Pular para o conteúdo

Jaguatirica órfã resgatada pela GCM será reabilitada no CETRAS de Ribeirão Preto

Estabilizado no Zoológico de Guaíra, o único em 100 km apto a este primeiro atendimento, o animal será reabilitado no CETRAS de Ribeirão Preto

Jaguatirica órfã resgatada pela GCM será reabilitada no CETRAS de Ribeirão Preto

Em uma delicada operação de resgate de fauna, autoridades municipais salvaram um filhote de jaguatirica macho encontrado sozinho e vulnerável nas margens da rodovia. O animal filhote agora está em uma jornada médica especializada após ser separado de sua mãe e irmãos.

O incidente começou quando a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil foram acionadas para comparecer nas imediações de um silo, às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). No local, os agentes localizaram o filhote desorientado. Sem sinais da jaguatirica adulta, eles capturaram o animal com segurança e o transportaram para o Zoológico Joaquim Garcia Franco, em Guaíra — a única instituição em um raio de 100 quilômetros capacitada a receber animais silvestres em situação de risco ou apreendidos.

De acordo com a bióloga do zoológico, Ana Paula Chaves, o filhote chegou em mau estado. “Ela não estava bem, apresentava hipotermia, diarreia e uma lesão em um dos membros”, declarou.

A equipe veterinária do zoo prestou os cuidados críticos para estabilizá-la. Agora em estado estável, a jaguatirica será transferida para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Ribeirão Preto para realizar diagnósticos mais avançados e tratamento de longo prazo.

O CETRAS é um centro municipal especializado que socorre, trata e reabilita animais silvestres — vítimas de acidentes, tráfico, doenças ou incêndios — com o objetivo final de devolvê-los ao habitat natural. Este cuidado especializado dá à jaguatirica órfã sua melhor chance de um futuro de volta à natureza.