Pular para o conteúdo

COMO SE COME TEMAKI?

Os problemas mais comuns são que é muito grande, largo, borrachento, mole e, além de tudo isso, como colocar shoyu nele é um grande mistério.

O temaki foi concebido como um sushi prático e que nãoo suja as mãos para ser comido em festas e outras reuniões informais. Como muitos outros pratos que sofreram a nossa adaptação, o temaki perdeu algumas das suas características mais importantes.

No Japão, ele costuma ser mais fino e ser menor também no conjunto.

Além disso, é essencial que seja servido imediatamente depois de feito, porque o nori (alga processada comestível que envolve tudo) ainda está crocante, permitindo que o sushi seja consumido sem ser destruído.

É muito mole, borrachento, não dá para comer sem desmanchar o temaki

Isso é, infelizmente, culpa dos garçons, que deveriam servir o temaki o mais rápido possível para que o nori esteja ainda crocante.

Em muitos restaurantes eles parecem não ter conhecimento de que o temaki precisa de certa prioridade para ser servido, mas existem sim outros que o servem rapidamente e com qualidade.

Como se coloca shoyu no temaki?

Normalmente não é essencial colocar shoyu no temaki. Muitos já vêm com tempero e podem ser comidos como são servidos.

É o caso dos temakis de salmon skin, salmão com cebolinha, negitoro e alguns outros.

Quando for colocar shoyu, não use o vidro. Use o kozara (pratinho de shoyu) e molhe somente a alga, evitando que fique arroz boiando no shoyu.

Por que não tem recheio no final?

É frequente que o temaki tenha o recheio mal distribuído. Normalmente, há grande quantidade de recheio em cima e praticamente só arroz em baixo.

O correto é que seja bem distribuído, sendo que não é obrigatório que a ponta seja perfeitamente fechada, ou seja, a parte de baixo pode ficar um pouco aberta.