Pular para o conteúdo

Usina Colorado traz Barbeiro de Sevilha da Cia Minaz com entrada franca em Guaíra no dia 25

A Usina Colorado traz a Guaíra, no dia 25 de outubro, a ópera “O Barbeiro do Sevilha” de Gioachino Rossini, que será apresentada em dois horários na Casa da Cultura João Augusto de Melo.

Com entradas francas, o espetáculo tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo) através da Usina Colorado. A apresentação acontecerá em dois horários. O espetáculo das 15 horas será exclusivo para alunos da rede pública de ensino estadual e municipal, com faixa etária acima dos 9 anos de idade. A apresentação das 20h30m será dedicada à comunidade adulta. Para cada horário foram disponibilizados 230 ingressos que podem ser retirados no Centro Cultural Colorado (IORM), do dia 19 à 25 de outubro com a Flávia ou Franciele .

Com a promoção de mais este evento, prosseguimos com nosso trabalho de formação de público para espetáculos culturais. É um objetivo incluir Guaíra como rota obrigatória de espetáculos da região. Esperamos que a comunidade goste da ópera que tem uma montagem primorosa da Cia. Minaz”, salienta a diretora social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça Camargo.

O objetivo da Cia Minaz com a montagem é tornar o espetáculo operístico mais acessível à população. A montagem em formato de ópera estúdio – um resumo encenado da ópera – é interpretada em português explorando os temas musicais mais populares da ópera de Rossini. O resultado é um espetáculo divertido, que vai agradar a leigos, crianças e jovens.

A adaptação tem como primeiro personagem Rossini, o próprio compositor da ópera interpretado por um ator que através do texto e de malabarismos alinhava a narrativa explorando seu lado cômico tendo como “ajudante” um personagem criado para esse espetáculo. Além do elenco, a montagem conta com a participação de uma orquestra de câmara.

Sobre o espetáculo

A história, escrita por Beaumarchais em 1773, baseando-se nas populares obras da commedia dell’arte italiana e revelando comicamente as realidades políticas e sociais da época trata do atribulado namoro de Almaviva e Rosina. O Conde “Almaviva”, que usa o pseudônimo de “Lindoro” tenta conquistar o amor da bela “Rosina” tendo a ajuda do barbeiro “Fígaro”, o “faz tudo” da cidade. O namoro é atrapalhado pelo tutor da moça “Dr. Bartolo” que tem o apoio de “Dom Basílio”, professor de música. Para levar em frente o namoro o conde fantasia-se de soldado, de mestre de música e planeja uma fuga.

O Barbeiro de Sevilha tem direção musical e adaptação do libreto realizada por Gisele Ganade, direção cênica de André Cruz, cenários e figurinos de Renato Andrade e produção de Ivo Rinhel D’Acol. No elenco Gabriel Locher como Fígaro, Ozório Christovam e Sasha Ganade como Conde Almaviva, Camilo Calandreli como Dr. Bartolo, Lilian Givanini como Rosina, Lucas Curtarelli como Dom Basílio, Eunice Cruz como Berta, coro masculino de cantores da Cia. Minaz, acompanhados pela Camerata Minaz.

Serviço:
O Barbeiro de Sevilha em Guaíra
Data: 25 de outubro
Horários: 15 horas para público infantil e 20 h 30 para adultos .
Local: Casa de Cultura de Guaíra – SP
Retirada de convites : Centro Cultural Colorado