Pular para o conteúdo

Prefeitura de Guaíra inicia produção de máscaras para a população

Teve início nesta semana a produção de máscaras que serão doadas pela Prefeitura Municipal para os diversos setores da comunidade guairense. O projeto determinado pelo prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, teve a indicação do vereador José Reinaldo dos Santos Júnior, e está sendo desenvolvido pela Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Na segunda-feira, 8, os kits com os materiais que serão utilizados na confecção das máscaras foram entregues pelo prefeito José Eduardo às 35 costureiras contratadas para execução do serviço por meio do programa “Trabalho Cidadão”. O Chefe do Executivo estava acompanhado do vice prefeito, Renato Cesar Moreira, do vereador, José Reinaldo (ex-diretor da assistência Social), pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Suzuki, e pela diretora da Assistência Social, Érica Zampieri.Os kits de materiais são compostos por tecido, linha, elástico, moldes e embalagens.

De acordo com Érica Zampieri a previsão é de que cada costureira produza 20 máscaras por dia, totalizando, em média, 600 máscaras por mês por cada trabalhadora. A produção total de todas as profissionais pode chegar a 21 mil máscaras mensais.

“Essas máscaras serão distribuídas para alunos da Rede Municipal de Educação, servidores públicos e também para famílias em situação de vulnerabilidade social, de acordo com os levantamentos feitos pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social)”, explicou Érica Zampieri.

“Neste momento tão complicado que estamos vivendo, dialoguei com o Prefeito José Eduardo Lelis, ele compreendeu a importância de alterar o Decreto do Trabalho Cidadão, a Diretora de Assistência Érica De Paula Zampieri e o Secretário Sergio Suzuki e suas equipes se empenharam, as costureiras acreditaram no Projeto e se doaram de forma solidária, e a idéia de confeccionarmos máscaras para todos saiu do papel. As máscaras serão distribuídas a população a partir da próxima semana. Agradeço ao Prefeito e em seu nome todos os setores da Prefeitura que se empenharam para que o projeto se tornasse realidade” disse o vereador José Reinaldo.

“Essa iniciativa além da questão sanitária estará gerando renda para estas costureiras que neste momento de pandemia tiveram perda de serviço e conseqüentemente de renda. Estamos fomentando a economia, mas também enfrentando a pandemia de coronavírus”, comentou Sérgio Suzuki.

A previsão é de que as máscaras confeccionadas pelo projeto “Trabalho Cidadão” comecem a ser distribuídas na próxima semana. O sistema de distribuição será definido pela Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social.

“Nós temos que ter a consciência que estas medidas sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel perdurarão por um bom tempo, mesmo após o fim da epidemia, para se evitar uma nova onda de contágio, por isso esse trabalho que estamos desenvolvendo é muito importante. Teremos que usar máscaras por mais alguns meses e a Prefeitura Municipal estará oferecendo esses equipamentos como mais uma medida de enfrentamento ao coronavírus, lembrando que a participação e o bom senso da população é imprescindível neste combate. Nós estamos cuidando da cidade e das pessoas”, disse o prefeito José Eduardo.