Fazer uma mudança de país pode ser algo assustador, especialmente para aqueles que buscam uma oportunidade em áreas difíceis e concorridas, como é o caso dos esportes nos Estados Unidos. Muitos jovens têm o sonho de jogar em grandes times, seja no Brasil ou em qualquer outro país, e o elemento mais importante para alcançar esse objetivo é a perseverança.
Um dos casos em que esse elemento fez toda a diferença foi para Caio Teixeira, jogador de basquete e youtuber que foi para os Estados Unidos com o objetivo de praticar o esporte profissionalmente. O ano em que decidiu partir para a Flórida foi 2015 com apenas 15 anos de idade e sem a companhia dos pais. Atualmente, ele está com 23 anos e conseguiu alcançar o sonho de jogar na escola e também na universidade.
Um ponto de virada foi a aceitação dos pais para a viagem, conhecendo os desejos de Caio eles entenderam que a mudança seria benéfica, mas custosa.
“Sendo filho único esse foi um desafio para mim e para eles também, que confiaram que tudo daria certo e permitiram a minha viagem para estudar num lugar muito distante de casa”, relembra.
Ao chegar aos Estados Unidos, Caio também não tinha nenhuma vaga nas equipes do colégio garantida. Durante o ensino médio ele conquistou um lugar através de peneiras realizadas pela escola e antes mesmo de finalizar os estudos foi convidado a jogar para uma universidade em Vermont, onde passou dois anos.
O período na Universidade Militar em Vermont foi um dos mais difíceis para o atleta. Diferentemente da Flórida, em que o clima se assemelha ao do Brasil, Vermont é um dos estados mais frios dos Estados Unidos.
“Estou acostumado com o clima do Rio de Janeiro, então estar em um local tão frio foi muito complicado. Mas além do clima, a adaptação com algumas questões do dia a dia não foi tão fácil quanto eu imaginei, mas isso não foi um problema, apenas uma oportunidade para entender um pouco mais da cultura americana”, revela.
O atleta pensou em desistir diversas vezes, mas insistiu e permaneceu tirando boas notas para continuar atuando no time de basquete da faculdade. Como uma luz no fim do túnel, surgiu a oportunidade de voltar para a Flórida como bolsista em outra universidade para jogar futebol, onde conseguiu encontrar mais amizades, um clima mais agradável e se graduar.
“Consegui a graduação nessa instituição, conquistando diploma em Business Administration. O curso levou quatro anos”, destaca.
Como youtuber, Caio já é bem sucedido e pretende conquistar ainda mais espaço. “Tudo que eu conquistei nesses últimos anos foi por meio do esporte. Tive diversas oportunidades de jogar e me destacar nas modalidades em que escolhi.
Além disso, o canal é um meio de alcançar outras pessoas e contar essas histórias, que podem fazer a diferença para alguém que está trilhando o mesmo caminho que eu”, conclui.
Ele também não deixou o basquete de lado nos últimos anos, com o final da faculdade ele pretende iniciar o processo para jogar em uma liga semiprofissional em 2022, que é quando as seleções começam.
Recentemente, Caio concluiu a graduação na última universidade que teve passagem, conquistando diploma em Business Administration. O curso levou quatro anos.
*Para saber mais sobre o dia a dia de Caio Teixeira, acesse youtube.com/c/
Continue lendo no Guaíra News

Começa a NBA 2025/26: Betfair aponta os favoritos ao título da maior liga de basquete do mundo

Ribeirão Preto sediará circuito nacional de luta Brazilian Fight Night com presença de Minotouro

Rivaldo dá voto de confiança a Ancelotti: “Foi contratado para ganhar a Copa, não amistosos”

Manutenção preventiva: componentes que garantem segurança em trilhas

Fantasma da Série B ronda o Santos novamente: Betfair alerta para risco de rebaixamento do Peixe

