Pular para o conteúdo

Proteja Brasil: aplicativo ajuda combater violência contra crianças e adolescentes. #divulgue

proteja-brasil-aplicativo-ajuda-combater-violencia-contra-criancas-e-adolescentes

Denúncia é feita a partir de localização geográfica do gadget e pode ser utilizado até mesmo no exterior.

Crianças. Não existe motivo melhor para você acordar cedo, trabalhar 12 horas por dia e, sem descanso, seguir batalhando. Ser responsável pelo crescimento, formação e felicidade de um pequeno é um presente e missão de muitos de nossos leitores. Mas, tem gente que veio ao mundo do lado obscuro da força e, não se sabe porque, consegue praticar o mal com a turminha.

Felizmente, o poder da rede, além de memes e vídeos do Porta dos Fundos, consegue gerar soluções dignas de nota. Por isso estou aqui neste post meio off-topic (e sem qualquer jabá incluído) para divulgar o Proteja Brasil, um aplicativo desenvolvido em parceria entre a Unicef e o Governo Federal que coloca em suas mãos a chance de salvar uma criança ou adolescente vítimas de violência ou abuso de qualquer natureza.

Como funciona?
Na verdade é muito simples. Uma vez baixado para o seu smartphone ou tablet (existem versões para iOS e Android), o aplicativo identifica a sua localização e indica delegacias e telefones para denúncias, além de conselhos tutelares e organizações que acolhem e protegem crianças em situação de risco. Quem estiver no exterior pode ainda acessar embaixadas mais próximas.

Como saber se a criança está sofrendo violência?
Pois é, a pergunta é interessante. Porque não é sempre que a situação é transparente, sabia? Aliás, muito do sofrimento pelo qual crianças e adolescentes passam sequer é denunciado porque não é encarado como tal. O app tem essa função didática também, mostrando, explicando e caracterizando os tipos de violência. Mais saiba que qualquer ato de negligência, abandono, discriminação, trabalho infantil, abuso, exploração sexual e, claro, agressões físicas e psicológicas; são passíveis de denúncia, ok?

Quer um dado? São 129 casos de violência reportados por dia. Quase 5 por hora. Mas, em uma população de 60 milhões de crianças, infelizmente, esse número deve ser maior.

É essa realidade que o aplicativo Proteja Brasil quer ajudar a combater. O ideal mesmo é que ele não precisasse ser usado ou inventado. Mas o ideal, sabe como é, não existe. Ainda.

Veja o vídeo:

BAIXE AGORA O PROJEJA BRASIL CLICANDO AQUI