Pular para o conteúdo

Guaíra sedia 1º Fórum Regional de Comunicação

forcom guaira

Entre os palestrantes estão o ator Sérgio Mamberti (Dr. Victor do Castelo Ra-tim-bum) e o sociólogo Gustavo Anitelli, produtor da banda Teatro Mágico.

O Consórcio Intermunicipal Culturando, com apoio da Prefeitura de Guaíra, realiza o 1º Fórum Regional de Comunicação (ForCom). O evento vai acontecer no dia 7 de junho, a partir das 8h30, na Casa de Cultura de Guaíra.

Com o tema “Cultura e Comunicação: os Desafios da Ética”, o ForCom já tem confirmadas as presenças dos jornalistas Renato Rovai, Galeno Amorim, Hélvio Tamoio, Luiz Felipe Nunes e Fernando Kaxassa, do ator Sérgio Mamberti, do produtor executivo do grupo Teatro Mágico Gustavo Anitelli e do prefeito anfitrião Sérgio de Mello.

A presença de outros profissionais convidados para o fórum deve ser confirmada nos próximos dias. A programação inclui, ainda, a apresentação cultural do grupo Dalapagarapa.

“O objetivo desta edição de estreia do ForCom é promover um debate sobre a importância da ética na produção, reprodução e consumo de informação e como sua ausência está afetando cada vez mais a qualidade do jornalismo, tanto em grandes centros metropolitanos, como aqui no interior”, explica Cristian Sterchile, diretor de Comunicação da Prefeitura de Guaíra.

Além de representantes dos 25 municípios associados ao Culturando, também devem participar autoridades convidadas especialmente para o ForCom. Haverá debates nos períodos da manhã e tarde. 

O Fórum Regional de Comunicação foi sugestão do prefeito Sérgio de Mello, atual presidente do Culturando (gestão 2014—2015) ao grupo de municípios associados, que aprovou a ideia. 

SOBRE O CONSÓRCIO CULTURANDO

Criado em 2010, o Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) é o primeiro consórcio público específico para a cultura do País. Trata-se de uma entidade pública que une Prefeituras paulistas para pleitear recursos por meio de projetos e acordos diretos com esferas governamentais e instituições culturais, superando questões burocráticas que atravancam o desenvolvimento cultural dos municípios.

Entre ações diretas e indiretas, o CIC ajudou a viabilizar investimentos superiores a R$ 20 milhões para os municípios associados, por meio de ações e programas culturais. Com sede em Monte Alto, o consórcio conta com uma Secretaria Executiva que, além de idealizar a formação do ente público, toca os convênios em andamento.

Programação

 8h30 — Coffee break 
9h — Formação da mesa e apresentação do ForCom
9h30 — Início do ForCom
• Primeiro painel: # tanarede

As novas tecnologias na produção de informação e formação.

  GALENO AMORIM, jornalista, escritor, professor universitário, é diretor geral do Observatório do Livro e da Leitura e consultor internacional de políticas públicas do livro e leitura entre outras funções ligadas à difusão cultural na América Latina.
• Segundo painel: Publicar ou não publicar? Eis o cifrão?

Os desafios da comunicação no interior paulista.

  LUIZ FELIPE NUNES, jornalista, editor do jornal Tempo em Monte Alto, diretor do canal online MaTV (www.youtube.com/montealtotv) e diretor de Comunicação do Consórcio Intermunicipal Culturando.
  HÉLVIO TAMOIO, jornalista, apresentador do programa Antenado na Rádio UFSCar (da Universidade Federal de São Carlos), professor e integrante de várias ações culturais.
  SÉRGIO DE MELLO, bancário, advogado, foi prefeito de Guaíra pela primeira vez entre 2005 e 2008 e novamente eleito para o mandato 2013—2016, é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal Culturando (2014—2015). 
12h — Almoço
13h30 — Apresentação peça teatral Dalapagarapa 
14h — Início ForCom
• Terceiro painel: Quem tem medo da ética? Há ética no medo?

Olhares sobre o momento atual na comunicação

  RENATO ROVAI, jornalista, blogueiro e editor da revista Fórum, projeto inspirado no Fórum Social Mundial.
• Quarto painel: Mídia livre
  SÉRGIO MAMBERTI, ator, diretor e dramaturgo consagrado no cenário cultural brasileiro, ocupou diversos cargos no Ministério da Cultura durante o governo Lula, sendo a Secretaria de Políticas Culturais sua última atribuição. É ligado a inúmeras iniciativas de fomento e democratização das atividades culturais no País.
  GUSTAVO ANITELLI, formado em sociologia, é produtor do grupo Teatro Mágico. Defensor da cultura livre, é integrante e um dos principais porta-vozes do MPB (Música para Baixar), movimento que defende o reconhecimento legal do direito de compartilhar arquivos digitais de música.
  FERNANDO KAXASSA, fundador do Cine Cauim, em Ribeirão Preto, o cineclube mais antigo do Brasil, apresentou, junto ao saudoso Dr. Sócrates, o programa “Papo com Doutor”, no canal 20. Atualmente é o apresentador do programa Boca Livre.
17h — Entrega dos certificados seguido de coffee break
18h — Encerramento e anúncio da próxima cidade que irá receber a segunda edição do ForCom.
Cristian Sterchile, diretor de Comunicação da Prefeitura de Guaíra.

(17)  99975.2142