Pular para o conteúdo

Primus traz para Guaíra o existencialismo alegórico de Kafka

primus 0514 (68)
veja mais fotos no final da matéria

Em duas apresentações, sábado dia 10 e domingo dia 11, a Boa Companhia, de Campinas, apresentou para Guaíra o existencialismo alegórico do filosofo Franz Kafka como a peça teatral Primus. O público se impressionou com o espetáculo de refinado esmero cênico e altamente expressivo.

A peça que completa 15 anos é baseada no conto “Comunicado para uma Academia”, de Franz Kafka, datado de 1917, o espetáculo conta a história de um macaco capturado na África que, para garantir seu lugar ao sol, aprendeu a ser homem e tornou-se um pop-star do teatro de variedades.

Os atores conseguiram transmitir a essência do conto para todos os espectadores, aqueles que conhecem e os que sequer sabem que foi ou o que fez Kafka agindo, ora feras amestradas, ora amestradores.

Um jogo de cenas com ritmo cativante arrancou muitos aplausos da plateia no cinetearo Abraão Cury, na Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello.

Questões filosóficas relativas à superioridade do ser humano frente à natureza, os limites entre natureza e cultura, a necessidade de submissão e consequente perda da liberdade para fazer parte do show da “civilização”, o humano como reino da necessidade e não da liberdade, são alguns dos instigantes questionamentos trazidos pelo conto.

“A difusão da cultura, dando oportunidades a todos de ter acesso a espetáculos eruditos ou populares é uma premissa e recomendação do prefeito, Sérgio de Mello. Oportunizar a cultura em todas suas formas a todo o cidadão esta é a nossa missão”, afirmou o coordenador municipal de Cultura, Pitt Dias.

Mais fotos:

primus 0514 (81)

primus 0514 (53)

primus 0514 (44)

primus 0514 (41)

primus 0514 (22)

primus 0514 (15)

primus 0514 (9)

primus 0514 (5)