Pular para o conteúdo

Questões mais frequentes acerca da vacina contra raiva

Questões mais frequentes acerca da vacina contra raivaPara facilitar proprietários devem se preparar prendendo os gatos em casa, para facilitar trabalho da equipe que passa de casa em casa.

Desde o dia 29 de julho a Secretaria de Saúde, por intermédio do departamento de Controle de Zoonoses está fazendo a vacinação contra a raiva nos animais domésticos ― cães e gatos. Neste ano em que a vacinação perdura por todo o mês de agosto, as equipes de Zoonoses estão aplicando as doses de casa em casa.

O pessoal da Zoonoses pede para que o proprietários de gatos contenham seus animais dentro de casa para facilitar o trabalho quando equipes passarem aplicando as vacina nas residências.

A meta da campanha é atingir pelo menos 12 mil cães e 2,5 mil gatos. Estes montantes representam 80% das populações estimadas dos animais domésticos mais comuns. Hoje as equipes devem começar executar a vacinação na parte baixa da cidade, começando pelo bairro Vivendas do Bom Jardim.

Para despreocupar os proprietários dos bichos vacinados o departamento de Zoonoses desenvolveu um questionário com as questões mais freqüentes quanto à vacina.

Perguntas e respostas sobre vacinação em cães e gatos

― Qual vacina utilizamos na campanha municipal?
Rabisin ®, Merial Saúde Animal Ltda  : Uma vacina contra raiva importada utilizada pela maioria dos médicos veterinários
Fórmula: Produzida com altas concentrações de vírus fixo da raiva, cultivado em cultura de células, inativada pela betapropiolactona e adicionada de hidróxido de alumínio.

― Importância Da Vacina?
Todos nós sabemos e reconhecemos a importância das vacinas no controle epidemiológicos de inúmeras doenças tanto no homem como nos animais.
Dentre as principais doenças dos cães, destacamos a Raiva, Cinomose, Parvoviose, Coronavirose, Hepatite entre outras. Já nos gatos destacamos as doenças do Complexo Respiratório Felino.

Assim a recomendação é que todos os cães e gatos sejam vacinados anualmente contra as principais doenças
Logo após a vacinação, o organismo passa 15 dias “desenvolvendo” essa “memória imunológica”. Nos cães adultos, normalmente basta uma dose para que ela permaneça ativa por um período de cerca de 1 ano. Nos filhotes, no entando, são necessárias re-aplicações para que a “memória” se estabeleça 100%.

― Vacina em filhotes?
Quando eles mamam o leite materno nos primeiros dias após o parto (este leite se chama colostro), os anticorpos do colostro impedem uma imunização adequada entre o nascimento e o desmame (ocorre aproximadamente com 10 semanas).
Estes anticorpos maternos no filhote atrapalham a resposta vacinal, mas não são suficientes para prevenir uma doença.
Por esta razão, os veterinários iniciam a vacinação dos filhotes entre seis e oito semanas de vida.

― Cadelas Gestantes?
Não devem ser vacinadas o ideal é a vacinação antes do acasalamento.

― Cadelas e gatas amamentando podem ser vacinadas?
Pela influência hormonal e queda de imunidade pós-parto que cadelas e gatas enfrentam, a melhor opção é esperar o desmame.

― Há reação pós-vacinal?
A grande maioria dos animais pode apresentar dor local e algumas vezes uma pequena febre decorrente da aplicação dessas vacinas. Outros animais (uma porcentagem muito pequena) podem apresentar reações alérgicas que variam no grau de intensidade e de gravidade.

As vacinas podem, assim como nos humanos, causas algumas reações nos cães. Algumas dessas reações “desaparecem” sozinhas: Sonolência, febre e dor muscular (normalmente desaparecem 3 dias após a vacinação); Pequeno nóldulo, erupções na pele ou queda alérgica de pêlos NO LOCAL da injeção.

Outras reações, no entanto, devem ter acompanhamento do médico veterinário.
―Desenvolvimento de sintomas da doença (RARO)
―Choque anafilático ou Convulsões (raríssimo)

Dra. Lessiana Freitas
Médica Veterinária e Chefe Controle de Zoonose e Zoológico