Pular para o conteúdo

Últimos dias de inscrições para 420 vagas em cursos profissionalizantes na região de Ribeirão Preto

São 12 opções para jovens de 14 a 24 anos de idade que buscam qualificação para o primeiro emprego; as aulas são realizadas no contraturno escolar, no formato presencial

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para 420 vagas em cursos gratuitos para a qualificação profissional de jovens na região de Ribeirão Preto. Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses daqueles que buscam qualificação para o primeiro emprego.

As vagas são para os municípios de Guariba (60), Jaboticabal (70), Pradópolis (15), Ribeirão Preto (150), Serrana (75) e Sertãozinho (50). Jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e de Etecs.

As 12 opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial. As aulas são presenciais, na unidade de ensino escolhida. As inscrições vão até o dia 13 de março e o estudante não precisa realizar processo seletivo.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site https://rebrand.ly/cursosprofissionalizantes, fazer um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início no dia 3 de abril.

Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual ainda terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários-mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares. O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

Cursos nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação:

  • Ajudante de Logística
  • Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho
  • Criação de Sites com Marketing Digital
  • Desenvolvimento de E-commerce
  • Desenvolvimento de Software para web e celular
  • Excel Aplicado à Área Administrativa
  • Gestão de Pequenos Negócios
  • Introdução à Robótica Utilizando Arduíno
  • Introdução ao Desenvolvimento em Java
  • Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
  • Rotinas de Recursos Humanos
  • Tecnologia e Eletricidade Automotiva

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego e renda. É responsável por oferecer cursos de qualificação profissional de curto e médio prazo para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Além disso, tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.