Pular para o conteúdo

Vacinação anti-rábica gratuita volta em agosto

Vacinação anti-rábica gratuita volta em agosto

Aproveitando a mobilização da campanha departamento de controle de Zoonoses implantará microchips em todos animais imunizados

Este ano, em agosto, a Prefeitura volta a fazer a vacinação anti-rábica gratuita para todos os cães e gatos da cidade. A vacinação que ocorria todos os anos foi suspensa pela secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 2010 depois de ocorrem óbitos de animais que estariam ligados á aplicação de um determinado lote de vacinas. Os casos ocorreram na capital do estado.

Por este motivo e porque nos anos de 2011 e 2012 a União priorizou a vacinação para os estados do norte e nordeste onde os casos de raiva animal são mais frequentes, o estado de São Paulo, e consequentemente Guaíra ficaram sem a vacinação anti-rábica gratuita.

Com a volta da vacinação, a estimativa da chefe do controle de Zoonoses e Zoológico, Dra. Lessiana Mara Marques Freitas é o município tenha cerca de 13 mil cães, entre os domésticos, comunitários e os de rua. Na campanha que durará todo o mês agosto com postos volantes se instalando uma temporada em cada bairro.

Microchips

Aproveitando a mobilização para a distribuição das doses, as equipes do controle de Zoonoses farão as inserções dos microchips sob a pele dos animais. A intenção é lançar todos os dados de cada animal, tais como: proprietário, endereço, situação vacinal e se o bicho não tiver dono um local de referência.

Com este instrumento o departamento pretende controlar a população dos animais de rua, cobrando dos proprietários a posse responsável, porque com o chip implantado será possível para o departamento estabelecer de quem é a responsabilidade daquele animal. “Cerca da metade dos animais que vagam pelas ruas tem dono. Geralmente ficam soltos durante o dia e á noite voltam casa”, disse a Dra. Lessiana.