Pular para o conteúdo

Câmara entregará título de Cidadão Guairense a Rolando Boldrin

Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, em São Paulo (SP). 2006. Foto: Pierre Yves Refalo/Divulgação. Atenção: Uso exclusivo para divulgação do programa Sr. Brasil ou para ilustrar matéria jornalística sobre o trabalho do Rolando Boldrin. Para qualquer outra utilização favor entrar em contato com a produção do artista. (boldrin@rolandoboldrin.com.br)
Rolando Boldrin no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, em São Paulo (SP). 2006. Foto: Pierre Yves Refalo/Divulgação.
Atenção: Uso exclusivo para divulgação do programa Sr. Brasil ou para ilustrar matéria jornalística sobre o trabalho do Rolando Boldrin. Para qualquer outra utilização favor entrar em contato com a produção do artista. (boldrin@rolandoboldrin.com.br)

Por indicação do vereador José Mendonça (PDT) foi aprovado por unanimidade o Título de Cidadão Guairense ao músico, escritor e ator Rolando Boldrin. E o título será entregue durante a Feira do Livro, nesta sexta-feira, as 19h30, no Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Boldrin residiu em Guaíra na sua infância e por várias vezes citou o município como sendo uma referência para a sua formação cultural. É autor da crônica “Guaíra, da primeira viola e da primeira lágrima” do seu primeiro disco.

A homenagem, segundo o vereador é justa, pois Rolando Boldrin sempre nutriu um carinho especial pela cidade. “O Rolando Boldrin é um ícone da nossa cultura brasileira e deve ser reverenciado”, frisou Mendonça.

Boldrin, ao tomar conhecimento da homenagem, enviou um E-mail para a Câmara Municipal, agradecendo o reconhecimento e relembrando: “Foi em Guaíra, onde nadei pelado nos ribeirões, cacei passarinho, brinquei de pião, bolinhas de gude, e tive os primeiros contatos com a música através de alto-falantes (saudoso Lacativa) primeiros ponteios de viola”, relembrou ele.

Para o vereador José Mendonça é preciso homenagear os bons exemplos. “Temos que reverenciar bons exemplos como Rolando Boldrin que não esqueceu suas origens e é um exemplo para as futuras gerações”, frisou ele.

ROLANDO BOLDRIN E GUAÍRA

Um “cantadô” e “contadô” de 79 anos, boa parte dedicados à genuína cultura brasileira. Rolando Boldrin é daqueles entrevistados com quem se pode ficar horas proseando. Sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nasceu em São Joaquim da Barra.

Depois de viver oito anos em Guaíra, retornou à terra natal, de onde, no final da adolescência, pegou a estrada para tentar a “vida” na capital. Trabalhou de sapateiro, garçom e frentista; prestou o serviço militar e retornou à sua terra. Voltou a São Paulo, onde fez teste em várias rádios. Durante um ano e meio, trabalhou de graça; chegou a passar fome. Hoje, isso é passado, mas seus “causos” não. No rádio, na televisão (TV Cultura de São Paulo), sem acanhamento e com fôlego, vem tirando o Brasil da gaveta!

Durante uma entrevista, Rolando citou onde foi seu primeiro contato com a música. “Em Guaíra, havia (e há) muito peão de boiadeiro. Na época era uma cidade muito pequena, com boiadas no meio das ruas de terra. Eu tinha 7 anos, minha família não tinha rádio e as músicas que ouvia naquele tempo vinham do alto-falante da praça – rua 10 enfrente a praça São Sebastião. Comecei a mexer com viola nessa época, porque toda cidadezinha do interior absorvia a música caipira tradicional, que eles hoje chamam de música de raiz. Eu acho uma bobagem falar música de raiz”, relembrou ele.