Pular para o conteúdo

Quebrou? O que fazer para resolver imprevistos

Quando imprevistos acontecem dentro de casa, algumas dicas podem ajudar a resolver sem grandes problemas

Créditos: LENblR/iStock

Imprevistos acontecem e, às vezes, algumas coisas dentro de casa podem quebrar. Mas isso não é motivo para desespero. Pelo contrário, existem diversas formas de lidar com essas questões sem precisar gastar muito ou demandar a ajuda de algum profissional.

Seja um vazamento inesperado, uma prateleira quebrada, um chuveiro pingando ou uma tomada que não funciona mais, todas essas questões aparecem em vários lares, uma hora ou outra. Existem maneiras de que esses imprevistos sejam resolvidos sem problemas e de forma segura acima de tudo.

A primeira regra para esse tipo de concerto é avaliar e entender o nível do problema em si. Questões elétricas e hidráulicas mais complexas, por exemplo, exigem a presença de um profissional habilitado, porém, isso não se faz necessário quando se fala de pequenos reparos.

Basta seguir as orientações básicas. Desligar a energia ou registros, quando envolve luz ou água, usar equipamentos de proteção e consultar tutoriais de fontes confiáveis são os primeiros passos a serem seguidos antes de tomar qualquer ação.

Existem sites e manuais online que ajudam e ensinam a fazer estes pequenos reparos, quando eles se fazem necessários.

Quando o improviso não basta: ferramentas à mão

Muitas vezes, é um parafuso que precisa ser apertado. Alguns desses ajustes pedem ferramentas específicas. Mas acontece de não ter, por exemplo, uma parafusadeira à mão. Muitas ferramentas são utilizadas, inclusive, poucas vezes, somente nesses casos mais específicos. A solução para isso pode surgir com aluguel de ferramentas manuais.

Para quem vive em apartamento e lugares menores, investir no aluguel de ferramentas manuais quando necessário pode ser uma opção para esses pequenos reparos e imprevistos que surgem.

Ter em mente uma pequena lista do que é necessário, como o tipo de parafuso o

u o martelo que será utilizado, pode ajudar na praticidade e na resolução de forma efetiva. 

Cuidar da casa é também cuidar do bem-estar

Resolver esses pequenos imprevistos sem precisar de uma mão de obra extra é uma forma nítida de economia. Dessa forma, a pessoa consegue seguir adiante e evitar que danos simples se tornem problemas maiores.

Usando as ferramentas certas e sabendo como lidar nesses casos, o lar se torna mais confortável e seguro acima de tudo. Assim, a pessoa consegue manter o lugar funcional, além de identificar e reparar problemas que no futuro possam trazem uma preocupação maior ou se tornarem problemas maiores. É uma forma de não cuidar somente da casa, mas também das pessoas que vivem nela.