Pular para o conteúdo

Como harmonizar vinhos com lanches e petiscos do Carnaval?

Sommelière da Wine dá dicas de combinações leves e saborosas para acompanhar a folia

Como harmonizar vinhos com lanches e petiscos do Carnaval?

Do sofá de casa aos bloquinhos de rua, o Carnaval brasileiro é tão diverso quanto a sua gastronomia. Entre um samba e outro, espetinhos, sanduíches e petiscos fritos dominam a cena — e a harmonização pode ir muito além da cerveja e dos drinks.

Enquanto alguns preferem aproveitar a folia em casa, viajar para um destino mais tranquilo ou reunir amigos e família, outros escolhem clubes, blocos de rua ou os desfiles das escolas de samba no sambódromo. Em qualquer um desses cenários, há um elemento indispensável: comida prática, saborosa e fácil de encontrar. “Ao contrário do que muitos imaginam, esses petiscos das festas de Carnaval podem ser muito bem acompanhados por vinhos leves, refrescantes e versáteis, elevando a experiência gastronômica da folia”, observa Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Para ela, o segredo está em respeitar o clima e a intensidade dos pratos. “No Carnaval, o ideal é apostar em vinhos com boa acidez, frescor e taninos mais suaves. Eles ajudam a limpar o paladar, acompanham a gordura dos lanches e não cansam ao longo do dia, mesmo com o calor”, explica. De modo geral, ela acrescenta que rosés, espumantes e tintos leves tendem a ser escolhas mais certeiras para esse tipo de consumo informal.

Vinho rosé com espetinhos variados

Fácil de encontrar em todos os cantos do Brasil, os espetinhos são bem variados, trazendo carnes, frango, linguiça, bacon, legumes, queijo e até frutos do mar, como camarão. Para harmonizar essa grande variedade de sabores, é possível apostar em um vinho rosé que tem estrutura, boa acidez e ainda traz agradável frescor, o que é ótimo nos dias quentes de Carnaval.

O Kaipu Rosé 2023, vinho brasileiro produzido na Campanha Gaúcha, Rio Grande do Sul, é uma boa indicação para essa harmonização versátil. A breve passagem por carvalho agregou uma maior estrutura ao vinho, harmonizando muito bem com espetinhos à base de carne, mas sem perder a leveza e frescor, conseguindo acompanhar muito bem opções mais leves, como queijo e camarão.

COMPRE AQUI

Tinto leve e sanduíche X-tudo

Outra coisa muito comum nos food trucks, sempre presentes em eventos de rua, são as variações de X-tudo e lanches prensados, opções bem ao estilo brasileiro. À base de pão macio, a combinação de recheios é bastante variada, podendo ter carne ou linguiça, queijo, salada, bacon, presunto, ovo, milho e até batata palha.

Tintos leves, frutados, com taninos baixos a médios e acidez elevada são as melhores escolhas para esses tipos de sanduíches. A recomendação é dar preferência aos tintos mais jovens, leves, frutados, com taninos macios e maior acidez, para limpar a gordura que fica no paladar.

Um exemplar que se encaixa bem nessa descrição é o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2024, que é um vinho com paladar elegante, com taninos macios e bem integrados, que revelam camadas frutadas e especiarias que vão complementar a harmonização.

COMPRE AQUI

Rosé espanhol com cachorro-quente

O cachorro-quente é outro queridinho entre os lanches de Carnaval. Servido com muitos elementos, traz um grande mix de sabores e texturas. Para harmonizar, mais uma vez, o rosé se comporta como um curinga para equilibrar tantos sabores.

Uma boa indicação para acompanhar é o espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Rosado 2024, exemplar super aromático com notas de frutas vermelhas como framboesa e cereja, toque de rosas e pimenta rosa, e paladar delicado, vibrante e super refrescante, que além de combinar com um cachorro-quente, é super refrescante quando consumido refrigerado em dias de calor.

COMPRE AQUI

Vinho branco e frituras

Já nos bares e botecos não faltam os quitutes tradicionais fritos, como coxinha, batata ou mandioca frita, acarajé, salgado de presunto e queijo e tantos outros. Todos estes têm algo em comum: a gordura. Logo, é preciso selecionar um vinho de acidez vibrante para ajudar a limpar o paladar, e os vinhos brancos são excelentes para essas harmonizações.

Vinhos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc, Riesling, Chenin Blanc, Alvarinho e Loureiro tendem a ter acidez elevada, consistindo em boas opções. Uma indicação muito saborosa para acompanhar os petiscos fritos é o sul-africano Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2024. Super aromático e com notas cítricas de pêssego, maçã, abacaxi e toque floral, esse vinho tem paladar cremoso e vibrante, além de acidez crocante e ser muito refrescante.

COMPRE AQUI

Pastéis com espumante

Fácil de encontrar, os pastéis fritos são uma paixão nacional. Com os mais variados recheios, você pode colocar diferentes tipos de molhos e até acrescentar uma salada de repolho ou vinagrete.

Mais uma vez, o vinho rosé reina na versatilidade de harmonização, mas, dessa vez, a sugestão é apostar num espumante, que trará um frescor exuberante e uma acidez vibrante, ótima para limpar a untuosidade que fica no paladar por conta da fritura, como o Espumante Maraví Rosé Brut.

Feito com as uvas Garnacha (75%) e Chenin Blanc (25%), este rótulo foi elaborado pelo Método Charmat com uvas colhidas no Vale do São Francisco/BA, bem brasileiro como o Carnaval. Com breve contato com as borras para ganhar complexidade, volume e cremosidade e deixar a experiência ainda mais vibrante e saborosa, é um espumante que recebeu Medalha de Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro 2025.

COMPRE AQUI

 

Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 13 lojas físicas no Brasil. São duas unidades na capital paulista, uma no Rio de Janeiro e 10 em cidades como Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”. Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo número 1 de vinhos no Brasil.