Pular para o conteúdo

Programação da Rede Globo/EPTV para o período de 11 a 17 de Julho de 2015

+MAIS CAMINHOS

O+Mais Caminhos deste sábado (11) está na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Pedro Leonardo e Aline Lima apresentam o programa do Horto Florestal da cidade. Uma atração para os moradores e visitantes do município, que buscam um espaço para a prática de exercícios e contato com a natureza.

O quadro Segredos da Cozinha conta com a participação de uma estrela. Quem ensina o prato da vez é o Grevão, Wellington Greve, baterista da banda Rosa de Saron, que deixou o palco um pouco de lado para mostrar seu talento na cozinha no preparo do Fetuccine de Legumes.

Você costura ou conhece alguém que esbanja habilidade com linhas e agulhas? Pois é, a repórter Edlaine Garcia vai mostrar tudo sobre esta prática que para muitos é ofício e fonte de renda, e para outros é hobby e terapia. Dominar a máquina e usá-la com criatividade são os maiores desafios.

O quadro Vida Que Inspira deste sábado (11) vem para emocionar com um exemplo de vida. Pedro Leonardo vai até um bairro carente da cidade de Campinas conhecer o Nelson de Souza, que fundou um projeto para ajudar jovens em situação de risco do seu bairro. Ele cresceu lá e resolveu combater a falta de oportunidades que teve quando era pequeno.

Mazinho Quevedo vai até a cidade de Cajuru conferir a história de uma jovem de 14 anos que canta e toca violão. É ela a personagem do quadro Raízes de Família deste sábado (11), que vem para mostrar seu talento na companhia do violeiro do +Mais Caminhos.

E para encerrar o programa, Pedro Leonardo e Aline Lima batem um papo com o cantor Hugo Pena, da antiga dupla Hugo Pena & Gabriel. A conversa na casa do artista ganha sabor com um belo churrasco. E é assim que ele conta suas histórias de vida e carreira, e também seus hobbies exclusivos para o +Mais Caminhos.  No +Mais Caminhos, sábado, às 08h00 da manhã.

TERRA DA GENTE

O Terra da Gente voa de paraglider na cidade que mora dentro de um vulcão

Equipe vai a Águas da Prata (SP) para mostrar a geografia que surpreende e a história que fascina. Nos rios, pirararas e tatu nadador.

OTerra da Gente de sábado (11/7) vai a Águas da Prata, um dos 11 municípios considerados estâncias hidrominerais do estado de São Paulo. Na cidade que cresceu em torno das fontes de saúde, a equipe chega ao topo de uma bela cachoeira para descer de rapel. Por trilhas, os repórteres encontram uma guarnição de pedras que serviu de abrigo e esconderijo para munições durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Se a história fascina, a geografia surpreende ao revelar que Águas da Prata está dentro de um vulcão. E o programa chega ao topo da montanha. Do Pico do Gavião, o repórter Marcelo Ferri salta de paraglider para mostrar uma paisagem sem igual. Mas a aventura não termina no céu. Em terra firme, a equipe ouve atentamente histórias (reais) de onça. No quadro Você no TG, avô, pai e filho foram pescar, mas acabaram flagrando um tatu atravessando o rio a nado. Por falar em pescaria, o Terra da Gente reúne torcedores de times diferentes de futebol em torno da pesca de pirararas no rio Araguaia. Na Hora do Rancho, um pintado na brasa preparado às margens do rio Piracicaba. Os ipês compõem uma pintura na paisagem urbana e o TG compartilha a beleza. O Terra da Gente vai ao ar aos sábados, às 14h00, logo depois do Jornal Hoje.

GLOBO REPÓRTER

O Globo Repórter investiga os segredos do espaço nesta sexta-feira

 

Você embarcaria numa viagem pelo espaço? O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 10, mergulha nos segredos da galáxia, uma viagem ao mundo desconhecido. Brasileiros que são fascinados pelo universo contam suas histórias e ligações com seres extraterrestres. A aventura rumo a Marte e ao espaço sideral e os mistérios de Quixadá, onde a população costuma ver discos voadores rondando a cidade, são os destaques do programa.

 

Entre tantas histórias instigantes, o caso de Sandra, única brasileira selecionada para a primeira expedição ao planeta Marte. Ela conta como se prepara física e psicologicamente para fazer a viagem. “Estou realizando um sonho de vida”, afirma. Uma das preocupações dos cientistas é o que esse tipo de viagem – percorrer cerca de 226 milhões de quilômetros em nove meses – pode provocar no cérebro humano.

 

Além da viagem ao planeta vermelho, o ‘Globo Repórter’ conhece a história de Pedro, que foi escolhido para ir ao primeiro voo civil ao espaço sideral. Ele é universitário em Brasília e faz estágio na Agência Nacional Espacial, o que o motivou a se inscrever no concurso, eliminando mais de cem mil candidatos. “Minha mãe não acreditou quando liguei e contei que ia viajar para o espaço”, comemora Pedro. A corrida é um dos treinamentos do rapaz para a nova aventura.

 

E quais são os mistérios de Quixadá? Uma cidade universitária, no interior do Ceará, guarda uma coleção de segredos. Histórias impressionantes são contadas através de depoimentos de moradores sobre as visitas de discos voadores. Além de registro das conversas com extraterrestres, eles contam que viajaram em naves alienígenas. A equipe do programa também acompanha uma vigília de observadores nas rochas da cidade e volta cheia de surpresas.

 

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 10, depois de ‘Babilônia’.

ESTRELAS

Angélica estreia temporada de inverno do Estrelas no Pantanal

 

Região de inúmeras belezas naturais e considerada patrimônio da humanidade, o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é o local escolhido para a temporada de inverno do ‘Estrelas’, que estreia neste sábado, dia 11. Para explorar as maravilhas do lugar, Angélica recebe um time de convidados especiais. Abrindo a série, Glória Maria é chamada a fazer um safári no Refúgio Ecológico Caiman. Viajante por paixão e profissão, a jornalista, que já foi outras três vezes ao Pantanal, conta que ainda se admira toda vez que volta: “É um lugar que você conhece, mas sempre tem coisas para descobrir. É de uma diversidade e uma beleza que, não importa quantas vezes você visite, não se esgota nunca. Cada dia é um Pantanal novo”.

 

Ao lado do guia, as duas passeiam de binóculos, observando os animais que surgem pelo caminho e descobrindo um pouco mais sobre a diversidade de espécies. “Eu acordei ouvindo pássaros. O meu despertador não foi o barulho do celular, foram os tuiuiús, as araras. O ar tem uma qualidade que você respira e diz: estou em liberdade! Acho que a sensação que você tem quando desperta aqui é a de que pode ser livre”, define a jornalista. Ao final do safári, Angélica ainda propõe uma brincadeira para que Glória simule uma chamada do ‘Globo Repórter’ próxima a um lago repleto de jacaré. A repórter prontamente cumpre o desafio, arrancando gargalhadas da apresentadora e da equipe. “Estou achando maravilhoso. Tenho que dizer obrigada. Há anos não vinha aqui, e a memória da gente é cruel. Você esquece a beleza, a grandiosidade, a paz. Você me fez recuperar uma coisa que eu nem sabia que ainda existia dentro de mim: essa necessidade de tranquilidade, de desacelerar e observar”, agradece Glória Maria a Angélica.

 

E, nesse clima agradável, o programa continua com a dupla João Neto e Frederico. Os sertanejos participam de uma cavalgada musical e mostram que têm jeito para a coisa. Sempre com a viola em punho, eles contam um pouco da relação deles com o Interior. João Neto conta que, se pudesse, morava no campo. “É bom demais. Tranquilidade, silêncio. Você fica um, dois dias sem pegar no celular. Volto para casa renovado”, afirma. No ‘Estrelas’, eles ainda falam sobre a carreira e cantam seus sucessos.

 

Também no programa os chefs Janaína e Jefferson Rueda preparam uma galinhada com arroz tostado e ensinam a receita inspirada em um prato pantaneiro. Ao lado da apresentadora, Janaína conta que recebeu do marido, Jefferson, o apelido de Dona Onça, em função do temperamento, e o codinome até combina com o local. “Ela é um doce!”, brinca ele, que escuta da amada que só é brava de vez em quando. Com a comida pronta, Glória Maria e João Neto e Frederico se juntam a eles para almoçar e participar da conversa.

 

O ‘Estrelas’ tem direção geral de Jorge Espírito Santo e redação final de Karla Rafea. A atração vai ao ar aos sábados, logo após o ‘Terra da Gente’.

CALDEIRÃO DO HUCK

Luciano Huck estreia edição comemorativa do Soletrando neste sábado

 

Um dos quadros de maior sucesso no ‘Caldeirão’, o ‘Soletrando’ volta ao programa em edição especial a partir deste sábado, dia 11. Em comemoração aos 15 anos da atração, o quadro, que ficou no ar durante seis anos, de 2007 a 2012, tem o nome de ‘Duelo dos Campeões’ e traz cinco vencedores de edições passadas, além de três novos alunos que se destacaram em suas escolas por todo o Brasil nos últimos anos. Luciano Huck comanda a competição ao lado do professor Sérgio Nogueira, que segue como jurado e conta com a companhia do humorista Claudio Manuel na tarefa de avaliar os participantes ao longo dos sete episódios. Na estreia, se enfrentam o vencedor da primeira temporada, Aurélio Póvoa, de Goianésia, e Yasmin Esswein, de Porto Alegre, ganhadora da última edição. O ‘Duelo dos Campeões’ homenageia o escritor Mario de Andrade, e o campeão ganha o prêmio de R$ 50 mil.

 

A tarde segue no clima de disputa e diversão. A atriz Sophia Abrahão e o ator Jonatas Faro participam do ‘Acerte o Desenho’ e formam duplas com competidores que se inscrevem pelo site do programa. Os artistas se enfrentam desenhando e tentando acertar os traços dos parceiros e sai campeã a dupla que mostrar maior entrosamento e habilidade ao longo da brincadeira.

 

Ainda no programa, Huck apresenta mais um episódio do ‘Quinquilharias’, que sai em busca de acumuladores por todo o Brasil. Desta vez, o quadro conta a história do colecionador Rogério Marques, dono do Mercado Surpresa, em Campinas, que vende os mais variados objetos antigos. Casado há oito anos, o comerciante nunca tirou férias e gostaria muito de viajar em lua de mel com a esposa Cristiane para a Europa. Para realizar o sonho, ele aceita abrir mão de algumas peças, que são leiloadas no palco para um grupo de antiquaristas. Durante a captura, Luciano encontra entre as antiguidades um objeto de muito valor sentimental para ele e, no palco, prepara uma surpresa para o público.

 

O ‘Caldeirão do Huck’ vai ao ar aos sábados, logo após o ‘Estrelas’. O programa tem direção geral de Hélio Vargas.

 

ZORRA TOTAL

Cantada velha vira piada nova no Zorra deste sábado

 

A velha cantada do telefone do cachorrinho pode estar com os dias contados. No ‘Zorra’ deste sábado, dia 11, Angela (Isabella Camero) passeia pelas ruas com o seu animal de estimação quando é abordada por Eduardo (George Sauma) com a perguntinha infame. Na era da comunicação rápida e do uso excessivo das redes sociais, ela prontamente passa os contatos de pelo menos quatro perfis do cãozinho, que curte mesmo um bom papo por mensagens no celular.

 

Taxista costuma ser um bom ouvinte das histórias dos passageiros. Em outra esquete do programa, Bruno (Bernardo Schlegel) encontra no carro de Waldir (Rodrigo Sant´anna) um próprio consultório de psicanálise. Com direito a bonequinho de Freud no painel do carro e banco inclinado no estilo divã, o cliente dita seu trajeto e logo é surpreendido pelo motorista com perguntas sobre questões de família. Respondendo às questões, o rapaz escuta as orientações do moço e se sente melhor com o desabafo. Ao final da corrida, eles agendam uma nova “consulta” no mesmo ponto e horário.

 

A ciência avança, mas alguns mistérios da humanidade permanecem. No humorístico, o cientista Vinícius (Antonio Fragoso) observa atentamente o microscópio. Já é de madrugada e sua assistente, Angela (Cristiana Pompeo), entra na sala para saber até que horas o chefe vai ficar. Com o aparelho mostrando diversos bonequinhos estilo “Wally” escondidos, ele revela que está prestes a achar o que procura.

ALTAS HORAS

‘Altas Horas’ reúne salto alto, futebol e homenagem a Cazuza neste sábado

 

Ainda na noite, Daniel Alves recebe uma surpresa de Neymar

 

No ‘Altas Horas’ deste sábado, dia 11, Serginho Groisman prepara uma surpresa para o jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves. Pelo telão, Neymar manda um recado para o “irmãozão”, como os dois se chamam. Neymar conta das férias no Brasil, do trabalho social no instituto que leva seu nome e revela que seu colega de campo do Barcelona faz sucesso, dentro e fora dos campos, com seu estilo de se vestir. Daniel se diverte e entrega: “Neymar é bastante ciumento em relação à Rafa”, se referindo à irmã do amigo, que também aparece no vídeo.

 

Outro convidado do programa, o ator Rainer Cadete, que interpreta o booker Visky em ‘Verdades Secretas’, mostra para a plateia de Serginho como aprendeu a usar salto alto com o personagem e dança, de cima do salto, uma música clássica na companhia de Mariana Campos, bailarina do Teatro Bolshoi em Moscou. O resultado é uma divertida e inesperada experiência entre os convidados.

 

Leoni e Paulo Miklos relembram os 25 anos de morte de Cazuza e fazem uma homenagem ao cantor. Leoni, que compôs “Exagerado”, um dos maiores sucessos de Cazuza, elogia a qualidade poética das letras do músico. O ator Marcius Melhem, a atriz Miá Mello, o cantor Fiuk, a dupla Victor & Leo e a sexóloga Laura Müller também participam da arena do ‘Altas Horas’.

 

O ‘Altas Horas’ vai ao ar aos sábados, após o ‘Zorra’.

ESQUENTA

Chitãozinho e Xororó são  jurados do Esquentanejo deste domingo

 

Especialistas no assunto, Chitãozinho e Xororó participam como jurados do ‘Esquentanejo’ deste domingo, dia 12. A dupla que tem mais de 40 anos de carreira, assiste aos três candidatos e avalia os cantores a cada apresentação. O concurso, que pretende revelar talentos musicais ainda desconhecidos, traz, na segunda disputa, participantes de diversas regiões: Jéssica e Jennifer, de Itapetininga, São Paulo; Douglas e Ana Paula, de Marechal Candido Rondon e Assis Chateaubriand, no Paraná; e Igor e Pedro, de Canarana, no Mato Grosso.

 

O júri da competição conta ainda com o rapper paulistano Projota. O cantor revela ter entre as influências musicais grandes nomes da música sertaneja, como Milionário e José Rico, que costumava ouvir aos domingos com o seu pai. Na atração, ele também canta seus sucessos “O Homem que Não Tinha Nada” e “Elas Gostam Assim”. Além dos convidados, os concorrentes do ‘Esquentanejo’ são avaliados pela plateia e pelos integrantes da roda de samba do programa.

 

Inspirado nos shows dos sertanejos, que utilizam as principais tecnologias do mercado, o cenário do ‘Esquenta!’ tem painéis de LED por todos os lados e um palco elevado que conferem um espetáculo à parte para a competição. Surpreendendo a todos, Chitãozinho e Xororó contam à Regina Casé que foram uma das primeiras duplas a usarem toda essa infraestrutura e que tiveram a ideia a partir de um show da banda Yes que viram em um festival de rock, há 30 anos.

 

A apresentadora recebe ainda três casais que fizeram a cerimônia de casamento no estilo country, com marcha nupcial ao som da sanfona e alianças em formato de cinto, além do figurino nada tradicional dos noivos.

 

O ‘Esquenta!’ vai ao ar aos domingos, logo após o ‘Esporte Espetacular’. O programa tem criação de Regina Casé e Hermano Vianna, direção geral de Monica Almeida, direção de Daniela Gleiser e redação final de Paula Miller e Gustavo Nogueira.

FUTEBOL

Globo exibe o Brasileirão neste domingo

 

Neste domingo, dia 12, a Globo transmite para todo o país o clássico entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã. O time rubro-negro ganhou fôlego na tabela e se distanciou da zona de rebaixamento após a vitória por 2 a 1 contra o Internacional, na última rodada. O próximo jogo será o primeiro confronto entre o recém-contratado Paolo Guerreiro e seu antigo clube, que o considerava como ídolo. Depois de duas vitórias seguidas, o Timão ainda não entrou para o G-4, mas segue encostado no grupo, agora com 20 pontos, em 5º lugar. Cleber Machado comanda a narração do jogo, ao lado dos comentaristas Walter Casagrande e Leonardo Gaciba e dos repórteres André Gallindo e Mauro Naves. Para a transmissão da partida, a Globo conta com uma tecnologia especial da câmara que traz para o público uma visão 360 graus de cada lance.

 

O Brasileirão vai ao ar aos domingos após ‘Temperatura Máxima’.

DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Neste domingo conheça das semi-finalistas do concurso Bailarina do Faustão

 

 Depois de cinco semanas de eliminatórias, o público vai finalmente conhecer as semi-finalistas do concurso ‘Bailarina do Faustão’. O suspense termina neste domingo, dia 12, quando o ‘Domingão’ recebe as cinco madrinhas e as 60 candidatas para anunciar as escolhidas pelos espectadores, por meio do GShow.

Passam para a próxima fase as duas candidatas mais votadas de cada uma das cinco madrinhas. Das outras 50 restantes,    o público ainda  seleciona mais duas, totalizando  12 candidatas ao final para a próxima etapa.

 Para o concurso, as madrinhas Carol Nakamura, Mirella Santos, Ivonete Liberato, Carla Prata e Luiza Módulo visitaram 15 estados brasileiros e, entre 10 mil inscritas, selecionaram as 12 componentes de seus times. No final do ‘Bailarina do Faustão’, o grande prêmio: três bailarinas irão integrar o tão concorrido balé do ‘Domingão do Faustão’. 

Apresentado por Fausto Silva, o ‘Domingão do Faustão’ tem direção geral de Jayme Praça. 

TAPAS & BEIJOS

Fátima e Sueli, as trabalhadoras de Copacabana

 Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão), que até pouco tempo eram donas do próprio negócio, vão lembrar como pode ser difícil a vida de trabalhador, no episódio de ‘Tapas & Beijos’ da próxima terça-feira, dia 14. Para Fafá, o complicado é conciliar o horário do expediente com as necessidades pessoais, como a repaginada no visual e os tratamentos de beleza. Para conseguir uma liberação do trabalho e fazer valer a cobertura top do plano de saúde da loja Djalma Noivas, vale até insinuar aos chefes uma doença e dizer que precisa de acompanhamento de um especialista. Armane (Vladimir Brichta), ao escutar a conversa da ex-namorada com Djalma (Otávio Muller), fica preocupado com o quadro dela e a segue numa consulta, sem imaginar que a especialidade do tal médico é em estética.  

 

Enquanto a amiga aproveita os tratamentos de beleza, Sueli percorre Copacabana com uma pastinha de currículo atrás de emprego. Com ajuda de Tijolo (Orã Figueiredo), ela consegue uma vaga de recepcionista no Hotel Bariloche. O grande problema da função será se deparar com alguns casais que se encontram às escuras no lugar, como Jurandir (Érico Brás) e Lucilene (Natália Lage).

 

‘Tapas & Beijos’ tem redação final de Cláudio Lisboa e Nilton Braga e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. O seriado é exibido às terças-feiras, logo após ‘Babilônia’.

ALÉM DO TEMPO

 

Eles não se conhecem, nunca se viram antes. Vivem realidades distintas, mas estão predestinados a caminhar juntos. No momento em que se olham pela primeira vez são tomados por uma emoção forte e inexplicável, um sentimento ao mesmo tempo desconhecido e familiar. Um encontro que vai mudar o rumo de suas vidas.

 

Em ‘Além do Tempo’, a próxima novela das seis, a autora Elizabeth Jhin nos leva ao século XIX para acompanhar a saga de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Eles não sabem, mas nasceram um para o outro e há muitas passagens por aqui vêm tentando viver juntos o verdadeiro sentido da felicidade, de amar e de ser amado.

 

Felipe é membro de uma família nobre e está prestes a se casar com Melissa (Paolla Oliveira). Lívia, de origem humilde, em breve vai voltar para o convento por imposição da mãe, Emília (Ana Beatriz Nogueira). Eles se encontram em Campobello, no sul do país, região que começa a se desenvolver graças à colonização italiana e ao cultivo de uvas. Mas, como num clássico folhetim, o casal vai enfrentar muitos obstáculos e muitas provações.

 

“É uma novela que estou fazendo com muito empenho e muito gosto, acreditando bastante no que ela quer passar. O folhetim sempre atrai as pessoas, mas gostaria de trazer alguma coisa boa para elas, nem que seja um questionamento: o que posso fazer para mudar minha vida?”, diz a autora Elizabeth Jhin. E se fosse possível termos outra chance? Uma nova oportunidade para amar, para “fazer diferente”, para corrigir os erros do passado ou pagar por eles? Será mesmo que cada um colhe o que planta e nada acontece por acaso? São alguns dos questionamentos que a trama deve suscitar.  

 

O amor perdura além do tempo. Cerca de 150 anos depois, acontece um novo encontro entre Lívia (Alinne Moraes), Felipe (Rafael Cardoso) e as pessoas que conviveram com eles no século XIX. Já nos dias atuais, eles não se reconhecem fisicamente e vivem de outra forma. Eles têm nas mãos a oportunidade de se redimir, escrever uma história diferente e acertar as contas com o passado. É a chance de cada um de ter uma nova vida, colhendo o que plantou um dia.

 

Com estreia para o dia 13 de julho, ‘Além do Tempo’ é uma novela de Elizabeth Jhin, com direção de núcleo de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos.

 

Um pouco sobre a vida em Campobello

 

Século XIX, Campobello, sul do Brasil. Nesta pequena e calma cidade do país, vivem algumas famílias humildes e trabalhadores rurais. Com uma paisagem linda e suntuosa, a área é pontuada por casas modestas, pequenos vinhedos e um casarão abandonado, que mais se assemelha a um castelo. É neste pedaço de terra que começa a nossa história – e também onde ‘termina’.

 

Emília (Ana Beatriz Nogueira) mora em Campobello há alguns anos. De origem humilde e disposta a trabalhar, transformou a taberna rústica e simples em sua fonte de renda. No local funciona um pequeno restaurante frequentado por trabalhadores e moradores da cidade. É ali que Emília se ocupa durante a maior parte do dia e tenta esquecer os problemas do passado. Sem vaidades e ambições, sua maior preocupação é dar um futuro digno à única filha, Lívia (Alinne Moraes). E isso inclui impedir a todo custo que ela sofra por amor.

 

Lívia cresceu em um convento. Foi a forma encontrada por Emília de garantir os estudos da filha e afastá-la do “mundo real”. A mãe quer agora que ela termine o noviciado e dedique a vida ao convento. Na flor da idade, Lívia sonha em se apaixonar, casar, ter filhos. Mas é obediente à mãe e respeita a vontade dela.  

 

A saúde frágil de Emília (Ana Beatriz Nogueira) preocupa Lívia (Alinne Moraes), que sabe o quanto a mãe trabalha, mesmo se recuperando de uma pneumonia. Para ajudá-la, a jovem deixa o convento e vai passar uma temporada na taberna. Mas Emília não tem paz enquanto a filha está em Campobello.

 

Linda e meiga, Lívia é a paixão de Pedro (Emílio Dantas), amigo de infância que ela considera como irmão. Ele é filho de Gema (Louise Cardoso), a melhor amiga de Emília, e irmão de Anita (Leticia Persiles), fiel escudeira de Lívia. Apesar da proximidade entre as duas famílias, Emília não quer que a filha se relacione com ninguém. O que ela mais deseja é que Lívia se torne noviça o mais rápido possível e não vai sossegar enquanto isso não acontecer. Só assim, acredita, conseguirá protegê-la de todo o mal do mundo.

 

A notícia que muda tudo

 

Num dia de taberna cheia, enquanto Emília e Lívia se desdobram para cozinhar e servir as mesas, um dos clientes comenta que a família da Condessa Vitória Castellini (Irene Ravache), dona do casarão abandonado, está de volta depois de longos anos fora. A notícia deixa Emília completamente desnorteada. Lívia percebe e pergunta o motivo de tanto nervosismo, mas a mãe desconversa. Para ela, a história do seu passado é triste demais para ser relatada.

 

A novidade corre como um rastilho de pólvora e deixa os habitantes da cidade animados. Apesar dos boatos sobre a personalidade difícil da Condessa Vitória, eles acreditam que o retorno dela trará novas oportunidades de trabalho e uma vida melhor para os moradores da região.

 

O passado obscuro e triste de Emília

 

Emília (Ana Beatriz Nogueira) continua a sofrer calada. Ninguém sabe de sua história e do motivo de estar tão incomodada com o retorno da Condessa Vitória (Irene Ravache) à cidade, nem mesmo Gema (Louise Cardoso), sua melhor amiga. Emília sempre fez questão de esconder o que passou anos, pois foi tudo muito doloroso e pesado para ela. Os ressentimentos daquela época a tornaram uma mulher amarga e fria, bem diferente do que foi na juventude.

 

No passado, Emília (Gabriella Di Grecco/Ana Beatriz Nogueira) trabalhava e vivia com um grupo de saltimbancos que ia de cidade em cidade apresentando espetáculos mambembes. Ela era uma jovem linda, envolvente, e fazia o papel da mocinha disputada. Sempre sorridente, usava um codinome bem apropriado: ‘Allegra’. Em uma apresentação, ela se deparou com o grande amor de sua vida. Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo), filho único da Condessa Vitória (Irene Ravache), que estava na plateia e ficou encantado com a beleza de ‘Allegra’. Os dois se apaixonaram, mas sabiam que enfrentariam a resistência da família tradicional do rapaz, ligada à nobreza italiana.

 

Como era de se esperar, a Condessa Vitória ficou furiosa quando Bernardo levou Emília ao casarão. Ele tinha a esperança que a docilidade e a beleza da moça comovessem Vitória, mas estava equivocado. Emília foi humilhada, mas Bernardo se manteve firme ao lado da amada. Ele saiu de casa com a roupa do corpo e foi morar com ‘Allegra’ em um casebre próximo a Porto Alegre. Mesmo sem dinheiro e lutando com dificuldades para sobreviver, o casal viveu um romance apaixonado. Até que a tragédia aconteceu.

 

A raiva e o desprezo pela relação do filho eram tão intensos que a Condessa Vitória decidiu armar uma arapuca para matar Emília. Com a ajuda do capataz Bento (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos), a Condessa mandou uma carta para a jovem, dizendo que estava disposta a aceitá-la. Mas antes precisavam conversar a sós, sem a presença de Bernardo. Vitória sabia que o filho estaria ausente por alguns dias em busca de emprego e seu plano era que um acidente terrível “acontecesse” com a carruagem no caminho, sem deixar sobreviventes.

 

Apesar de ter sido muito maltratada pela Condessa, Emília acreditou no conteúdo da carta e resolveu ir ao encontro. Afinal, ela queria viver aquele amor de forma plena. Mas Bernardo ficou sabendo do bilhete e decidiu ir no lugar da amada. Ele tinha esperança de abrandar o coração da mãe ao contar que ela seria avó em breve.

 

O plano de Vitória tinha tudo para dar certo, se não fosse a ida de Bernardo no lugar de Emília. Certo de que seu alvo estava dentro da carruagem, Bento provocou um acidente na estrada e Bernardo, para o choque e tristeza de todos, foi dado como morto.

 

Grávida de quatro meses, Emília se exasperou, gritou de horror quando soube do acidente, mas não permitiram sequer que ela se aproximasse do casarão. Quando tentou ter notícias do marido, foi tratada de forma cruel por Bento. A verdade sobre a morte de Bernardo sempre foi uma incógnita para Emília.  Com uma mão na frente e outra atrás, ela não teve outra saída senão seguir com a vida em outra cidade enquanto aguardava o nascimento da filha.

 

Quando soube que a Condessa não morava mais em Campobello, Emília resolveu alugar uma taberna humilde na região. O intuito era ficar perto do túmulo do seu grande amor, aquele que ela nunca esqueceu e com quem viveu os melhores momentos da vida.

 

Durante todos os anos, Emília (Ana Beatriz Nogueira) manteve o passado em segredo. O romance acontecera em outra cidade e as pessoas em Campobello não sabiam da história. Quando Lívia (Alinne Moraes) perguntava sobre o pai, a mãe apenas dizia que era um homem simples e a melhor pessoa que podia ter conhecido. O sofrimento era tanto ao falar sobre isso que a filha, depois de certo tempo, já não insistia para saber mais. ‘Allegra’ – ou Emília – nunca mais tirou o luto e se tornou uma pessoa triste e rancorosa. Já a Condessa Vitória (Irene Ravache), que deixou Campobello algum tempo depois da morte de Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo), nunca mais deu notícias. Para cuidar do casarão em que vivia na cidade, ela contratou Massimo (Luis Melo), um administrador de confiança.

 

Com tudo o que aconteceu, a volta da Condessa Vitória a Campobello representa um verdadeiro fantasma na vida de Emília. Perguntas como ‘qual será o real motivo da volta da Condessa a Campobello?’ e os receios de uma possível vingança rondam a mente dela todo o tempo. Mas o que Emília não imagina é que, junto com a Condessa e todos os ressentimentos do passado, vem também Felipe (Rafael Cardoso), sobrinho-neto de Vitória e por quem Lívia (Alinne Moraes) se apaixonará perdidamente.

 

Uma paixão ‘impossível’

 

Emília (Ana Beatriz Nogueira) está determinada – mais do que nunca – a manter Lívia (Alinne Moraes) distante da Condessa Vitória (Irene Ravache) e de sua família. Apesar de a jovem usar os melhores argumentos para não se tornar noviça, como o sonho de viver um grande amor e ter filhos, Emília é irredutível e exige que ela volte para o convento o quanto antes.

 

Sem saída, Lívia arruma as malas e segue para o convento no dia combinado, apesar da saúde da mãe ainda não estar reestabelecida. Emília chama um cocheiro de confiança para levar a filha, mas ele tem um problema de última hora e Ariel (Michel Melamed) vai em seu lugar. Ariel é uma pessoa do bem, uma espécie de “anjo na terra” que está sempre presente na hora e no lugar certo. E é exatamente no caminho, após um pequeno incidente com seu coche, que Lívia e Felipe (Rafael Cardoso) se encontram. O rapaz está chegando a Campobello a cavalo, acompanhando o coche que leva a Condessa Vitória. Eles se olham encantados e acontece ali um encontro de almas que estão se buscando há muito tempo. É o começo de uma linda história de amor.

 

O conde Felipe vai para Campobello no intuito de ajudar a Condessa com os negócios da família. O rapaz nasceu em “berço de ouro”, recebeu a melhor educação possível e é tratado pela tia-avó Vitória como um verdadeiro príncipe. Viúvo e pai de Alex (Kadu Schons), ele está prestes a se casar com Melissa (Paolla Oliveira), uma jovem lindíssima que chega à cidade com a mãe, Dorotéia (Julia Lemmertz), alguns dias depois. No passado, Dorotéia foi casada com um homem nobre e muito rico. Ele perdeu tudo, mas a família conserva a pompa e a pose da época de riqueza.

 

O encontro entre Lívia e Felipe na estrada muda completamente o rumo de suas vidas. Eles se encantam cada vez mais um pelo outro, mas terão que enfrentar diversos obstáculos para ficar juntos: o noivado dele, o noviciado dela, a diferença social, as divergências entre as famílias e muitos outros acasos do destino.

 

As viagens para Rio das Flores, Vassouras, São José dos Ausentes

e Bento Gonçalves

 

A equipe da novela visitou quatro cidades para gravar as cenas iniciais da trama. A primeira viagem foi para a região sul fluminense, mais especificamente para as cidades de Vassouras e Rio das Flores. As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas nas duas cidades, conhecidas pelas construções coloniais que abrigaram os maiores fazendeiros do Brasil no século XIX. A atmosfera histórica e os casarões bem conservados caíram como uma luva para as gravações das cenas externas do convento, onde a personagem de Alinne Moraes foi criada, e do casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache). Na região, foram gravadas mais de 60 cenas com os atores Rafael Cardoso, Alinne Moraes, Paolla Oliveira, Irene Ravache, Ana Beatriz Nogueira, Julia Lemmertz, entre outros.

 

Poucos dias depois, a equipe se deslocou para o sul do Brasil. Foram cerca de três semanas para gravar mais de 120 cenas com praticamente todo o elenco da novela. As cidades escolhidas foram São José dos Ausentes e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Desenhada pelos Campos de Cima da Serra e cânions dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes é conhecida por seu inverno rigoroso para os padrões brasileiros. É nesta região que foi gravada boa parte do cotidiano dos moradores de Campobello, a cidade fictícia criada pela autora Elizabeth Jhin. Em Garibaldi, cidade próxima a Bento Gonçalves, conhecida como a capital nacional do vinho, foi gravada a sequência da festa da colheita, uma das mais importantes do início do folhetim, além de outras cenas. Famosa pelo enoturismo, que leva os visitantes ao Vale dos Vinhedos, uma área recortada por estradas emolduradas por colinas e muitas videiras, a região atrai milhares de turistas todo ano. O plantio da uva no município remete à chegada dos imigrantes italianos na região, o que mostra que a atividade não tem apenas caráter econômico, mas também histórico e cultural. Mais de 100 pessoas viajaram para essas gravações. Do Rio de Janeiro, saíram 15 caminhões, sendo que dois deles foram destinados às carruagens utilizadas em cena.

 

Cenografia

 

A equipe de cenografia de ‘Além do Tempo’ fez uma viagem ao passado. Como parte da pesquisa realizada na pré-produção da novela, a cenógrafa Anne Bourgeois conta que visitou casas construídas no século XIX por imigrantes italianos no sul do país. “Algumas famílias guardam ainda hoje objetos e mantêm a arrumação do passado, da época da chegada dos parentes ao Brasil, a casa do nono e da nona”, diz a cenógrafa. Para o casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache), as referências vieram principalmente das fazendas da época áurea do café. Azulejos portugueses, portas azuis e paredes brancas são complementados por móveis, objetos e tecidos clássicos. Vinte e um ambientes, entre eles quatro salas e seis quartos, foram criados em estúdio. Na cozinha, um espaço de 170 metros quadrados que inclui copa, despensa e lavanderia, a cenografia utilizou materiais como cerâmicas, pedras e fornos verdadeiros.       

 

As externas foram gravadas em uma fazenda em Vassouras, no sul fluminense. O jardim do casarão recebeu cerca de mil rosas vermelhas artificiais, que remetem aos belos jardins franceses. Outra fazenda no município vizinho de Rio das Flores serviu de locação para as cenas do convento.

 

Anne Bourgeois destaca ainda a taberna onde Emília (Ana Beatriz Nogueira) trabalha e vive com a filha, Lívia (Alinne Moraes). A rusticidade do ambiente foi pontuada com elementos leves, como as cortinas de crochê bordadas com flores. A intenção é unir a dor do presente com resquícios da alegria do passado da personagem, explica Anne. “Objetos, móveis e outras peças garimpadas no interior de Minas Gerais trazem verdade ao cenário por serem peças autênticas, usadas e antigas”, finaliza.

                         

Produção de arte

 

Como as primeiras videiras chegaram ao país? Como eram plantadas? E quando os vinhos brasileiros ganharam reconhecimento? Para responder estas questões, a produção de arte de ‘Além do Tempo’ mergulhou no universo da vinicultura brasileira, principalmente no sul do país, onde a novela é ambientada. “Passei dez dias em Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Visitei casas e vinhedos de colonos italianos. Também fui muito bem recebida no Museu de Garibaldi, onde passei dois dias pesquisando arquivos e fotos”, conta a produtora de arte Mirica Vianna, que ainda buscou mais informações no Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que fica em Bento Gonçalves.

 

Muitas peças usadas na novela são do acervo do Projac, outras foram garimpadas em antiquários e feiras de rua. Mirica revela ainda que alguns objetos tiveram que ser reproduzidos porque são difíceis de encontrar ou nem existem mais. “Utensílios de cozinha, como tábuas de pão, que tinham um formato diferente do atual; apagador de vela com dois metros de comprimento para as velas altas dos conventos; porta-gomil (móvel para guardar o conjunto de louças que era usado para higiene pessoal) de madeira e prata, entre outros. Também tivemos que reformar, pintar e estofar oito carruagens”, finaliza a produtora.

 

Figurino

 

Uma produção de época, ambientada no fim do século XIX, mas que não se restringe a uma década específica nem está atrelada a acontecimentos históricos específicos. Essa relativa atemporalidade da novela ‘Além do Tempo’ deixou a equipe de figurino mais livre, permitindo um exercício maior da criatividade. “Está sendo maravilhoso porque a gente está tendo a oportunidade de fazer uma época romântica sem ser datada. Você fecha o olho e imagina uma história de amor de época. Não chega a ser lúdico, mas a gente está trabalhando com os arquétipos românticos: o príncipe, a menina pobre que se apaixona pelo príncipe, a menina rica e má, a viúva perversa”, explica a figurinista Natalia Duran.

 

Natalia conta que as principais referências para os figurinos da novela vieram de pinturas antigas e filmes. Produções como ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘Razão e Sensibilidade’, baseadas em obras da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), serviram como fonte de inspiração para as roupas da Lívia (Alinne Moraes), protagonista da trama. Cores claras e tecidos orgânicos como o linho refletem a simplicidade e a leveza da personagem. Felipe (Rafael Cardoso), grande amor de Lívia, tem o figurino inspirado nos príncipes europeus, com muitos tons de azul e vermelho. Melissa (Paolla Oliveira), a moça que vem da cidade grande e noiva de Felipe, usa peças de vanguarda, assim como a Condessa Vitória (Irene Ravache). O guarda-roupa poderoso da personagem é baseado nas criações do estilista inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), considerado o pai da alta-costura.

 

Para a novela, cerca de duas mil peças foram desenvolvidas e produzidas na fábrica de figurinos do Projac em menos de três meses. Anáguas, corseletes, saias e vestidos consumiram a maior parte dos 5,5 mil metros de tecido já utilizados – cada vestido exige entre cinco e seis metros de tecido e leva até uma semana para ficar pronto. “Estamos usando veludos, sedas, mas também não abrimos mão dos sintéticos que respondem muito bem e que fotografam como se fossem tecidos de época”, revela Natalia Duran. Relógios, pulseiras e outros acessórios foram garimpados pela equipe em brechós e feiras de antiguidade em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Os sapatos foram criados e fabricados especialmente para a novela. “Atualmente muitos sapatos são parecidos com os daquela época, por incrível que pareça. Dá pra gente mesclar coisas que a gente está fazendo com coisas que a gente está conseguindo comprar prontas”, finaliza a figurinista. 

 

Caracterização

 

Valéria Toth, responsável pela caracterização da novela, revela que fez uma cuidadosa pesquisa, sempre visando preservar a naturalidade da época e do universo vivido por cada personagem. “Novelas que retratam épocas são extremamente ricas em detalhes. Visitei museus e admirei quadros que representavam a sociedade e especialmente as senhoras da época, além de pesquisar em livros e em alguns filmes clássicos”, diz a caracterizadora.

 

A caracterização da Condessa Vitória (Irene Ravache) chama a atenção, principalmente nas cenas de flashback. Irene Ravache é a única atriz da novela que interpretará a mesma personagem 20 anos atrás. Para rejuvenescer a Condessa, a equipe de caracterização usou uma peruca de cabelos longos e ruivos, além de maquiagem especial. Duas décadas depois, a personagem tem cabelos grisalhos e ostenta penteados dignos de uma mulher da nobreza. Para facilitar o trabalho, são usadas duas perucas: uma para os coques e outra longa e grisalha para as cenas em que a Condessa aparece com os cabelos soltos dentro do quarto ou do escritório. A maquiagem é leve, de acordo com a época.

 

Outra caracterização que merece destaque é a do Conde Felipe (Rafael Cardoso). Valéria conta que quis criar um visual aristocrático, inspirado nos nobres de filmes de época. Os cabelos são sempre impecavelmente penteados, e a barba é longa e bem definida. 

 

Entrevista com a autora Elizabeth Jhin

 

A autora Elizabeth Jhin, que foi aluna da primeira turma da oficina de roteiros da Globo, escreveu as novelas ‘Amor Eterno Amor’, ‘Escrito nas Estrelas’ e ‘Eterna Magia’. Após uma trajetória de quinze anos como colaboradora de grandes autores, ela foi coautora de ‘Começar de Novo’, em 2004, ao lado de Antonio Calmon, e escreveu sua primeira novela em 2007: ‘Eterna Magia’, sob a supervisão de Silvio de Abreu. A atriz Irene Ravache, que interpreta a Condessa Vitória em ‘Além do Tempo’, recebeu uma indicação ao Emmy, maior prêmio da TV americana, por seu papel nesta produção. ‘Escrito nas Estrelas’ (2010) foi a segunda novela assinada por Elizabeth Jhin como única autora titular. Em ‘Amor Eterno Amor’ (2012), Elizabeth Jhin abordou o tema do desaparecimento de crianças e prestou um importante serviço para a sociedade: fotos de menores desaparecidos eram exibidas ao fim de cada capítulo, o que fez triplicar o número de telefonemas para a FIA – Fundação para a Infância e Adolescência – com possíveis pistas sobre os paradeiros.

 

Elizabeth também escreveu alguns livros infanto-juvenis, como ‘Pobre Menina Rica’, ‘Ensina-me a Viver’ e ‘Melodia de Amor’. Além destas obras, também escreveu os romances ‘Paixões Desenfreadas’, ‘A Força Do Destino’ e ‘Armadilha Amorosa’ sob o pseudônimo de Renata Dias.

 

Como surgiu a ideia de escrever ‘Além do Tempo’?

Tive a ideia de escrever ‘Além do Tempo’ quando senti o desejo de contar uma história em um formato diferente do que eu já estava habituada. Geralmente, em minhas novelas, eu faço uma volta ao passado através de sonhos ou terapias. O personagem faz uma terapia de vidas passadas, por exemplo, e lembra o que aconteceu há um, dois séculos atrás. Dessa vez tive a ideia de fazer uma novela em um modelo singular para mim, que começasse pelo passado e mostrasse os mesmos personagens, em outra vida, no futuro.

 

E quando surgiu a ideia de escrever esta novela?

Foi no final de 2013. Depois que eu entreguei a sinopse, fui para o Rio Grande do Sul com a minha equipe para conhecer a região dos vinhedos, pois não conhecia. Fiquei encantada e não tive mais dúvidas que a minha novela se passaria por lá, pois gostaria que a história acontecesse em torno do plantio de uvas e da realização do vinho.

 

Como é a sua rotina para escrever?

Quando a novela está no ar, eu tenho uma rotina bem rígida. Geralmente, eu começo a escrever às 6h e paro por volta das 22h.  Gosto de escrever isolada e me comunico com a minha equipe pela internet, porque para mim é fundamental trabalhar em silêncio. Mas tem que ser um silêncio total, pois se tem um barulho, por menor que seja, acabou (risos).

 

Quais são suas principais inspirações para escrever os capítulos?

Procuro inspiração em diversas fontes, como séries, filmes e livros, tanto nacionais, como estrangeiros. Fiz uma pesquisa muito intensa, que me ajudou muito para chegar ao tom da trama e para imprimir um ritmo mais acelerado nos textos. Apesar de a novela começar em uma época antiga, procurei não escrever cenas muito longas. Sei que o mundo está mudando e precisamos nos adequar.  

 

Como você define a personalidade da Emília (Ana Beatriz Nogueira) e da Condessa Vitória (Irene Ravache), que no passado tiveram um forte embate e nunca mais se acertaram?

A família de Emília é construída no amor. Ela ama Lívia (Alinne Moraes) de tal forma que ela só pensa em protegê-la a todo o momento e de qualquer maneira. Ela tem muito medo de perdê-la e a coloca em um convento para tentar evitar que qualquer mal aconteça a ela. Ao mesmo tempo, Emília é uma mulher muito seca e amarga, pois guarda muitos ressentimentos do passado. Ela sofreu muito e nunca mais esqueceu tudo o que aconteceu. Já a Condessa Vitória praticamente não sabe o que é amar alguém. Ela não se preocupa com os sentimentos dos outros, mesmo que esse outro seja o seu próprio filho. Ela se acha acima do bem e do mal.  

 

E como você define a personalidade de Felipe (Rafael Cardoso), Lívia (Alinne Moraes) e Melissa (Paolla Oliveira), o trio que forma o triângulo da trama?

O Felipe tem um caráter maravilhoso e é boa pessoa.  Ele teve um desgosto muito grande com a sua ex-mulher, mas na verdade quem tramou toda a situação foi a Melissa, sua atual noiva. Felipe nem imagina, mas foi ela quem conseguiu terminar com o primeiro casamento dele. Ele é uma pessoa ética, mas foi criado no mesmo ambiente que a Condessa Vitória (Irene Ravache), então ele tem um lado esnobe também. A Lívia é a nossa heroína, então ela é uma pessoa amável, linda e doce. A Melissa é bem parecida com a Condessa Vitória. A diferença entre elas é que a Condessa não é ambiciosa, pois ela já tem tudo que gostaria. Já Melissa é filha de um homem nobre, mas que perdeu tudo. Ela é muito ambiciosa, inescrupulosa e insensível. É uma mulher lindíssima, atraente e envolvente, mas muito fria.

 

E o Bernardo (Felipe Camargo), filho da Condessa Vitória (Irene Ravache)?

O Bernardo era o filho único da Condessa e foi criado por ela com todo o mimo possível. Essa mãe demonstrava que tinha uma paixão enorme por ele, mas achava que o filho tinha que fazer tudo do jeito que ela queria. No momento em que Bernardo  se apaixona por Emília, todo o drama começa. Apesar de ser criado pela Condessa Vitória, ele é uma pessoa maravilhosa, de excelente caráter, apaixonado e capaz de qualquer coisa pelo grande amor da vida dele.

 

Essa não é a sua primeira parceria com o diretor Rogério Gomes. Como está sendo trabalhar com ele novamente?

O Rogério Gomes é a minha alma gêmea do trabalho (risos). É a terceira novela que fazemos juntos e por mim faria muitas outras! Ele é brilhante, uma pessoa de um caráter maravilhoso, de uma personalidade excelente. Ele é muito companheiro e parceiro. Trabalhar com o Rogério é um sonho!

 

Qual é a principal mensagem de ‘Além do Tempo’?

Eu acredito que temos que estar sempre muito atentos ao modo como vivemos, ao modo como agimos, como tratamos as pessoas e como lidamos com as adversidades do dia a dia, pois o que você planta, você colhe. Essa é uma das minhas únicas certezas! Eu acho que se você conseguir plantar coisas boas e positivas, vai colher boas coisas. Para que vivemos? Acho que para tentar evoluir como ser humano. Acredito que essa seja a principal mensagem desta novela.  

 

Entrevista Diretor de Núcleo Rogério Gomes

 

O diretor de núcleo Rogério Gomes se apaixonou pela televisão aos cinco anos, quando começou a acompanhar o pai, o locutor Hilton Gomes, aos estúdios da TV Tupi. Começou como operador de VT da primeira versão do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, na Globo, e depois passou a editor de imagens. Antes de começar a trabalhar com dramaturgia, Rogério editou e dirigiu diversos clipes exibidos no Fantástico, algumas edições do Hollywood Rock e também o primeiro Rock in Rio. A primeira novela que assinou como editor foi ‘Rainha da Sucata’, de Silvio de Abreu, em 1990. Seu próximo passo foi dirigir a minissérie ‘O Sorriso do Lagarto’, adaptada do romance de João Ubaldo Ribeiro e, logo depois, a novela ‘Deus nos Acuda’, de Silvio de Abreu. Vira-Lata (1996), de Carlos Lombardi, foi a primeira novela que assinou como diretor-geral, ao lado de Jorge Fernando. De lá para cá, foi o diretor de diversas outras produções como ‘Tropicaliente’, ‘Paraíso’, ‘Amor Eterno Amor’, ‘Mulheres Apaixonadas’, ‘Escrito nas Estrelas’, Morde & Assopra’, o seriado ‘A Teia’, entre outros projetos. Seu último trabalho na Globo foi na novela ‘Império’, do autor Aguinaldo Silva.

 

Como está sendo a experiência de trabalhar mais uma vez com a Elizabeth Jhin?

Está sendo maravilhoso! O fato de trabalhar com uma pessoa que já conhecemos faz com que tudo flua de forma mais rápida. Eu conheço a linguagem da Elizabeth Jhin, sei aonde ela quer chegar e como quer chegar. Isso facilita bastante todo o processo de construção de uma novela.

 

Como é dirigir uma novela ambientada no século XIX? Alguma preocupação especial?

As maiores preocupações são com os costumes, com o figurino e com a produção de arte da época. Mas temos uma equipe muito forte e que está a algum tempo pesquisando sobre tudo isso, então o resultado está muito bonito e interessante.

 

Você está utilizando alguma luz especial para gravar?

Não, mas temos um diferencial bacana na iluminação. Estamos usando muito luz de velas, o que cria um ambiente característico da época.

 

Como foi a escalação do elenco?

O processo de escolha do elenco costuma ser feito em parceria com o autor. Então, eu e Beth conversamos bastante para chegar aos nomes mais adequados e acho que a gente foi bem feliz nas escolhas.

 

Como foram as gravações realizadas em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em que acontece a tradicional festa da colheita da uva?

Foram ótimas! Gravamos no distrito de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em um local muito bonito, cercado de muito verde. Tivemos boa parte do elenco presente nas cenas e contamos com cerca de 200 figurantes locais. Reproduzimos por lá a festa da colheita, uma celebração tradicional dos descendentes italianos, em que os camponeses celebravam a boa safra do ano. Na trama, a sequência vai mostrar um encontro entre a Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). Eles conversam brevemente no meio da comemoração e se apaixonam ainda mais dali por diante. A sequência é uma das mais interessantes do início da novela e contou com um trabalho incrível da produção de arte, cenografia, figurino e caracterização.

 

Perfil dos personagens:

 

A família Diffiori:

Emília (Gabriella Di Grecco/Ana Beatriz Nogueira): É uma mulher sofrida e trabalhadora. Faz de tudo para proteger sua filha dos ‘males do mundo’.

 

Lívia (Alinne Moraes): Filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira) e de Bernardo (Felipe Camargo). É uma jovem linda e alegre. Vai se apaixonar perdidamente por Felipe (Rafael Cardoso).

 

A família Castellini:

 

Condessa Vitória (Irene Ravache): É uma mulher vaidosa, prepotente e extremamente orgulhosa de sua origem nobre.

 

Bernardo (Bernardo Marinho/Felipe Camargo): Filho da Condessa Vitória (Irene Ravache). É um homem bom e determinado.

 

Felipe  (Rafael Cardoso): Conde, sobrinho-neto da Condessa Vitória. Homem de bom caráter.

 

Alex (Kadu Schons): Filho de Felipe (Rafael Cardoso) com a primeira mulher, já falecida. É um menino triste, que não recebe afeto do pai nem da avó.

 

Os agregados da família Castellini:

 

Dorotéia (Julia Lemmertz): Mulher de origem nobre, mas atualmente está falida. É esperta e atenta a tudo o que acontece ao seu redor.

 

Melissa (Paolla Oliveira): Filha de Doroteia (Julia Lemmertz). Jovem linda e aparentemente meiga.

 

Roberto (Rômulo Estrela): Filho de Dorotéia (Julia Lemmertz) e irmão de Melissa (Paolla Oliveira). Homem de caráter duvidoso. 

 

Os criados da família Castellini:

 

Zilda (Nívea Maria): Trabalha há anos como governanta da Condessa Vitória (Irene Ravache). É uma mulher leal e discreta.

 

Afonso (Caio Paduan): Filho único de Zilda (Nívea Maria). Para desgosto da mãe, vai se apaixonar por uma jovem de origem humilde.

 

Massimo (Luis Melo): Administrador da propriedade da família Castellini em Campobello. É um homem simples, pacato e avesso a badalações.

 

Bento (Felipe Fagundes/Luiz Carlos Vasconcelos): Capataz da Condessa Vitória (Irene Ravache). Homem cruel.

 

Severa (Dani Barros): Ama de Alex (Kadu Schons). Mulher seca e autoritária.

 

Walmir (Cassiano Carneiro): Cavalariço de Felipe (Rafael Cardoso). É um homem bom e cuidadoso com o seu trabalho.

 

Rosa (Carolina Kasting): Cozinheira da família. É uma pessoa do bem.

                                       

Os moradores de Campobello:

 

Gema (Louise Cardoso): Mulher bondosa, forte e alto astral.

 

Pedro (Emílio Dantas): Filho de Gema (Louise Cardoso). É apaixonado por Lívia (Alinne Moraes) e aos poucos vai mostrar o seu verdadeiro caráter.

 

Anita (Letícia Persiles): Filha de Gema (Louise Cardoso) e irmã de Pedro (Emílio Dantas). Jovem alegre e divertida. Sonha em se casar.

 

Salomé (Inês Peixoto): Casada com Massimo (Luis Melo). Adora festas e sonha em fazer parte da alta sociedade.

 

Bianca (Flora Diegues): Filha de Massimo (Luis Melo) e Salomé (Inês Peixoto). É uma jovem vaidosa e sonhadora.

 

Felicia (Mel Maia): Filha caçula de Massimo (Luis Melo) e Salomé (Inês Peixoto) e irmã de Bianca (Flora Diegues). É uma menina moleca e indisciplinada.

 

Carola (Ana Flavia Cavalcanti): Jovem simples e batalhadora. É uma das primeiras pessoas a se candidatar a um trabalho no casarão da Condessa Vitória (Irene Ravache).

 

Raul (Val Perré): É um homem bom e sofrido.

 

Chico (João Gabriel D’Aleluia): Filho de Raul (Val Perré). Menino esperto e obediente.

 

Outros:

 

Ariel (Michel Melamed): Espécie de “anjo na terra”. Estará sempre no lugar certo e na hora certa para ajudar as pessoas do bem.

 

Mestre (Othon Bastos): Mestre de Ariel. Tem o poder de ser a ponte entre os seres humanos e o mundo superior.  

 

Dr. Botelho (Marcelo Torreão): Médico de Campobello. Está sempre disponível para ajudar as pessoas.

 

Dona Neném (Nica Bomfim): Dona da venda de Campobello. É fofoqueira e comunicativa.

 

Padre Luiz (Carlos Vereza): Padre da paróquia de Campobello. Homem sério e comprometido. 

 

Irmã Lúcia (Norma Blum): Freira do convento onde Lívia (Alinne Moraes) faz o noviciado. Tenta despertar em Lívia (Alinne Moraes) a vontade de se tornar noviça.

 

Rita (Daniela Fontan): Irmã de Carola (Ana Flavia Cavalcanti) e colega de Lívia (Alinne Moraes) no convento.

 

Participações:

 

Genaro (Roberto Pirillo): Proprietário de um pedaço de terra em Campobello e produtor autônomo de vinho.

 

Bernardo jovem – interpretado pelo ator Bernardo Marinho.

 

Emília jovem – interpretada pela atriz Gabriella Di Grecco.

 

Bento jovem – interpretado pelo ator Felipe Fagundes.

  

 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

SÁBADO 11/07/15

SUPERCINE

SOBRENATURAL

Titulo Original:  Insidious

Nacionalidade:  Americana

Ano de Produção: 2010

Diretor: James Wan

Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins, Lin Shaye, Leigh Whannell, Angus Sampson

O casal Josh e Renai e seus filhos, Dalton e Foster, acabam de se mudar. Mas, quando Dalton entra em coma de forma inexplicável, os pais passam a acreditar que a nova casa abriga algum tipo de espírito do mal. Explorando o universo sobrenatural, Josh e Renai irão lutar até as últimas consequências para salvar o filho. Terror. Cor. Inédito na TV Aberta.

CORUJÃO I

 

VINGANÇA ENTRE ASSASSINOS

Título Original: The Tournament

Nacionalidade: 2009

Ano de Produção: Inglesa

Diretor: Scott Mann

Elenco: Robert Carlyle, Kelly Hu, Ian Somerhalder, Ving Rhames, Andy Nyman, Iddo Goldberg

A cada sete anos, uma pequena aldeia inglesa organiza um torneio especial chamado The Tournament. O torneio reúne os trinta melhores matadores do mundo para uma competição sangrenta, na qual eles têm que exterminar uns aos outros como gladiadores modernos. Ação. Cor.

CORUJÃO II

PESOS PESADOS

Título Original: Heavy Weights

Nacionalidade: Americana

Ano de Produção: 1995

Diretor: Steven Brill

Elenco: Tom Mcgowan, Aaron Schwartz, Shaun Weiss, Tom Hodges, Leah Lail

Gerry Garner, um pré-adolescente um pouco acima do peso, é mandado para um acampamento destinado a crianças gordinhas como ele. A promessa era que as férias de verão seriam divertidas, mas, quando chega ao acampamento, ele e seus colegas descobrem que seu monitor será um verdadeiro maluco por dietas e exercícios. Comédia. Cor.

DOMINGO 12/07/15

 

TEMPERATURA MÁXIMA

 

OS CARAS DE PAU EM O MISTERIOSO ROUBO DO ANEL

Titulo Original:  Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel

Nacionalidade: Brasileira

Ano de Produção: 2014

Diretor: Felipe Joffily

Elenco: Marcius Melhem, Leandro Hassum, Christine Fernandes, Marcio Vito, Adriano Garib, André Mattos

A socialite Gracinha de Medeiros contrata os atrapalhados seguranças Pedrão e Jorginho para tomarem conta do anel Tatu Tatuado de Topázio, uma herança de família, enquanto o objeto fica em exposição em um museu. Acontece que a joia é roubada e a dupla é acusada pelo furto. Para provar sua inocência, eles vão ter que enfrentar uma quadrilha de ninjas e até mafiosos portugueses, que estão olho no anel. Comédia. Cor. Inédito na TV Brasileira.

DOMINGO MAIOR

 

OS MERCENÁRIOS 2

Título Original: The Expendables 2

Nacionalidade: Americana 

Ano de Produção: 2012

Diretor: Simon West

Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Jet Li, Dolph Lundgren, Chuck Norris, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger

O grupo de mercenários liderado por Barney Ross se une para uma nova empreitada. Após perderem um amigo assassinado pelo temido Vilain, a turma embarca em uma jornada em busca de vingança. Ao mesmo tempo, recebem uma missão para evitar que Vilain coloque as mãos em uma quantidade impressionante de plutônio enriquecido, que possibilitaria a produção de armas nucleares. Ação. Cor

SESSÃO DE GALA

LAUREL CANYON – RUA DAS TENTAÇÕES

Título Original: Laurel Canyon

Nacionalidade: Americana

Ano de Produção: 2002

Diretor: Lisa Cholodenko 

Elenco: Frances McDormand, Christian Bale, Kate Beckinsale, Natascha Mcelhone,  Alessandro Nivola, Louis Barlow

      

Jane é uma produtora de discos veterana que vive no coração de Hollywood. Ela está tentando lançar uma banda inglesa que tem como cantor e líder Ian, amante de Jane e muito mais jovem que ela. Entretanto sua vida dá uma reviravolta com a chegada de seu filho Sam e a noiva, Alex, que se formaram em medicina em Harvard e vão continuar seus estudos em Los Angeles. Conservadores, eles não aceitam bem a presença da banda no estúdio caseiro da mãe, mas aos poucos Alex se deixa seduzir pelo estilo de vida de Jane e Ian. Drama. Cor.

SEGUNDA – FEIRA 13/07/15

 

SESSÃO DA TARDE

O DRAGÃO DOURADO

Titulo Original:  The Dragon Pearl

Nacionalidade:  Austrália

Ano de Produção:  2011

Diretor:  Mario Andreacchio

Elenco: Sam Neill, Louis Corbett, Wang Ji, Li Lin Jin, Robert Mammone, Jordan Chan

Chris Chase é um arqueólogo, enviado em uma escavação na China. Seu filho teme não encontrar nada divertido para fazer no local, mas logo ele descobre, junto com um amigo, que existe um monstro misterioso escondido em um templo lendário. Chris não acredita nessa história, mas os dois garotos decidem partir sozinhos em busca do segredo por trás do dragão chinês. Aventura. Cor.

TELA QUENTE

A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER 1

Titulo Original: The Twilight Saga: Breaking Dawn

Nacionalidade: Americana

Ano de Produção: 2011

Diretor: Bill Condon

Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Dakota Fanning, Ashley Greene, Michael Sheen

Bella Swan e Edward Cullen enfim se casam, em cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal resolve passar a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em seguida, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe. Romance. Cor.

CORUJÃO

GAMER

Título Original: Gamer

Nacionalidade: Americana

Ano de Produção: 2009

Diretor: Mark Neveldine e Brian Taylor

Elenco: Gerard Butler, Michael C. Hall, Amber Valletta, Logan Lerman, Terry Crews, John Leguizamo

Um novo jogo de videogame é a grande febre do momento. Através dele milhões de internautas podem assistir um grupo de condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais, sendo controlados por jogadores. Kable, comandado por um adolescente, é a grande estrela do jogo. Em meio à batalha, Kable precisa usar suas habilidades para vencer o jogo e derrubar o sistema que o aprisiona. Ação. Cor

TERÇA – FEIRA 14/07/15

 

SESSÃO DA TARDE

HANNI & NANNI 2

Título Original: Hanni & Nanni 2

Nacionalidade: Alemã

Ano de Produção: 2012

Diretor: Julia von Heinz

Elenco: Jana Münster, Sophia Münster, Hannelore Elsner, Heino Ferch, Suzanne von Borsody, Anja Kling

Retornando das férias escolares, as gêmeas Hanni e Nanni precisam lidar com o irritante primo de Lilly e desmascarar uma falsa princesa. Além disso, elas têm outros problemas para se preocupar, como o casamento dos pais que está em perigo. Drama. Cor.

CORUJÃO I

           

ACHO QUE AMO MINHA MULHER

Título Original: I Think I Love My Wife

Nacionalidade: Americana 

Ano de Produção: 2007

Diretor: Chris Rock

Elenco: Chris Rock, Kerry Washington, Gina Torres, Edward Herrmann, Steve Buscemi

Richard é um compenetrado executivo da área de investimentos tem de tudo na vida: uma carreira bem sucedida, uma esposa adorável e dois lindos filhos. Só há um problema: ele está entediado. Até que uma sensual amiga de tempos passados aparece em seu escritório colocando o casamento de Richard em risco. Comédia. Cor

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 11/07/2015

06.00 – Como Será? (HD)

08.00 +Mais Caminhos (HD)

09.05 – Desenho (HD)

09.55 – Vôlei Feminino – Grand Prix – Brasil x Tailândia (HD)

12.00 Jornal da EPTV 1ª Edição (HD)

12.45 – Globo Esporte (HD)

13.20 – Jornal Hoje (HD)

14.00 Terra da Gente (HD)

14.40 – Estrelas  (HD)

15.30 – Caldeirão do Huck (HD)

18.15 – Sete Vidas (HD)

19.10 Jornal da EPTV 2ª Edição (HD)

19.30 – I Love Paraisópolis (HD)

20.30 – Jornal Nacional (HD)

21.15 – Babilônia (HD)

22.25 – Zorra  (HD)

23.05 – Altas Horas (HD)

00.55 – Supercine. Filme:  Sobrenatural (HD) SAP

02.45 – Corujão I. Filme: Vingança Entre Assassinos (HD) SAP

04.20 – Corujão II. Filme: Pesos Pesado (HD) SAP

DOMINGO 12/07/2015

05.50 – Santa Missa com Padre Marcelo (HD)

07.15 – Antena Paulista (HD)

07.40 – Pequenas Empresas (HD)

08.15 – Globo Rural (HD)

09.10 – Auto Esporte (HD)

09.45 – Esporte Espetacular (HD)

13.00 – Esquenta (HD)

14.10 – Temperatura Máxima. Filme: Os Caras de Pau em o Misterioso

                                                            Roubo do Anel (HD)SAP

15.45 Futebol 2015 –  Campeonato BrasileiroFlamengo x Corinthians (HD)

18.00 – Domingão do Faustão (HD)

21.00 – Fantástico (HD)

23.25 – Superstar (HD)

00.40 – Domingo Maior. Filme: Os Mercenários 2 (HD) SAP

02.20 – Sessão de Gala. Filme: Laurel Canyon – Rua das Tentações (HD) SAP

04.00 – Mentes Criminosas (HD)

SEGUNDA 13/07/2015

05.00 – Hora Um (HD)

06.00 – Bom Dia São Paulo (HD)

07.10 – Bom Dia Cidade (HD)

07.30 – Bom Dia Brasil (HD)

08.50 – Mais Você (HD)

10.10 – Bem Estar (HD)

10.50 – Encontro com Fátima Bernardes (HD)

12.00 Jornal da EPTV 1ª Edição (HD)

12.45 – Globo Esporte (HD)

13.20 – Jornal Hoje (HD)

14.00 – Vídeo Show (HD)

14.55 – Sessão da Tarde. Filme: O Dragão Dourado (HD) SAP

16.45 – Vale a Pena Ver de Novo – O Rei do Gado

17.45 – Malhação (HD)

18.20 – Além do Tempo (HD)

19.15 Jornal da EPTV 2ª Edição (HD)

19.35 – I Love Paraisópolis (HD)

20.30 – Jornal Nacional (HD)

21.20 – Babilônia (HD)

22.30 – Verdades Secretas (HD)

22.55 – Tela Quente. Filme: A Saga Crepúsculo – Amanhecer Parte I (HD) SAP

00.50 – Jornal da Globo (HD)

01.20 – Programa do Jô (HD)

02.05 – Flash (HD)

02.50 – Corujão I. Filme: Gamer (HD) SAP

04.20 – Mentes Criminosas (HD)

TERÇA 14/07/2015

05.00 – Hora Um (HD)

06.00 – Bom Dia São Paulo (HD)

07.10 – Bom Dia Cidade (HD)

07.30 – Bom Dia Brasil (HD)

08.50 – Mais Você (HD)

10.10 – Bem Estar (HD)

10.50 – Encontro com Fátima Bernardes (HD)

12.00 – Jornal da EPTV 1ª Edição (HD)

12.45 – Globo Esporte (HD)

13.20 – Jornal Hoje (HD)

14.00 – Vídeo Show (HD)

14.55 – Sessão da Tarde. Filme: Hanni & Nanni 2 (HD) SAP

16.35 – Vale a Pena Ver de Novo – O Rei do Gado

17.35 – Malhação (HD)

18.10 – Além do Tempo (HD)

19.00 Jornal da EPTV 2ª Edição (HD)

19.25 – I Love Paraisópolis (HD)

20.30 – Jornal Nacional (HD)

21.20 – Babilônia (HD)

22.30 – Tapas & Beijos (HD)

23.15 – Verdades Secretas (HD)

00.00 – Profissão Repórter (HD)

00.45 – Jornal da Globo (HD)

01.15 – Programa do Jô (HD)

01.55 – Flash (HD)

02.40 – Corujão I. Filme: Acho Que Amo Minha Mulher (HD) SAP

04.10 – Mentes Criminosas (HD)

Sinopses da semana de 13 a 18 de Julho de 2015

Malhação

Capítulo 256

Com o apoio dos lutadores de sua academia, Gael e Duca vão até a Khan, mas Luiz, Lobão e Nat conseguem fugir. Há uma passagem de tempo. Gael promete a Cobra, Wallace e Karina que os inscreverá para o próximo campeonato de muay thai. Jade e Pedro comemoram suas aprovações no vestibular. Jade lembra das previsões da cigana e teme que sua faculdade em outro estado a separe de Cobra. Cobra decide viajar com Jade, que lhe propõe casamento. Bianca surpreende Duca tomando banho na academia.

 

Capítulo 257

Bianca e Duca conversam sobre o passado, mas Nando os interrompe. Cobra convida Karina para ser sua madrinha de casamento. Tomtom cria um perfil para Delma em um site de relacionamentos. Lucrécia ajuda Jade com seu vestido de noiva. Bianca sonha que está casando com Duca. Jade e Cobra têm suas festas de despedida de solteiros. Cobra decide realizar um sonho antes de se casar. Jade tem um surto de ciúmes ao imaginar o que Cobra faz em sua despedida de solteiro e decide invadir a academia de Gael.

 

Capítulo 258

Jade se surpreende ao ver Duca e Cobra lutando com o apoio de Gael. Vicki beija João. Dandara comenta com René que Delma entrou em um site de relacionamentos e o aconselha a fazer o mesmo. Lucrécia e Edgard conduzem Jade ao altar juntos. João chega à igreja com Vicki. René senta-se ao lado de Delma. Duca confessa que sonhava em se casar com Bianca. Luiz e Lobão instalam câmeras secretas na academia de Gael. João fica com Vicki na casa de Gael, sem perceber que Lobão está escondido no local. Bianca e Duca se declaram um para o outro.

 

Capítulo 259

Bianca e Duca voltam a namorar. Luiz e Lobão instalam câmeras na casa de Gael. Vicki e João não conseguem ficar juntos. Nat chora ao ver as fotos do casamento de Jade e Cobra. Pedro e Karina sonham com seu futuro casamento. Roberta fica com Zé. Bianca e João selam sua amizade. René dança com Delma. Edgard tenta sondar com Lucrécia a identidade do pai de Jade. Cobra e Jade se despedem de todos e partem para Belo Horizonte. Bianca e Duca ficam juntos e Lobão e Nat veem tudo pelas câmeras secretas.

 

Capítulo 260

Nat se incomoda ao ver Duca com Bianca. Edgard aceita morar com Lucrécia. No site de relacionamentos, Delma conversa com um homem sem saber que é René. Nat comenta com Lobão que está confusa com suas memórias. João confessa a Pedro que está apaixonado por Vicki. Gael diz a Duca que torce pelo relacionamento dele com Bianca. Luiz e Lobão se desesperam quando não encontram Nat em casa. Sol apresenta a Pedro a diretora do clipe que gravará com sua música. Nat procura Duca.

Além do Tempo

 

Capítulo 01

Emília garante a Lívia que ela voltará para o convento. Pedro afirma a Gema e Anita que deseja se casar com Lívia. Emília fica furiosa ao descobrir que Vitória Castellini chegará a Campobello. Alex questiona Severa sobre a morte de sua mãe. Zilda organiza com Massimo a recepção à condessa Vitória. Junto ao túmulo de Bernardo, Emília afirma que Vitória não lhes fará mal. Melissa lamenta o desânimo do noivo Felipe. Zilda contrata Anita. Emília tem um mal-estar e Botelho determina que Lívia fique com a mãe por mais tempo. Felipe se despede de Melissa e parte com Vitória para Campobello. Isabel e Bianca exigem que Massimo lhes consiga um convite para jantar no casarão. Pedro beija Lívia à força. Vitória reclama com Felipe sobre o temperamento de Alex. Emília jura que Vitória jamais saberá que Lívia é sua neta. Melissa apronta seu vestido de casamento. Lívia e Felipe se encontram.

 

Capítulo 02

Felipe guarda um livro de Lívia, que parte para o convento. Vitória e Felipe chegam a Campobello. Massimo é convidado para o jantar no casarão e Isabel vibra com a possibilidade de apresentar Bianca a Felipe. Felipe vai ao convento para devolver o livro de Lívia. Alex sente vontade de brincar com Chico, mas Severa o repreende. Anita e Rosa não gostam de Severa. Raul pede que Chico não retorne ao casarão. Vitória revela a Zilda o verdadeiro motivo de sua estada em Campobello. Emília lembra de como conheceu Bernardo. Pedro comenta com Anita que tem um plano para conquistar Lívia. Vitória avisa a Felipe sobre a chegada de Melissa. Vitória lembra de Bernardo. Zilda dispensa Raul e os demais empregados ameaçam seguir com o amigo. Vitória procura Emília.

 

Capítulo 03

Vitória exige que Emília deixe Campobello e a comerciante culpa a condessa pela morte de Bernardo. Emília insiste para que Lívia ingresse na vida religiosa o quanto antes. Zilda, Severa e Pedro tentam dar conta dos serviços sem os empregados, que deixaram o casarão em solidariedade a Raul. Bento chega ao casarão e tem uma conversa em segredo com Vitória. Vitória se impressiona com o trabalho de Raul e exige conhecê-lo, mas Emília oferece emprego e moradia ao jardineiro e seu filho. Todos os empregados retornam ao trabalho e Rosa os alerta sobre Bento. Vitória afirma a Zilda que enfrentará Emília. Lívia se surpreende ao ver Felipe no convento. Isabel prepara Bianca para o jantar, enquanto Massimo sente falta de Felícia. Emília recebe uma ordem de despejo.

 

Capítulo 04

Emília se desespera e Gema a apoia. Os convidados chegam ao jantar de Vitória. Lívia descobre o nome de Felipe. Felipe comenta com Massimo seu interesse em investir nas terras de Campobello. Anita repreende Pedro por ter ficado ao lado de Zilda. Emília descobre que Bento emitiu sua ordem de despejo a mando de Vitória. O padre convence Vitória a contribuir financeiramente com o convento Santa Clara. Emília enfrenta Vitória e Felipe desconfia. Alex e Chico são impedidos de brincar um com o outro. Rita convence Lívia a fugir com ela do convento. Felipe vê quando Lívia chega à festa da colheita.

 

Capítulo 05

Felipe comenta com Lívia que tem a impressão de que já a conhece. Pedro inventa para Felipe que era noivo de Lívia antes de sua vida religiosa e comenta com a amiga que o conde é comprometido. Lívia decide voltar para o convento. Isabel decide contratar uma preceptora para Felícia. Felipe beija Lívia, que foge do conde. Emília revela para Gema que Lívia é neta de Vitória. Felipe não é receptivo com Melissa, mas Vitória garante à afilhada que o sobrinho se casará com ela. Lívia implora perdão à Irmã Lúcia. Pedro conta para Emília que Lívia esteve na festa da colheita com Felipe. Carola repreende Rita por ter fugido do convento. Melissa diz a Felipe que deseja cuidar de Alex. Vitória visita o convento e conhece Lívia.

 

Capítulo 06

Emília vê quando Vitória fala com Lívia e proíbe a filha de se aproximar dos Castellini. Emília acerta com Padre Tadeu a antecipação dos votos religiosos de Lívia, que questiona a mãe sobre seu ódio por Vitória. Melissa confessa a Doroteia que enviará Alex para um colégio interno após seu casamento com Felipe. Bento ameaça Anita e Rosa confessa seu medo do empregado. Isabel contrata Rita para cuidar de Felícia. Felícia promete a Alex que lhe fará visitas. Felipe confidencia a Massimo que pensa em comprar as terras de sua tia. Pedro se declara para Lívia, que se nega a fugir com o rapaz. Isabel orienta Bianca a se aproximar de Melissa para chamar a atenção de Felipe. Rita faz um pacto com Felícia. Vitória faz uma viagem misteriosa com Zilda e Bento. Lívia se prepara para fazer seus votos. Um incêndio ocorre na casa de Emília.

I Love Paraisópolis

Capítulo 054

Gilda promete obedecer a Grego. Soraya arma um escândalo na casa de Patrícia. Natasha chantageia Tomás, que se irrita com a menina. Grego e Soraya ficam juntos. Bruna procura Mari e conversa com Eva sobre Tomás. Benjamin se une a Cícero contra Grego. Ximena identifica o lenço de Soraya com Grego e conta para Gabo. Gilda vai morar com Cícero e Rosicler provoca Danda. Mirela e Claudete dão um ultimato em Raul. Izabelita decide comprar o puxadinho. Gabo e Soraya discutem. Margot revela para Benjamin que está grávida.

 

Capítulo 055

Mari acusa Margot de ter engravidado intencionalmente para ficar com Benjamin. Grego é detido por policiais. Gabo ameaça Grego e informa que ele continuará preso por ter se envolvido com Soraya. Gabo e Soraya declaram seu amor um pelo outro. Mari termina o namoro com Benjamin. Ximena desconfia de que Gabo é responsável pelo sumiço de Grego. Mari afirma a Eva que, por causa da gravidez de Margot, prefere se manter distante de Benjamin.

 

Capítulo 056

Eva tenta convencer Mari a não afastar de Benjamin. Soraya manda Mari revistar os funcionários para descobrir quem roubou sua pulseira, e ela encontra a joia na bolsa de Olga. Olga é demitida e Júnior comemora a notícia. Gabo faz um acordo com Jávai para que o bandido ocupe o lugar de Grego. Izabelita avisa a Soraya que ela será avó. Jávai informa a Ximena que mandará em Paraisópolis. Ximena conta para Palucha que Grego sumiu. Soraya sugere que Mari engravide de Benjamin.

 

Capítulo 057

Mari pede demissão de seu emprego de segurança. Soraya comenta com Júnior que Mari tem uma personalidade forte. Patrícia decide deixar de atender Soraya e se coloca à disposição para indicar outro profissional. Paulucha procura Jávai para saber onde está Grego e ameaça ir atrás da polícia. Benjamin, Mari e Cícero resolvem falar com Jávai.

 

Capítulo 058

Jávai afirma a Benjamin que não está envolvido no desaparecimento de Grego. Soraya comenta com Gabo que está insatisfeita com a gravidez de Margot. Silvéria e Timbó cobram de Eva o aluguel atrasado. Soraya procura Mari em Paraisópolis e pede para que ela volte a trabalhar como segurança de seus filhos, lhe oferecendo um salário maior. Benjamin se surpreende ao ver Soraya em Paraisópolis.

 

Capítulo 059

Gabo orienta Raul a descobrir a identidade do “Cara de Anjo”. Grego consegue escapar dos policiais e surge na casa de Paulucha. Benjamin leva Soraya para conhecer Paraisópolis. Grego avisa a Ximena que foi Gabo quem tentou matá-lo. Benjamin comenta com Cícero que Grego o acusará de atentar contra sua vida. Soraya pede a Danda que a ajude a convencer Mari a trabalhar para ela e a ser mãe de seus netos. Jurandir procura Gabo para negociar o salário de Mari e acaba sendo expulso da Pilartex. Grego vai à casa de Soraya.

Babilônia

Capítulo 103

Murilo fica com Cris para se vingar de Vinícius. Caio, um fotógrafo de moda, sugere a Simone fazer uma sessão de fotos no restaurante. Aderbal contrata Luís Fernando como assessor. Teresa garante a Laís que manterá segredo sobre seu namoro com Rafael. Ivan tem uma conversa direta com Sérgio. Wolnei afirma a Tadeu e Gabi que mudará de vida se conseguir sair do abrigo. Alice descobre que foi Inês quem contou para Olga sobre o envolvimento de Murilo com Wolnei. Ivan é detido por ser confundido com um assaltante e Sérgio consegue tirá-lo da delegacia. Alice sugere morar com Murilo. Murilo desmarca seu compromisso com Ariele.

 

Capítulo 104

Murilo faz um novo acordo com Ariele. Ivan agradece Sérgio e o convida para jantar. Evandro teme a ligação da Souza Rangel com os projetos de Aderbal e Inês garante que acompanhará as negociações. Regina posa de modelo para a sessão de fotos de Caio. Aderbal é hostil com Maria José. Luís Fernando distribui presentes para a família e comemora seu novo emprego. Diogo se encanta com um presente de Beatriz. Inês descobre que Beatriz contratou Helô para assediar Aderbal. Em reunião com Evandro, Beatriz exibe imagens íntimas de Inês com Aderbal.

 

Capítulo 105

Inês e Beatriz se agridem, e Evandro fica furioso. Chega o dia da inauguração da boate de Beatriz e Aderbal, e Guto comanda a festa. Inês vai à casa de Otávio, que se desespera quando Beatriz chega. Clóvis leva Valeska à inauguração da boate e Norberto tenta impedir os dois. Pedro se interessa por Paula. Guto tenta expulsar Ivan da boate. Helô conta para Alice que Inês esteve na boate com Aderbal. Evandro e Murilo se enfrentam.

 

Capítulo 106

Alice afasta Murilo de Evandro. Otávio se preocupa com seus sentimentos por Beatriz. Vinícius admira a revista com o ensaio de moda estrelado por Regina. Inês revela para Evandro o esquema que envolve a boate de Beatriz. Evandro comunica a Beatriz que se divorciará dela, e Otávio comemora com Inês. Guto paga Fred por ter assumido a autoria do vídeo contra Rafael. Pedro leva flores para Paula. Carlos Alberto pergunta a Diogo se ele está traindo Gabi. Beatriz dá um carro para Diogo. Murilo agride Evandro. Beatriz propõe um negócio a Murilo.

 

Capítulo 107

Beatriz convence Murilo a se unir a ela contra Evandro. Diogo combina com Ivan de deixar seu carro na garagem do prédio do amigo. Tadeu apoia Gabi em relação a seu pai. Regina descobre que Diogo tem um carro em seu nome. Luís Fernando planeja o programa de Consuelo e Maria José questiona se a verba é da prefeitura de Jatobá. Regina confessa a Paula que ainda pensa em Vinícius. Ivan decide processar os policiais que o prenderam injustamente. Regina segue o carro de Diogo até o apartamento de Beatriz.

 

Capítulo 108

Regina descobre que Diogo e Beatriz são amantes. Pedro impressiona Paula, que decide aceitar seu convite para jantar. Aderbal e Inês se declaram um para o outro. Diogo afirma a Regina que irá se separar de Gabi. Luís Fernando consegue convencer Dira Paes a participar do programa de Consuelo. Ivete usa produtos proibidos no salão e Zélia alerta Filó. Osvaldo comenta com Bóris que irá procurar Úrsula ao deixar a prisão. Inês tenta descobrir o que Regina queria com Beatriz. Maria José enfrenta Aderbal. Beatriz e Murilo se preparam para atirar contra Evandro.

 

Verdades Secretas

           

Capítulo 21

Alex marca um encontro com Carolina e pede segredo em relação aos dois. Carolina comenta que conheceu um homem e Angel fica feliz pela mãe. Larissa teme que a agência de Fanny vá à falência. Giovanna arma com Sam e convida Daniel para jantar. Giovanna inventa para Fanny que não quer mais saber de Anthony. Everaldo atende Angel. Samia pressiona Alex a morar com ela. Alex se declara para Carolina, que decide apresentá-lo como namorado à sua família.

 

Capítulo 22

Carolina combina um jantar com Alex em sua casa. Sam e Daniel vão à casa de Giovanna e conhecem Pia. Alex diz a Fanny que se apaixonou por Carolina, pede ajuda à empresária com Angel e, em troca, promete assinar o contrato de trabalho com sua agência. Edgard começa a trabalhar na empresa de Alex. Fanny pede que Angel mantenha segredo sobre seu passado com Alex. Agenciada por Anthony, Giovanna aceita fazer programas. Alex fica feliz ao reconhecer Hilda e Oswaldo, seus antigos professores. Angel chega para o jantar de Carolina e Alex.

 

Capítulo 23

Angel provoca Alex durante o jantar de Carolina. Giovanna fica com Daniel em sua casa e Pia a repreende. Angel sofre, mas decide não contar nada sobre Alex para Carolina. Alex assina o contrato de exclusividade com Fanny, que aconselha o empresário a tomar cuidado com suas decisões sobre Carolina e Angel. Alex garante a Carolina que pagará as dívidas de Hilda e pede que a namorada providencie seus documentos para o casamento. Anthony guarda o dinheiro que Giovanna conseguiu com o programa. Angel procura Alex.

 

Capítulo 24

Alex afirma a Angel que ama Carolina. Fanny comemora a assinatura do contrato e anuncia a todos que sua agência crescerá cada vez mais. Sam apresenta Roy para Larissa, que o convida para conhecer a agência onde trabalha. Alex termina seu namoro com Samia e comunica à família que irá se casar. Alex revela a Giovanna que sua noiva é Carolina e ameaça a filha caso revele algum segredo de Angel. Nina descobre que Angel fazia programas com homens e conta para Giovanna. Giovanna questiona Anthony sobre a ligação entre Angel e Alex.