Pular para o conteúdo

MPF pede que a expressão ‘Deus seja louvado’ seja retirada das cédulas de reais

MPF pede que a expressão 'Deus seja louvado' seja retirada das cédulas de reaisA Procuradoria da República no Estado de São Paulo pediu à Justiça Federal que determine que a frase “Deus seja louvado” seja retirada das notas de reais. De acordo com a procuradoria o Brasil é um Estado laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa.

A ação pede que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase, para evitar gastos aos cofres públicos. O Ministério Público Federal sustenta que a expressão “Deus seja louvado” privilegiaria apenas uma religião em detrimento das outras.

Além disso, seria estipulada uma multa simbólica de R$ 1,00 caso a União não cumpra a decisão. A frase foi incluída nas cédulas em 1986, por determinação de José Sarney. Em 1994, com o início do Plano Real, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, manteve a expressão alegando que esta seria uma tradição da cédula brasileira.

fonte: www.administradores.com.br