de RH e DP para otimização de tempo, redução de custos e atribuição ao que mais importa: as pessoas.
Continue lendo no Guaíra News

Inteligência artificial na gestão: como PMEs podem usar tecnologia acessível para prever gargalos e manter operação saudável

USP lança MBA em Direito e Tecnologia para preparar profissionais para o cenário da Inteligência Artificial

Deepfakes e IA: como a educação prepara cidadãos para o uso ético da tecnologia

O que faz uma inteligência artificial ter propósito no setor público?

ChatGPT vira plataforma de apps: o que a nova revolução da OpenAI revela sobre o futuro da inteligência artificial, da educação e do trabalho

