Pular para o conteúdo

37,2% dos brasileiros já fazem Home Office em algum momento

Uma tendência de grandes metrópoles ao redor do mundo, o Home Office, modalidade de trabalho na qual o profissional desenvolve atividades de casa, parece ter chegado ao Brasil no último ano. 37,2% dos respondentes da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho dizem fazer Home Office em algum momento, enquanto 62,8% não costumam cumprir a jornada de trabalho de casa em momento algum.

grafico 1 home office

Embora o percentual de trabalhadores que fazem Home Office em algum momento seja relativamente grande, a quantidade da modalidade ainda é bastante distribuída e a maioria faz poucas vezes. Daqueles que fazem Home Office, 37,8% trabalham de casa de 1 a 2 vezes por semana, 34,7% fazem menos de 1 dia por semana, 16% mais de 3 e 11,6% de 2 a 3 vezes.

grafico 2 home office

E quando olhamos os números por porte de empresas, fica claro que a cultura de Home Office está mais inserida em empresas maiores. A quantidade de pessoas que afirmam trabalhar de casa em algum momento diminui gradativamente conforme o porte da empresa. Para as grandes, são 39,9% (sim) e 60,1% (não), enquanto para as micro o cenário é de 34% (sim) e 66% (não).

grafico 3 home office

“Principalmente em grandes cidades, onde o trânsito intenso é uma realidade, o Home Office aparece como uma modalidade benéfica para empresas e profissionais. A casa do trabalhador jamais substituirá a empresa física, porém, a boa distribuição entre dias trabalhando de casa e na empresa pode auxiliar na melhora da gestão do tempo e, consequentemente, no rendimento do profissional”, afirma Fabrício Kuriki, coordenador de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento atual contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários.

Sobre a Catho
A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.