Pular para o conteúdo

Provinha Brasil ocorre nos dias 27 e 28 de maio

Provinha Brasil ocorre nos dias 27 e 28 de maio

A Provinha Brasil será aplicada em Guaíra nos dias 27 e 28 de maio (segunda e terça feira da próxima semana). O exame que não é classificatório serve como instrumento pedagógico que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores da rede municipal. A avaliação será aplicada para todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal.

As provas de língua portuguesa e de matemática são compostas de 20 testes cada e devem ser aplicadas em dias letivos diferentes, segundo orientação do Inep – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais .

“Com esta avaliação, vamos verificar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita e também do raciocínio lógico em nossos alunos. Portanto, poderemos estabelecer metas pedagógicas e investir em medidas que garantam melhor aprendizagem, visando sempre a melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino”, declarou a secretária municipal de Educação, Cida Ferreira.

No material que acompanha a Provinha Brasil, o Inep também orienta os educadores sobre atividades que podem desenvolver após a correção das provas para melhorar os índices de aprendizagem. Outra novidade para este ano é um Sistema online, que está sendo desenvolvido pelo Inep, para apoiar as redes de ensino.

As redes de ensino poderão lançar seus resultados da primeira etapa da Provinha Brasil 2013 no sistema e, a partir daí, gerar relatórios e analisas os dados de forma mais sistematizada.