Pular para o conteúdo

Semana orienta sobre ‘três pilares’ do ambiente

Semana orienta sobre ‘três pilares’ do ambiente
Zoológico de Guaíra é um centro de recebimento de animais vítimas das ações humanas na região

Apoiada num tripé fundamental para o ambiente, água, solo e animais a Semana do Meio Ambiente será mobilizada em Guaíra nos dias 5, 6 e 7 de junho (de quarta a sexta feira da próxima semana). As ações de orientações sobre preservação prática da natureza serão desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino frequentadores dos Cecons – Centros de Educação Continuada.

O objetivo da semana do meio ambiente é fomentar na consciência das crianças que todas as ações desenvolvidas pelo ser humano geram um impacto na natureza e que é necessário minimizar agravos. Com exemplos práticos para crianças em idade escolar, a organização do evento vai mostrar a correlação das ações do dia a dia e as consequências para a natureza, mostrando às crianças onde vai parar e como é destinado o lixo, de onde vem a água que elas usam todos os dias e o sofrimento dos animais silvestres que são vítimas da ação (e omissão) humana.

Para tal intento as chefias de Meio Ambiente, Zoonoses, Limpeza Pública e Zoológico vão proporcionar aos estudantes dos Cecons visitas à Eta – Estação de Tratamento de Água – , Zoológico e ao aterro sanitário. As crianças poderão ver o quão é custoso tratar a água para o consumo e o quanto este bem é escasso. No aterro os alunos poderão vivenciar o dano causado pelo lixo mal destinado e também o custo financeiro e ambiental do consumo desenfreado. Já no zoológico as crianças terão a oportunidade de ver de perto o dano causado aos animais, uma vez que o zôo de Guaíra é o único da região recebendo e destinando animais que são maltratados, feridos e abandonados por ações humanas. No zôo os estudantes receberão orientações sobre ecologia num espaço próprio para a educação que a instituição possui.

Também participará da semana a AAAG – Associação de Amigos dos Animais de Guaíra – que trabalhará orientando as crianças sobre a posse responsável de bichos de estimação. A Ong que já atua na defesa, estimulo à adoção e orientação de posse responsável foi convidada e aceitou fazer parte da semana que pretende mostrar a integração da natureza, animais, ser humano e suas ações.