Teste de DNA preventivo começa a ser vendido no Brasil pela Internet

O teste revela mais de 240 doenças e condições genéticas que a pessoa pode ou não carregar em seu DNA, bem como mostra sua ancestralidade.
Teste de DNA preventivo começa a ser vendido no Brasil pela Internet

Teste de DNA preventivo começa a ser vendido no Brasil pela InternetO teste revela mais de 240 doenças e condições genéticas que a pessoa pode ou não carregar em seu DNA, bem como mostra sua ancestralidade.

Há algum tempo, a atriz norte-americana Angelina Jolie causou frisson na mídia internacional ao informar que havia feito uma mastectomia (retirada dos seios), após descobrir em um teste de DNA que possuía aproximadamente 88% de probabilidade de desenvolver câncer de mama.

O teste realizado pela atriz foi um específico para este tipo de doença e serviu de inspiração para milhões de mulheres no mundo todo para também começarem a pensar sobre um teste de DNA preventivo, ou seja, um teste que lhe informe as condições e doenças genéticas que você pode ou não desenvolver a fim de se precaver.

O kit de coleta de saliva – que proporciona um extenso relatório sobre o seu DNA –, é vendido nos Estados Unidos. No entanto, a empresa não envia o kit ao Brasil. Devido a isso, um site brasileiro está importando os kits e revendendo-os por apenas 499 reais. Agora, o brasileiro pode encomendar o kit pela internet no site http://MeuGenoma.com.br, recebê-lo em casa, coletar a saliva dentro de um recipiente próprio e enviá-lo diretamente aos Estados Unidos para a empresa responsável pela análise: 23AndMe. 
A 23AndMe é uma startup que tem, como uma das fundadoras, Anne Wojcicki (esposa de Sergey Brin, um dos fundadores da Google).

A empresa, além de oferecer um relatório com mais de 240 doenças e condições genéticas que a pessoa pode ou não ter, habilita uma rede social na qual parentes próximos e distantes podem se encontrar por meio do cruzamento do DNA.

Com o teste, poderemos descobrir para quais doenças temos maior propensão, nossa ancestralidade, nossa reação a determinados tipos de drogas, se somos vulneráveis ou não a certas substâncias (como a cafeína), nosso tipo de musculatura, entre outras dezenas de informações específicas ao nosso organismo. Além disso, é possível relacionar o teste de um casal e descobrir algumas informações de como um provável filho poderá ser, tanto no aspecto físico quanto no fisiológico.

Baseando-se nas informações do teste, as pessoas poderão se precaver melhor contra prováveis doenças que possam desenvolver no futuro, por exemplo, elaborando uma dieta especial para prevenir certo tipo de doença. 
O teste nos propicia uma visão geral do nosso DNA. Com essas informações sobre nosso organismo, poderemos pedir exames mais aprofundados aos nossos médicos e, com isso, aumentarmos a qualidade de vida, graças a uma pequena ajuda da tecnologia.

Conhecimento é poder. Neste caso, o conhecimento sobre nosso próprio DNA é podermos viver mais e melhor. 
Muitos brasileiros já fizeram o teste, sendo que alguns até deixaram depoimento na internet, que podem ser lidos aqui e aqui.

Publicidade:
Anterior [Opinião] Vitória no Pacaembu e volta ao G-4 - por Lígia Timão
Próxima Evento do UNIFEB terá largada e chegada no North Shopping Barretos